19 de dezembro de 2008

Sorteio UEFA Champions League 2008/09

UEFA sorteia confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões

Na manhã desta sexta-feira também foram sorteados os confrontos das 8ªs de Final da UEFA Champions League 2008/09. Destaque para os três confrontos entre italianos e ingleses. Confira os jogos:




Chelsea x Juventus(25/02 e 10/03) - Será o confronto de Claudio Ranieri, atual treinador da Juventus, contra o seu ex-time. A julgar pelo elenco, o Chelsea leva pequena vantagem, mas a julgar pelo futebol apresentado até aqui, tanto nos campeonatos nacionais quanto na Liga dos Campeões, a Juventus parece levar vantagem. A vecchia signora conta com as excepcionais fases de Del Piero e Amauri, tem um meio campo muito marcador com Sissoko e Marchisio, o que permite aos wingers Nedved e Marcchioni avançarem bastante, e uma linha defensiva forte, com laterais apoiando raramente, e tem Chiellini, o melhor zagueiro italiano do momento, e até o dia do confronto já terá novamente o lesionado Buffon.
O Chelsea vem contando e muito com os gols de Anelka, artilheiro da Premier League, pra estar na vice-liderança da Premier League, mas como sabemos, Anelka não é dos jogadores mais confiáveis e quando essa boa fase passar, o Chelsea precisará e muito que Drogba já esteja em forma novamente, após lesão. O que 'quebrou' o time certamente foi a lesão de Essien, defendendo a seleção de Gana, pois só sobrou Obi Mikel de volante, e Felipão até achou um esquema legal pra se jogar, o 4-1-4-1, mas nem Malouda e nem Kalou conseguem se firmar pela meia esquerda, e com Drogba voltando agora Felipão terá que armar um jeito diferente de jogar, talvez tirando Malouda/Kalou do time e colocando Mineiro.
Palpite: Chelsea.

Villarreal x Panathinaikos(25/02 e 10/03) - O confronto que menos ganhará atenção, mas nem por isso um jogo sem graça, muito pelo contrário até. O Villarreal tem um ótimo conjunto, não é fácil destacar um jogador do time, pois a força é a equipe (isso já tá virando um chavão, mas no caso do Villarreal é válido sim). Seus principais jogadores são o lateral esquerdo Capdevila, o volante Marcos Senna, os meias Santi Cazorla e Pires e os atacantes Guille Franco e Joseba Llorente, mas nenhum deles com aquele poder de decisão. E apesar de não ser a zaga dos sonhos, Gonzalo Rodríguez e Godín formam uma dupla segura.
Já os gregos surpreenderam ao terminar a 1ª fase à frente da Inter de Milão, mas no Campeonato Grego encontra-se sete pontos atrás do rival Olympiacos. Contam com os brasileiros Gabriel(lateral, ex-São Paulo e Fluminense), Marcelo Mattos(volante, ex-Corinthians), Gilberto Silva(volante, ex-Arsenal), Cleyton(meia, com passagem por outros times gregos) e Souza(atacante, ex-Flamengo). E tal qual seu rival Olympiacos na Copa da UEFA, não vai ser fácil vence-los na Grécia.
Palpite: Villarreal.

Sporting x Bayern de Munique(25/02 e 10/03) - O Sporting já fez história nessa temporada, ao avançar pra fase de mata-mata da UEFA Champions League pela primeira vez em sua história. E enfrentará "apenas" um tetra campeão europeu, só isso já basta pra dizer quem é o favorito. E um favorito que vem jogando bem, com uma boa ascenção no Campeonato Alemão, onde ocupa a vice-liderança, com a mesma pontuação do líder Hoffenheim. O francês Ribéry a cada partida vem se confirmando como um dos maiores meias do mundo, sem ele o Bayern se torna um time, se não comum, mas bem menos perigoso.
O Sporting tem como principal setor o meio campo, formado geralmente por Miguel Veloso, João Moutinho, Fábio Rochemback e Romagnoli, mas seu principal jogador certamente é Liédson, simplesmente o maior goleador do Sporting em competições européias(19 gols).
Palpite: Bayern de Munique.

Atlético de Madrid x Porto(24/02 e 11/03) - Jogaço. Diante de possibilidades como Manchester, Juventus, Real Madrid(no caso do Porto) e Internazionale, certamente as duas equipes saíram satisfeitas do sorteio.
O Atlético de Madrid vem sendo apontado desde o começo da competição como maior candidato a surpresa, e até agora vem confirmando isso, numa campanha praticamente impecável na primeira fase, terminando o difícil grupo com Liverpool, PSV e Olympique de Marseille invicto. E conta com 'Kun' Agüero, ao menos se conseguir segurar o jogador até o final da temporada, pois especulação em torno do nome do argentino é o que não falta. E seu parceiro de ataque é o igualmente letal Diego Forlán. Mas o problema dos colchoneros é a defesa. A dupla de zaga até não é ruim, com Heitinga e Ujfalusi, mas as laterais são completamente vulneráveis, especialmente quando jogam Perea e Pernía.
O Porto vem crescendo de produção, e muito disso passa pelas ótimas fases do volante Fernando (aquele mesmo que no pré-olímpico pra Pequim se envolveu numa briga com o árbitro da partida contra o Chile) e principalmente do uruguaio Cristián Rodríguez. E também é uma equipe mais acostumada a jogar mata-mata de Liga dos Campeões, isso pode pesar.
Palpite: Porto.

Lyon x Barcelona(24/02 e 11/03) - É incrível como parece que os times se atraem. Num post anterior, onde este blogueiro 'chutou' quais seriam os confrontos, teve a plena convicção de que acertaria Lyon x Barcelona, e acertou(tal qual Chelsea x Juventus). As duas equipes estiveram no mesmo grupo na temporada passada, e o Barcelona venceu em casa e empatou fora. E o favoritismo segue do lado catalão, pois é a equipe que melhor joga futebol no mundo atualmente. Josep Guardiola começou contestado, mas agora tem créditos sobrando, especialmente por resultados como 3 x 0 no Sevilla fora de casa e um 2 x 0 no Real Madrid que poderia bem ter sido 5 x 0. O time espanhol é dono também do melhor ataque da competição, com 18 gols.
Já o Lyon, só pra variar um pouco, lidera o Campeonato Francês, mas não com a mesma folga de outros anos. A classificação foi obtida com mais facilidade do que o esperado, já que a Fiorentina foi uma enorme decepção. A missão do Lyon é conseguir vencer em casa pra depois tentar contra-atacar no Camp Nou, mas será difícil não levar gols em casa do melhor ataque da competição, e como ainda prega esse ridículo critério do gol fora de casa valer mais, o Lyon dificilmente se classificará.
Palpite: Barcelona.

Real Madrid x Liverpool(25/02 e 10/03) - Serão 14 títulos europeus nessa partida e reedição de uma final (Liverpool 1-0 Real Madrid, em 1980/81). Só isso já bastaria pra passar para a análise do próximo confronto, mas vamos lá.
O Real Madrid vem numa fase deprimente, ocupando um pífio 6º lugar na Liga Espanhola, 12 pontos atrás do líder Barcelona. O novo treinador, Juande Ramos, terá muito trabalho pra conseguir ajeitar o time, que após a lesão de Nistelrooy (fora do resto da temporada) desandou completamente. A contratação de Huntelaar deve aliviar um pouco o problema ofensivo do time, mas como todo novo jogador, é preciso de um tempo de adaptação.
O Liverpool lidera o Campeonato Inglês, 1 ponto a mais do que o Chelsea, seu maior perseguidor, e poderia estar mais, caso não perdesse pontos tolos em casa. O maior desejo da torcida pra essa temporada é o Campeonato Inglês, pois não conquista o título desde a temporada 89/90, mas eliminar um gigante como o Real Madrid certamente encheria de orgulho seus torcedores.
Palpite: Liverpool.

Arsenal x Roma(24/02 e 11/03) - Dois times que quando encaixam seu jogo fazem partidas muito gostosas de se assistir. Arsenal x Porto e Roma x Chelsea são os grandes exemplos disso. Mas, no geral, é um confronto longe de ser dos mais fortes.
O Arsenal não consegue se firmar na Premier League, ocupando um modesto 5º lugar, e se classificou como 2º do seu grupo. Porém, o clube londrino deve se reforçar em janeiro, e não apenas com mais jogadores jovens, pois isso o clube tem de sobra. Os gunners, se quiserem sonhar com algum título nessa temporada, precisarão trazer jogadores mais experiente, especialmente pro meio-campo, pois contar que Fabregas vai sempre desequilibrar é arriscado.
A Roma ocupa a 10ª colocação no Calcio, mas vive melhor momento que seu rival. Claro que pra uma equipe como a Roma estar em décimo e viver bom momento é porque o começo de temporada foi desastroso, inclusive na Champions League, onde estreou perdendo em casa pro Cluj. O que certamente vai pesar a favor da Roma é que a final dessa edição da Champions League será no seu estádio, o Estádio Olimpico, então o time vai se matar em campo pra ter o raro privilégio de decidir em casa uma Champions League(como a própria Roma já conseguiu uma vez, na temporada 83/84, perdendo pro Liverpool nos pênaltis), especialmente jogadores como De Rossi e Totti, identificadíssimos com o clube.
Palpite: Roma.

Inter de Milão x Manchester United(24/02 e 11/03) - Só de ler o confronto já se pensa: "E eu vou ter que esperar até fevereiro pra assistir?!". É, isso é triste, serão 2 meses numa expectativa enorme, pois esse confronto promete. Talvez não pra ser um jogo espetacular, não é comum as duas equipes jogarem bonito (ao menos o Man Utd dessa temporada não) na atual temporada, mas sim pelo enorme peso das duas camisas, pois são 5 títulos continentais em campo (3 dos ingleses).
O Manchester United, 3º colocado na Premier League, luta pelo bi campeonato, fato que o último clube a conseguir foi o Milan, nas temporadas 88/89 e 89/90. O principal jogador por enquanto é Rooney, já que Cristiano Ronaldo não vem tão decisivo como na temporada passada.
A Inter lidera o Campeonato Italiano com sobras, 6 pontos a mais que a vice-líder Juventus, mas vem jogando um futebol fraco de se ver, porém, como tem Ibrahimovic numa fase esplendorosa, acaba conseguindo essa vantagem. Só que o time vai precisar melhorar e muito pra seguir sonhando com seu principal objetivo na temporada, a conquista da Champions League.
Palpite: Inter de Milão.

Nenhum comentário: