20 de julho de 2008

Premier League 2008/09 (1)

Previsões para a Temporada 08/09 - Parte I: Campeonato Inglês

A temporada 08/09 já está começando para as equipes européias. Algumas já estão jogando Intertoto e fases eliminatórias de Copa da UEFA e Liga dos Campeões. Uma breve análise sobre as expectativas nas principais ligas, a começar pela Premier League:


Direção e torcida esperam do Liverpool uma candidatura firme pela luta do título, o que não acontece há anos. O atenuante vem sendo as boas campanhas na Liga dos Campeões, como o título da temporada 04/05 e uma final perdida para o Milan. Os Reds não abriram muito os cofres nessa temporada, sem nenhuma contratação bombástica, ao menos até agora. E os reforços foram para o setor defensivo, a começar pelo gol, com a contratação do ex-palmeirense Diego Cavalieri. Pra linha defensiva chegaram Dossena e Degen, vindos de Udinese e Borussia Dortmund, respectivamente. O Liverpool não tem obrigação de ganhar o título, mas de lutar por ele isso tem, ou senão pode ser a última temporada de Rafa Benítez em Liverpool.

Provável escalação: Reina; Degen, Carragher, Agger e Fábio Aurélio; Mascherano, Gerrard, Pennant e Babel; Kuyt e Fernando Torres.


O Chelsea é o único dos candidatos ao título que trocou seu treinador. Avram Grant, que fez uma boa temporada 07/08, foi demitido após a perda da Liga dos Campeões nos pênaltis para o rival Manchester United. Pro seu lugar veio Felipão, logo, toda a babação de ovo da imprensa brasileira pela seleção portuguesa na Eurocopa vai migrar para Londres. E Felipão vai ter o reforço de 2 portugueses até agora, o lateral Bosingwa e o meia Deco. O desafio de Felipão será armar um meio campo que encaixe Ballack, Lampard e Deco. A princípio o português seria reserva, mas é quem conta com a maior confiança do treinador. E aparentemente Felipão tentará fazer com que Shevchenko enfim jogue o que demonstrou no Milan.

Provável escalação: Cech; Bosingwa, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Essien, Ballack e Lampard; Deco e Joe Cole; Drogba.

Mais uma vez o Arsenal é dentre os 4 grandes aquele que menos se apostam as fichas. Na temporada passada isso foi até bom, o time surpreendeu com um futebol encantador. Mas o gás acabou, e no segundo semestre ficou claro isso, especialmente pela falta de profundidade do elenco. E pra essa temporada o Arsenal já perdeu Flamini e Hleb, dois jogadores fundamentais na equipe de Arsène Wenger, para Milan e Barcelona, respectivamente. Seguindo sua política de contratar jovens, os Gunners trouxeram o meia atacante francês Nasri, do Olympique de Marseille. Se não se reforçar mais até o fim do mercado, o Arsenal corre sérios riscos de apenas figurar no campeonato.

Provável escalação: Almunia; Sagna, Touré, Gallas e Clichy; Denílson, Fabregas, Eboué e Rosicky; Walcott e Adebayor.

O Manchester United chega como favorito. Nada absurdo, mas um leve favoritismo em relação ao seu principal rival, o Chelsea. Até agora a equipe não reforçou-se, mas também não perdeu jogadores. E nem precisa, o elenco do Manchester é forte em todas as posições. O Manchester defenderá nessa temporada os títulos inglês e europeu. A missão é difícil, mas Alex Ferguson comanda uma das melhores gerações dos Devils, e um time pra durar muitos anos, a maioria dos jogadores são jovens ainda.

Provável escalação: Van der Sar; Brown, Vidic, Ferdinand e Evra; Carrick e Hargreaves; Cristiano Ronaldo, Scholes e Nani; Rooney.


O Tottenham chega como a equipe com mais chances de surpreender um dos 4 grandes. Tudo bem, esse 'título' já foi dado aos Spurs temporada passada e decepcionaram completamente, atenuado pelo título da Carling Cup. Mas nessa temporada, com Juande Ramos podendo pegar o time desde o começo da temporada, o Tottenham deve brigar por vaga na Liga dos Campeões, e provavelmente com o seu arqui-rival Arsenal. O Tottenham se reforçou muito bem. Para o lugar do péssimo Paul Robinson, os londrinos foram a Eindhoven e trouxeram o goleiro Gomes. Para o setor ofensivo o Tottenham trouxe o mexicano Giovani dos Santos, junto ao Barcelona. Mas sem dúvida a contratação mais relevante foi a do meia croata Luka Modric. O habilidoso meia tem tudo para ser o cérebro da equipe londrina nessa temporada.

Provável escalação: Gomes; Hutton, Ledley King, Woodgate e Gilberto; Jenas, Modric, Lennon e Malbranque; Robbie Keane e Berbatov.


Outra forte equipe pra essa temporada é a do Everton. Atrás apenas dos 4 grandes na última temporada, a equipe dirigida pelo excelente David Moyes entra com grandes chances de fazer ótimo papel tanto na Liga quanto na Copa da UEFA. O problema é conciliar as duas competições, e certamente na hora de 'escolher', o time de Liverpool concentrará suas forças na Europa.

Provável escalação: Howard; Phil Neville, Lescott, Jagielka e Nuno Valente; Hibbert, Cahill, Van der Meyde e Arteta; Andrew Johnson e Yakubu.


Outras boas equipes:

Portsmouth
James; Glen Johnson, Campbell, Distin e Hreidarsson; Bouba Diop, Diarra, Muntari e Kranjcar; Defoe e Crouch.

Aston Villa
Friedel; Davies, Laursen, Knight e Bouma; Reo-Coker, Barry, Ashley Young e Maloney; Agbonlahor e Carew.

Manchester City
Hart; Corluka, Micah Richards, Dunne e Ball; Gelson Fernandes, Elano, Ireland e Petrov; Jô e Mwaruwari.

Newcastle
Harper; Geremi, Beye, Taylor e Jose Enrique; Butt, Faye, N'Zogbia e Jonás Gutiérrez; Owen e Martins.

Nenhum comentário: