5 de julho de 2008

Análise Seleção Brasileira

Brasil ainda tem os melhores?

Essa afirmação de que o Brasil tem sempre os melhores jogadores de qualquer posição é algo que ouvimos há tempos. É uma opinião aparentemente imutável, nem se analisam os jogadores, virou quase clichê dizer que o Brasil tem os melhores jogadores. Farei essa análise, comparando várias seleções com a seleção brasileira, nome a nome. Algumas comparações serão difíceis, devido a diferentes esquemas táticos.

Comecemos contra a Espanha, um duelo do atual campeão sul-americano contra a atual campeã européia. Não será considerado o voto de melhor treinador, pois o Brasil não possui um.


Brasil 4 x 8 Espanha
Júlio César e Casillas se equivalem; Sergio Ramos é melhor que Maicon, além de também jogar como zagueiro; Lúcio é melhor que Puyol; Juan é melhor que Marchena; Capdevilla é melhor que Gilberto; Marcos Senna é infinitamente melhor que Gilberto Silva; Xavi é melhor que Mineiro; Iniesta melhor que Diego; Kaká melhor que David Silva; David Villa é muito mais objetivo que Robinho e Fernando Torres é mais completo que Luis Fabiano.

Brasil 6 x 7 Portugal
Júlio César disparadamente melhor que Ricardo; Bosingwa é melhor que Maicon; Lúcio e Ricardo Carvalho se equivalem; Juan é melhor que Pepe; Gilberto e Paulo Ferreira se equivalem na mediocridade; Petit é melhor que Gilberto Silva; João Moutinho é melhor que Mineiro; Deco é melhor que Diego; Kaká é melhor que Simão; Cristiano Ronaldo é melhor que Robinho e Luis Fabiano muito melhor que Nuno Gomes.

Brasil 7 x 4 Alemanha
Júlio César melhor que Lehmann; Maicon é melhor que Friedrich; Lúcio melhor que Mertesacker; Juan melhor que Metzelder; Lahm melhor que Gilberto; Frings melhor que Gilberto Silva; Hitzlsperger melhor que Mineiro; Ballack melhor que Diego; Kaká melhor que Schweinsteiger; Robinho melhor que Podolski e Luis Fabiano melhor que Klose.

Brasil 6 x 6 Itália
Buffon melhor goleiro do mundo; Maicon e Zambrotta se equivalem na mediocridade; Lúcio melhor que Panucci; Juan melhor que Chiellini; Fabio Grosso melhor que Gilberto; Gattuso melhor que Gilberto Silva; Pirlo é melhor que Mineiro; Diego é melhor que Perrotta; Kaká é melhor que Camoranesi; Robinho é um pouco melhor que Di Natale e Luca Toni é melhor que Luis Fabiano.

Brasil 7 x 6 Holanda
Júlio César e Van der Sar se equivalem em grande nível; Maicon é melhor que Boulahrouz; Lúcio e Juan são melhores que Ooijer e Mathijsen; Van Bronckhorst é muito melhor que Gilberto; Nigel de Jong é melhor que Gilberto Silva; Engelaar é melhor que Mineiro; Diego e Van der Vaart se equivalem; Kaká é melhor que Sneijder; Robinho é melhor que Kuyt e Van Nistelrooy é melhor que Luis Fabiano.

Brasil 6 x 8 Inglaterra
Júlio César é muito, mas muito melhor que Paul Robinson(inclusive, eu sou também); Micah Richards é melhor que Maicon; Lúcio, Juan, Terry e Ferdinand, todos se equivalem; Ashley Cole é melhor que Gilberto; Barry é melhor que Gilberto Silva; Gerrard é mil vezes melhor que Mineiro; Lampard é melhor que Diego; Kaká é melhor que Joe Cole; Robinho é melhor que Owen e Luis Fabiano e Rooney se equivalem.

Brasil 5 x 7 Argentina
Júlio César sentado é melhor que Abbondanzieri; Zanetti é melhor que Maicon; Lúcio e Demichelis se equivalem; Juan é melhor que Burdisso e Coloccini juntos; Heinze é melhor que Gilberto, especialmente pela importância tática; Mascherano e Gilberto Silva chega ser hilária a comparação; Gago e Mineiro chega ser hilária a comparação; Verón é melhor que Diego; Kaká é melhor que Riquelme; Messi é muito melhor que Robinho e Luis Fabiano, por enquanto, é melhor que Agüero.


Dos 7 "jogos", o Brasil teve campanha de 2 Vitórias, 1 Empate e 4 Derrotas.

Quem sempre pontuou: Juan, Lúcio e Kaká.

Quem menos pontuou: Gilberto Silva(0x) e Mineiro(0x).

Pontuação nome a nome:
Júlio César(6); Maicon(3), Lúcio(7), Juan(7) e Gilberto(1); Gilberto Silva(0), Mineiro(0), Diego(2) e Kaká(7); Robinho(4) e Luis Fabiano(4).

É fácil perceber que o problema do Brasil está nos volantes, qualquer pessoa com mínima noção de futebol sabe que no futebol de hoje quem arma o time são os volantes. Como o Brasil vai ter armação com Gilberto Silva e Mineiro? A comparação foi feita com as maiores seleções do mundo (acabo de perceber que me esqueci da França), mas mesmo contra seleções do segundo escalão essa dupla de volantes perderia. Como pra Croácia, por exemplo, de Niko Kovac e Modric.
E não me parece algo difícil de se resolver quando se tem as opções de Lucas, Hernanes e Anderson. É que tem uma mula no comando, mas com esse trio dava pra fazer algo similar ao meio campo da Argentina: Lucas seria o Mascherano, o volante volante, mas que tem bom passe; Hernanes seria o Gago, que marcaria, mas com a bola nos pés daria um toque de qualidade no meio campo, além de ter excelente remate de fora da área; e Anderson seria o Verón, nesse caso a diferença seria maior, pois Verón é mais um organizador sem velocidade, Anderson seria um organizador veloz, com habilidade, se juntando a Kaká pra chegar junto aos atacantes.

Outro esquema: 4-2-3-1. Só o Brasil não atualiza seu esquema no mundo, afinal, a arrogância não permite. Num 4-2-3-1 daria, caso o Ronaldinho Gaúcho volte a jogar que nem gente, pra encaixar ele, Kaká e Robinho. Mas pra esse caso os laterais precisariam ser bem mais defensivos do que ofensivos, já que no caso desses 3 nenhum tem grande característica de marcação. Jogaria Kaká pelo centro, Robinho pela direita e Ronaldinho pela esquerda, com o centroavante na frente. Bom, mas tem hora que é preciso sacrificar um jogador teoricamente titular em prol do esquema tático, a Espanha de Luis Aragonés fez isso com Fabregas. Nesse caso, pra linha de 3 armadores não ficar tão ofensiva, no lugar de Robinho poderia ter o Ânderson ou então um cara que, por burrice do ex-técnico da seleção, se queimou porque foi tirado da Roma onde joga nesse exato esquema, na linha de armadores, e veio pra seleção pra jogar de lateral lateral mesmo. Me refiro a Mancini. Apesar dele na Roma jogar pela meia esquerda, jogar pela meia direita não lhe causaria dificuldades.

Outra coisa: O Brasil precisa ter mais jogadores polivalentes, especialmente na linha defensiva. O Heinze na Argentina é um lateral esquerdo que é zagueiro, ou seja, isso deixa com que o lateral direito Zanetti tenha liberdade pra apoiar. Em Portugal, quem sobe é Bosingwa e quem fica é Paulo Ferreira. O lateral direito da Inglaterra, Micah Richards, joga de zagueiro no Manchester City. O mesmo vale pra Wes Brown, do Manchester United, que é zagueiro e joga na lateral direita, o que deixa o lateral esquerdo Evra com mais liberdade ofensiva. Se isso acontece no Brasil já saem metendo o pau, dizendo que lateral tem que saber apoiar, cruzar, driblar... Enfim, a mídia feita pro povão, no caso a mídia de canais abertos, faz questão de destruir ainda mais o futebol brasileiro. Não vejo a hora do Brasil ficar fora de uma Copa do Mundo, pra ver se aqui a gente volte a praticar futebol, pois o que se pratica aqui é uma péssima variação desse esporte.

E pra finalizar, fiz as comparações utilizando as alterações óbvias que deveriam ser feitas no time: Daniel Alves no lugar de Maicon, Kléber no lugar de Gilberto, Lucas no lugar de Gilberto Silva, Hernanes no lugar de Mineiro e Anderson no lugar de Diego. Eles obtiveram as seguintes pontuações:

Daniel Alves(7); Kléber(3), Lucas(3), Hernanes(3) e Anderson(2). A diferença de desempenho do Daniel Alves pro Maicon é absurda. E a dupla de volantes saiu da pontuação zero pra pontuação 6.
Com estas 5 alterações óbvias, os placares seriam: Brasil 6 x 6 Espanha, Brasil 9 x 3 Portugal, Brasil 9 x 2 Alemanha, Brasil 6 x 5 Itália, Brasil 10 x 5 Holanda, Brasil 7 x 7 Inglaterra e Brasil 6 x 6 Argentina. Ou seja, o dobro de vitórias e 3 empates, com nenhuma derrota.

É, precisamos de um técnico logo...

Nenhum comentário: