20 de novembro de 2007

Eliminatórias Copa 2010 (4)

Peru 1 x 1 Brasil

Infelizmente me peguei torcendo para o Peru no decorrer da segunda etapa. Infelizmente me vi dormindo quase todo o primeiro tempo. Infelizmente disse "tira daí" pra zaga peruana pouco antes do Juan cabecear na trave. Vou tentar listar os motivos:


1 - O treinador, se é que assim pode ser chamado.
Por mais absurdo que seja chamar um cara que jamais foi técnico de time algum na vida, enquanto há técnicos como Muricy Ramalho e Luxemburgo por aí, se é um cara que chega com humildade, sabe que tá num cargo acima do que ele é capaz, um cara que se abre a aprender, tudo bem, dá até pra relevar. Agora, o Dunga chega na seleção e começa logo de cara a dar respostas atravessadas aos repórteres, falando num tom professoral, tentando dar lições de jornalismo para jornalistas, ai já não dá pra aceitar. Dunga é extremamente arrogante, mal educado e não tem tamanho pra dirigir a seleção.

2 - Os convocados.
No começo todos acharam bacana a idéia de convocar jogadores de países mais alternativos, como Vágner Love na Rússia, Elano na Ucrânia e por ai vai. Porém, uma coisa é dar chance, a outra é você insistir em nomes que já está mais do que provado que não deram certo. Nada, absolutamente nada, justifica a insistência no Vágner Love, exceto uma provável tentativa de valorizá-lo e ganhar algo com uma possível transferência a um grande centro europeu. Como engolir Fernando Menegazzo e Afonso? No caso do Afonso, a chance em si foi até merecida, a média de gols dele no Heereveen era sensacional, mas acabou, já está nítido que não deu certo, teve o mérito de dar chance pro cara, agora falta o mérito de ver que não deu certo. E Gilberto Silva, pesadão, um volante que não vem jogando, é reserva do Arsenal?

3 - Os não-convocados.
Nada contra Júlio César, que vive a sua melhor fase na carreira na Internazionale, mas Rogério Ceni fora? E ainda no gol, será que o Dunga tá observando o Felipe? Sinceramente, um treinador que diz numa entrevista após o meia Souza dizer que não sabe o que fazer mais pra chegar na seleção: "O dia que ele jogar num time como Barcelona ou Real Madrid ele vai ter a chance dele", não é de se admirar que não esteja observando Felipe.
Como explicar racionalmente a não-convocação de Hernanes, um volante do qual nada mais que Falcão, o rei de Roma, é completamente fã? E na lista de volantes ainda dá pra incluir nomes como Richarlyson, Lucas, Ibson, Marcelo Mattos, todos infinitamente melhores que Fernando, que só sabe bater. E, meu deus, precisa Afonso se machucar pra Luis Fabiano ser chamado??? Dunga diz que não convoca Pato porque ele não tá jogando, mas em minutos em campo ele tem atuado mais que o Afonso, contando o período em que ele estava no Internacional. E o Pato é uma exceção, ele é um fenômeno, não pode ficar fora nunca.

4 - As entrevistas de Dunga.
Dunga é extremamente grosso nas entrevistas coletivas, que hoje são encaradas como uma aventura, nunca se sabe o humor de Dunga. Ou seja, um cara que ganhou de presente o cargo mais desejado do país, ao invés de demonstrar alegria, demonstra um rancor sem explicação, sempre querendo brigar com algum repórter, e nunca respondendo as perguntas que são feitas, sempre dando um jeito de falar, falar e não falar nada.

5 - Os treinamentos.
Quem acompanhou a cobertura da ESPN Brasil durante a semana viu que a seleção não treinou praticamente nada a parte coletiva. E o treino era sempre a mesma coisa, treino em campo com dimensão reduzida. É um treino extremamente importante, sem a menor dúvida, mas só isso? E jogadas de bola parada, especialmente ofensiva? O Brasil não surpreende ninguém. A Argentina tem a maioria dos seus gols de bola parada, porque tem jogadas ensaiadas, você vê nitidamente que são jogadas treinadas. Assim como se vê nitidamente que Dunga fica perdido quando precisa dar um treinamento, o que com certeza reflete no desempenho dos jogadores.

6 - A disposição tática.
Essa parte já é mais complicado abordar, porque cada treinador tem uma visão tática diferente, isso deve ser respeitado. Eu não jogaria dessa maneira, mas respeito. Porém, esquemas podem e devem ser mudados se não estão surtindo efeito. Está mais do que evidente que o centroavante vai ser sempre sacrificado nesse esquema, vai sempre jogar isolado na frente, já que Kaká, Robinho e Ronaldinho possuem característica de conduzir a bola, então é natural que venham buscá-las próxima ao meio campo, o que deixa o centroavante isolado na frente.
Aí eu penso: "Qual a posição que hoje temos mais opções pra se convocar?". Minha resposta é: zagueiro. Temos Lúcio, Juan(o melhor zagueiro do mundo), Naldo, Alex, Miranda, Breno, Thiago Silva, Alex Silva, todos com nível de seleção, uns mais, outros menos, mas bons nomes. Então por quê não jogar com 3 zagueiros? E um motivo a mais pra isso é que nossos laterais, quando vão pra Europa, por terem mais características de apoio do que marcação, acabam virando alas, como Daniel Alves, Gilberto, Cicinho, Mancini e Ilsinho. Com 3 zagueiros poderíamos ter uma lateral muito ofensiva.

7 - A tática.
Não sei se é instrução do Dunga, mas os laterais não apóiam, isso é fato. Se for instrução do Dunga, ele precisa ser demitido, porque é um absurdo o Brasil jogar como se fosse uma Escócia da vida, num esquema duro, rude, sem jogada pelas laterais. Soma-se a isso também aos nossos dois volantes serem defensivos, nem Gilberto Silva nem Mineiro sobem, não aparecem como elemento surpresa, coisa que Mineiro fazia muito bem no São Paulo. Ou seja, pra atacar sobram apenas Ronaldinho, Kaká, Robinho e Vágner Love, o que é inadmissível de uma seleção brasileira atacar apenas com 4 jogadores. Não custa liberar um lateral e um volante pra atacar também, ainda mais porque quem enfrenta o Brasil sempre prioriza a defesa.

8 - A escalação.
Partindo apenas dos convocados, não tem o que justifique Daniel Alves e Kléber na reserva de Maicon e Gilberto, respectivamente. Kléber nunca teve seqüência na seleção, não dá pra afirmar que ele seria a solução, mas ele joga muito mais no Santos do que Gilberto no Hertha Berlin. E Daniel Alves foi o líder de assistências do campeonato espanhol na temporada passada.
Gilberto Silva já passou da época, ele tira demais a mobilidade do meio campo brasileiro, Josué precisa entrar nesse time, ele deu um jeito no meio campo brasileiro na Copa América.
Luis Fabiano fez em 20 minutos mais que Vágner Love em 70, e é o artilheiro do campeonato espanhol.

9 - Os jogadores.
Mesmo com tudo isso já citado, nada justifica a falta de personalidade e alegria dessa seleção. Não dá pra imaginar nenhum jogador feliz nessa seleção, estão sempre todos com cara fechada, sérios, tensos, não há a menor alegria em servir o país. E jogadores como Ronaldinho, Robinho e Kaká não assumem o jogo pra eles, eles fogem da responsabilidade, parecem ter medo dela. Não consigo, por mais esforço que faço, continuar apoiando a convocação de Ronaldinho. Ele joga como se tivesse fazendo um favor pro Brasil, ele pensa que o povo brasileiro reverencia ele como os torcedores do Barcelona fazem. Ele parece ser um jogador que precisa ser mimado pela imprensa e comissão técnica pra se sentir bem. É o que dá um jogador ganhar milhões por ano, perde completamente a motivação.

10 - A CBF.
É ela quem comanda toda essa zona. Foi quem colocou Dunga nisso e quem parece determinar o que Dunga falará nas coletivas. Dunga mais parece um assessor de imprensa de Ricardo Teixeira do que treinador do Brasil, a ponto de dizer que quem critica a Copa de 2014 no Brasil é inimigo da pátria, como se o Brasil fosse um país sem problemas. Ricardo Teixeira só está preocupado com a Copa 2014, não com a organização em si, mas em quanto aumentará sua conta bancária. A seleção fica anos e anos sem jogar dentro do Brasil porque venderam os jogos pra uma empresa que agenda todos os amistosos na Europa. Tudo bem, quase todos jogadores jogam na Europa, é muito mais viável, mas não pode ficar mais de um ano sem jogar dentro do país, nem que seja pra convocar só jogadores de dentro do país. Mas claro, a CBF não iria desperdiçar uma data com um jogo dentro do país, que renderia muito menos que um jogo na Europa.

11 - Copa do Mundo 2006 e a falta de identidade com o povo
Perder uma copa não é o problema, o problema é como se perde e o que se faz depois dela. Não entrarei na maneira como se perdeu, isso é da Era Parreira, mas sim o que se fez depois, abordando apenas os jogadores.
Ronaldinho foi a maior decepção da Copa. Atual melhor do mundo na época, ele não jogou simplesmente nada, bem como Ronaldo, Kaká e companhia. Bom, o que se espera desses jogadores é que eles saibam que a imagem deles dentro do Brasil está arranhada e que façam por onde melhorá-la. A primeira oportunidade vem na Copa América, onde Dunga convoca Ronaldinho e Kaká, e eles vão e recusam a convocação...
O povo brasileiro perde cada vez mais a identidade com a seleção, primeiro porque quase todos os jogadores jogam na Europa, um torcedor que vê o jogador de seu time do coração na seleção com certeza vai se envolver mais do que ver apenas jogadores que jogam em clubes europeus. Segundo porque devido àquele oba-oba na preparação da Copa de 2006, com treinos pra 20 mil pessoas assistirem, invasões de campo, a CBF parece achar que a solução é fazer treinos longe da torcida, como se fez em Teresópolis e nesse primeiro dia de treinos em São Paulo.

Está tudo errado, e não vou me surpreender nem me culpar se quarta-feira no decorrer do jogo eu me pegue torcendo para o Uruguai.

Nenhum comentário: