22 de dezembro de 2008

Giro Europa (8)

Giro pelas principais ligas européias

Campeonato Inglês: O grande destaque da rodada foi o duelo entre Arsenal x Liverpool, empatado por 1 x 1. Van Persie abriu o placar para os donos da casa aos 24 minutos, e Robbie Keane empatou para os Reds aos 42, ambos no primeiro tempo. As duas equipes seguem invictas nos clássicos entre os 4 grandes, já que ambas haviam vencido Chelsea e Man Utd.
Sam Allardyce estreou com vitória no comando do Blackburn ao bater o Stoke City por 3 x 0.
O Aston Villa confirmou seu excelente campeonato e venceu, em Londres, o West Ham por 1 x 0, gol contra de Lucas Neill perto do fim da partida, e abriu 6 pontos para o quarto colocado, Manchester United, que não jogou na rodada por estar disputando o Mundial de Clubes (a partida contra o Wigan foi adiada para o dia 14/01).
Everton e Chelsea fecham a 18ª rodada hoje, em Liverpool.
Próxima rodada: 26 de Janeiro.

Campeonato Espanhol: Dois jogos de times na ponta de cima da tabela, e vitória dos 2 gigantes. Em casa, o Real Madrid superou o Valencia, então vice-líder, por 1 x 0, com gol marcado logo aos 3 minutos de jogo pelo argentino Higuaín. Com a vitória, os madridistas ganharam uma posição e ocupam agora o 5º lugar, uma posição atrás do seu rival na partida.
Já o Barcelona segue sobrando. Após bater Sevilla, Real Madrid e Valencia, agora foi a vez dos catalães superarem o Villarreal, fora de casa, por 2 x 1. O meia Cani abriu o placar para os donos da casa aos 3 minutos do 2º tempo, mas seis minutos depois o volante Seydou Keita empatou para o Barça, de cabeça. E aos aos 21 minutos o francês Henry virou o jogo para os blaugranas. O triunfo fez a equipe de Josep Guardiola abrir incríveis 10 pontos para o vice-líder Sevilla, e o treinador precisará ter pulso forte pra evitar o clima de 'já ganhou' pra manter a ponta até o fim do campeonato.
Um jogo teoricamente sem destaque mas que acabou sendo incrível foi a vitória do Numancia sobre o Valladolid por 4 x 3, em casa. O Numancia fez 1 x 0 e tomou a virada pra 3 x 1; descontou aos 40 do segundo tempo, empatou aos 43 e virou o jogo aos 45. Incrível.
Próxima rodada: 3 de Janeiro.

Campeonato Italiano: Definitivamente o Milan é outro time com Kaká em campo. O brasileiro, certamente o jogador mais completo do mundo, arrasou a Udinese, em Milão, conduzindo os rossoneros a goleada por 5 x 1 anotando 2 gols e cruzando para um dos 2 gols de Alexandre Pato. O holandês Clarence Seedorf completou o marcador, enquanto Di Natale fez o de honra da Udinese, que segue numa descendente incrível. Na rodada passada, a equipe de Udine vencia a Lazio em casa por 3 x 0 e permitiu o empate nos minutos finais, triunfo esse que encerraria a série de 7 partidas sem vencer da equipe dirigida por Pasquale Marino, que foi líder na 8ª e 9ª rodada.
Com 2 gols de Maicon, a Internazionale venceu o Siena por 2 x 1, fora de casa, e manteve os 6 pontos de vantagem para a vice-líder Juventus, que também fora de casa bateu a Atalanta por 3 x 1, gols de Del Piero, Legrottaglie e Amauri, enquanto o interminável Vieri descontou para a equipe de Bérgamo.
A Roma foi derrotada por 3 x 2 para o bom time do Catania. Destaque para o japonês Morimoto, autor de 2 gols para a equipe da Sicília. Baiocco fez o outro gol do Catania, enquanto Vucinic e Menez descontaram para a equipe da capital.
Próxima rodada: 10 de Janeiro.

Campeonato Francês: Outro com uma virada incrível. No clássico da rodada, o Monaco, atuando em seu estádio, abriu 3 x 0 sobre o Bordeaux, com gols de Del Pino e Licata duas vezes. Chamakh aos 7 e Alou Diarra aos 22 minutos, ambos do 2º tempo, diminuíram a vantagem do Monaco. Aos 43 minutos, Chamakh conseguiu empatar a partida então perdida. E aos 44 minutos, o argentino Cavenaghi conseguiu virar o jogo de maneira incrível para o Bordeaux. O resultado impediu que o Lyon abrisse para o vice-líder, já que seus perseguidores até então mais próximos não venceram: o PSG empatou em casa com o Valenciennes e o Olympique de Marseille foi surpreendido pelo Nancy, em pleno Vélodrome, por 3 x 0.
Com um gol de Benzema no último minuto da primeira etapa, os atuais heptacampeões bateram o Caen por 1 x 0.
Próxima rodada: 9 de Janeiro.

Campeonato Holandês: O destaque da rodada foi o clássico entre PSV e Feyenoord, duas equipes que buscam recuperação no campeonato. Jogando em casa, o PSV venceu por 1 x 0, num belo gol de Afellay, aos 33 minutos do 2º tempo. A vitória levou a equipe de Eindhoven para o 4º lugar, mas ainda 9 pontos atrás do líder AZ Alkmaar. Já o Feyenoord segue na fossa, numa horrível 13ª colocação.
AZ Alkmaar que no jogo que abriu a 16ª rodada bateu o Utrecht por 2 x 0, em seu estádio, gols de El Hamdaoui e Demy de Zeeuw, e manteve os 3 pontos de vantagem sobre o vice-líder Ajax, que goleou fora de casa o vice-lanterna De Graafschap. O argentino Cvitanich e o uruguaio Luis Suárez marcaram duas vezes cada, e o sérvio Sulejmani e o holandês Emanuelson fecharam o marcador.
O Twente manteve-se dois pontos atrás do Ajax ao bater o Willem II por 2 x 0, gols do zagueiro brasileiro Douglas e do atacante Blaise Kufo.
Próxima rodada: 25 de Dezembro.

Campeonato Português: O Porto perdeu uma chance de ouro pra assumir a liderança provisória do campeonato ao apenas empatar em casa com o Marítimo, e só não foi ultrapassado pelo Sporting porque os Leões também empataram em casa, pelo mesmo placar, com o Académica de Coimbra. O Leixões, vice-líder, também empatou em casa, diante do Estrela Amadora. E quem agradece tudo isso é o Benfica, que fecha hoje a 12ª rodada, e em caso de vitória abrirá 4 pontos do vice-líder.
A rodada teve até aqui 10 gols em 7 jogos. Deprimente.
Próxima rodada: 3 de Janeiro.

Campeonato Escocês: Muitos ficarão surpresos com isso, mas esse ano a disputa pelo título escocês está polarizada entre duas equipes: Celtic e Rangers.
E por enquanto quem leva vantagem é o Celtic, que manteve os 4 pontos de vantagem sobre seu arqui-rival ao bater o Falkirk, fora de casa, por 3 x 0, gols de Samaras, Mizuno e McDonald.
O Rangers venceu o Hibernian pela contagem mínima, gol anotado pelo escocês Kris Boyd, e aumentou para 12 sua vantagem para o terceiro e quarto colocados, Dundee United e Hearts, que se enfrentaram e não saíram do zero.
Próxima rodada: 27 de Dezembro.

Campeonato Grego: O Olympiacos ampliou sua vantagem na liderança ao bater o Thrasyvoulos por 2 x 1, gols dos argentinos Leto e Galletti, e agora tem 6 pontos de vantagem sobre o vice-líder PAOK, que apenas empatou por 1 x 1 com o Panserraikos. Já o Panathinaikos, 3º colocado, fez 3 x 0 no OFI, gols de Petropoulos, Salpingidis e Rukavina, mas segue 7 pontos atrás do líder e arqui-rival Olympiacos.
Próxima rodada: 3 de Janeiro.

Campeonato Turco: Destaque para o clássico entre Galatasaray e Besiktas, pela 16ª rodada. O Galatasaray, jogando em casa, foi logo abrindo o placar aos 8 minutos, com o turco Servet Çetin, mas 5 minutos depois o argentino Matías Delgado igualou o marcador. Nem deu pra comemorar, pois 1 minuto depois o tcheco Milan Baros fez o primeiro de seus 3 gols. O segundo veio aos 8 minutos da segunda etapa, mas dois minutos depois o eslovaco Holosko descontou novamente para o Besiktas. Mas Baros estava inspirado, e aos 22 minutos fez seu terceiro gol na partida (o segundo de pênalti), dando números finais ao clássico.
O quarto colocado Fenerbahçe fez 2 x 1 no Konyaspor, gols de Önder Turaci e Deivid, e segue apenas dois pontos atrás dos líderes Sivasspor e Trabzonspor, que venceram por 2 x 1, respectivamente, Gençlerbirligi e Eskisehirspor.
Próxima rodada: 24 de Janeiro.

O Campeonato Alemão já entrou de férias e retorna no dia 30 de Janeiro.

Clique sobre os campeonatos em destaque para ver a classificação completa.

Nenhum comentário: