25 de novembro de 2008

UEFA Champions League 2008/09 (3)

Liga dos Campeões: Grupos de E a H definidos

A rodada desta terça-feira definiu todas as equipes dos grupos de E a H que irão para as oitavas de final da Liga dos Campeões 2008/09.

Pelo Grupo E, Villarreal e Manchester United jogavam por um empate para se classificarem. E foi o que aconteceu, e novamente, como nas 3 vezes em que essas equipes se defrontaram em Liga dos Campeões, o placar foi 0 x 0.
Na outra partida do grupo, o Aalborg bateu o Celtic, na Dinamarca, por 2 x 1 e garantiu sua vaga na Copa da UEFA, já que o Celtic na última rodada pode chegar aos mesmos 5 pontos dos dinamarqueses, mas perderiam no confronto direto (0x0 e 2x1).


(Foto: Reuters. Cristiano Ronaldo bate falta no empate no El Madrigal).

No Grupo F, de onde se esperava muito equilíbrio no começo, teve Lyon e Bayern de Munique passeando nessa primeira fase, graças a inexplicavelmente pífia campanha da Fiorentina, que não venceu nenhuma de suas 5 partidas. A esperança era nessa rodada, onde em casa enfrentaria o Lyon, podendo tirar a diferença para 2 pontos, mas não foi o que aconteceu. O Lyon em 27 minutos já abrira 2 x 0, dificultando, e quase impossibilitando, uma reação italiana. Gilardino descontou no último minuto da primeira etapa, mas o jogo ficou nisso, 2 x 1 para os visitantes.
O Bayern de Munique passou sem dificuldades pelo frágil Steaua Bucareste, 3 x 0, gols de Klose(2x) e Luca Toni.
A diferença dos líderes Lyon e Bayern para a terceira colocada Fiorentina é de 8 pontos. Ridícula participação da Viola, e ainda corre o risco de sequer ir pra Copa da UEFA, pois está 2 pontos à frente do Steaua e os enfrenta na última rodada, na Romênia.

Pelo Grupo G, o Arsenal recebeu o Dínamo de Kiev e quase se complicou. O gol da vitória só veio aos 42 minutos da 2ª etapa, nos pés do dinamarquês Bendtner, que começou no banco e entrou no lugar de Ramsey.
O Fenerbahçe encerrou seu pífio desempenho em casa - completamente oposto da temporada passada - perdendo novamente, dessa vez para o Porto, por 2 x 1. Com 28 minutos a equipe de Luis Aragonés já perdia por 2 x 0, gols de Lisandro López. Kazim Kazim descontou no segundo tempo, mas de nada adiantou.
Arsenal e Porto decidem na última rodada quem será o campeão do grupo, em Portugal, com os ingleses jogando pelo empate. O Dinamo de Kiev joga na Ucrânia por um empate para se classificar para a Copa da UEFA. Em caso de vitória do Fenerbahçe, a vaga é turca.

O Grupo H também era repleto de expectativas, mas, tal qual a Fiorentina, o Zenit também decepcionou, e tal qual o Fenerbahçe, não venceu um jogo sequer dentro do seu estádio. O empate de hoje contra a Juventus por 0 x 0 fechou quaisquer possibilidades do Zenit se classificar para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões. Melhor para a Juventus, que só perde a primeira posição se for derrotada pelo BATE Borisov em Turim na última rodada, e melhor para o Real Madrid também, que se classificou ao bater o BATE (perdão o inevitável trocadilho), em Minsk, com gol de Raúl logo aos 7 minutos.


(Foto: Reuters. Raúl comemora o gol que deu a vitória aos merengues na Bielo-rússia).

A rodada de amanhã vai definir mais alguns classificados para a fase de mata-mata da LC.

Clique sobre os grupos para ver a classificação, autor de gols, ficha da partida e os jogos da sexta rodada.

Nenhum comentário: