23 de dezembro de 2008

Apertura 2008 (2)

Boca Juniors é o campeão do Apertura 2008

0 - 1

Gol: Lazzaro 67'

Foi no sufoco, mais até do que muitos esperavam, mas o Boca Juniors sagrou-se campeão do Apertura 2008 nesta terça-feira, mesmo com derrota diante do Tigre. Era o limite do Boca, mais um golzinho do seu rival e o título iria pela primeira vez para a cidade de Victoria.

O gol do Tigre saiu num momento que o jogo estava morno, mas numa (outra) falha do goleiro Javier García o Tigre pode abrir o marcador, com o centroavante Lazzaro, ex-Estudiantes. O goleiro dos Xeneizes ficou tão abalado com o gol que precisou ser substituído por Josué Ayala. García já havia levado um frangaço na partida de sábado contra o San Lorenzo.

Mas soube segurar o resultado, num jogo pra lá de tenso, era Tigre tentando pressionar e o Boca com muitos espaços pra contra-atacar. E assim acabou o campeonato, com o 23º título do maior time da Argentina.


Análise do triangular jogo a jogo:

Jogo 1: Tigre 1 x 2 San Lorenzo.
O resultado que praticamente acabaria com as chances do Tigre, pois passaria a depender de uma vitória do Boca no Jogo 2, diante do San Lorenzo. O San Lorenzo seria campeão com vitória sobre os Xeneizes.

Jogo 2: San Lorenzo 1 x 3 Boca Juniors.
De possível campeão, o San Lorenzo saiu da partida eliminado de qualquer chance de título pelo saldo de gols, já que disputou suas duas partidas e não haveria resultado no Jogo 3 que o seu saldo de -1 gol lhe desse o título. E o terceiro gol do Boca veio aos 48 minutos do 2º tempo. Com isso, ao Boca Juniors bastaria um empate ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença diante do Tigre para ser campeão. Ao Tigre restaria vencer por 2 gols de diferença.

Jogo 3: Boca Juniors 0 x 1 Tigre.
O Tigre venceu, mas não levou. E o mais curioso de tudo é que esse placar daria o título ao San Lorenzo, se a equipe não tivesse levado aquele gol do Boca nos acréscimos.

Quem ficou ligado nessa partida foram os torcedores do Estudiantes, pois em caso de título do Tigre, a equipe de La Plata estaria fora da Libertadores 2008. Com o título do Boca Juniors, os classificados da Argentina pra Libertadores são: San Lorenzo, Boca Juniors, Lanús, River Plate e Estudiantes, esse último classificado para a fase preliminar, onde, se passar pelo Sporting Crystal, do Peru, cairá no grupo do Cruzeiro.


Ficha Técnica:

Boca Juniors 0 x 1 Tigre
Local: El Cilindro, Avellaneda
Árbitro: Sergio Pezzotta



Boca: Javier García(Josué Ayala); Hugo Ibarra, Julio Cesar Cáceres, Sebastián Roncaglia e Morel Rodríguez; Sebastián Battaglia, Crístian Chavez, Jesús Dátolo(Álvaro González) e Leandro Gracián; Lucas Viatri e Luciano Figueroa(Rodrigo Palacio).
Téc.: Carlos Ischia.

Tigre: Luís Ardente; Pablo Jérez, Norberto Paparatto, Juan Blengio e Rodolfo Arruabarrena(Mauro Villegas); Sebastián Rosano(Leonel Altobelli), Jonathan Blanco, Matías Giménez(Sebastián Rusculleda) e Martín Morel; Carlos Luna e Leandro Lázzaro.
Téc.: Diego Cagna.


Nenhum comentário: