26 de novembro de 2007

Eliminatórias Copa 2010 (6)

FIFA sorteia grupo das eliminatórias pra Copa 2010

Europa

Regulamento: Classificam-se diretamente os 9 campeões de cada grupo. Os 8 melhores segundos colocados vão se enfrentar em jogos de ida e volta, saindo mais 4 classificados, dando um total de 13 seleções européias em 2010.

Grupo 1 - Portugal, Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta.

Portugal não deu muita sorte no sorteio, mesmo pensamento de suecos e dinamarqueses. Se Felipão não renovar após a euro 2008, dependendo de quem assumir, Portugal corre risco nesse grupo, mas é o favorito. Suécia é favorita para o segundo lugar, seguido de seu rival escandinavo. As outras 3 seleções devem apenas compôr o grupo, mas a Hungria em Budapeste pode roubar pontos vitais das seleções grandes.


Grupo 2 - Grécia, Israel, Suíça, Moldávia, Letônia e Luxemburgo.

Disparado o grupo mais fraco. Israel tem uma grande possibilidade de conseguir no mínimo o segundo lugar, pois fez bom papel nas eliminatórias para a euro. A favorita é a Grécia, que fez uma campanha excelente nas eliminatórias pra euro. Suíça deve brigar com Israel pela segunda colocação. Grande chance de sair desse grupo o pior dos segundos colocados.


Grupo 3 - República Tcheca, Polônia, Irlanda do Norte, Eslováquia, Eslovênia e San Marino.

República Tcheca e Eslováquia, formadores da antiga Tchecoslováquia, farão um jogo interessante em termos históricos. Os tchecos são os favoritos para a primeira colocação, mas os poloneses vêm de excelente campanha nas eliminatórias da euro, terminando a frente de Portugal. Tirando San Marino, as outras seleções podem sonhar com a vaga também.


Grupo 4 - Alemanha, Rússia, Finlândia, País de Gales, Azerbaijão e Liechtenstein.

Favoritismo absoluto para a Alemanha. Rússia, do genial Guus Hiddink, e Finlândia, devem brigar pela segunda vaga, com favoritismo russo. País de Gales pode tomar pontos de algumas das postulantes a segunda colocação, mas sonhar com a vaga é meramente sonhar. O mesmo se diz de Azerbaijão e Liechtenstein.


Grupo 5 - Espanha, Turquia, Bélgica, Bósnia, Armênia e Estônia.

Espanha e Turquia são muito favoritas para a classificação. A Bélgica faz anos que não consegue montar uma seleção que possa sonhar com algo dentro da Europa. Não será surpresa se ficar atrás dos bósnios na classificação.


Grupo 6 - Croácia, Inglaterra, Ucrânia, Bielorrúsia, Cazaquistão e Andorra.

Um dos grupos mais interessantes, sem dúvida. Croácia e Inglaterra voltam a cair na mesma chave, como nas eliminatórias para a euro 2008, onde os ingleses só precisavam de um empate contra os croatas em Londres, mas perderam o jogo e a vaga. Além das duas seleções, ainda tem a Ucrânia, que tenta jogar sua segunda copa consecutiva e aparece com boas chances. Bielorrúsia não tem chance de classificação, mas vai acabar roubando pontos importantes de candidatas as vagas.


Grupo 7 - França, Romênia, Sérvia, Lituânia, Áustria e Ilhas Faroe.

Outro grupo bastante interessante em termos de equilibrio. Os franceses aparecem como favoritos, mas é bom abrir o olho, pois Romênia, de excelente campanha nas eliminatórias pra euro, e Sérvia, devem vir fortes na disputa. Lituânia e Áustria devem roubar alguns pontos dos favoritos, mas sem perspectiva de vaga.


Grupo 8 - Itália, Bulgária, Irlanda, Chipre, Geórgia e Montenegro.

Apesar de Bulgária e Irlanda terem tradição, a Itália se classifica com facilidade nesse grupo. Os búlgaros têm um pequeno favoritismo na disputa da segunda vaga, mas a Irlanda tem todas as possibilidades de também conseguí-la. Chipre, que vem evoluindo nos últimos anos, e Geórgia, vão roubar pontos importantes. E Montenegro, que disputa sua primeira eliminatórias, deve apenas ganhar experiência.


Grupo 9 - Holanda, Escócia, Noruega, Macedônia e Islândia.

Único grupo com apenas 5 seleções. Holanda se classificará se a lógica acontecer, mas é bom não bobear, senão pode ter que jogar a repescagem, já que a Escócia vem de ótima campanha nas eliminatórias pra euro 2008, tendo perdido a vaga pra Itália nos acréscimos. A Noruega, que brigou até a última rodada por uma vaga na euro, mas não conseguiu, briga apenas pela segunda vaga. E a Macedônia, que nas eliminatórias para a euro conseguiu arrancar 1 ponto da Inglaterra em Wembley, pode repetir o feito e tirar pontos importantes de seleções candidatas as vagas.


África

Regulamento: Classificam-se para a próxima fase o campeão dos 12 grupos mais os 8 melhores segundos colocados. Essas 20 equipes serão distribuidas em 5 grupos de 4, onde apenas o campeão se classifica e se junta a África do Sul como os 6 representantes africanos em 2010.

Grupo 1 - Camarões, Cabo Verde, Tanzânia e Ilhas Maurício.

Camarões não terá a menor dificuldade em se classificar.


Grupo 2 - Guiné, Zimbábue, Namíbia e Quênia.

Desse grupo não deve sair nenhuma equipe na Copa de 2010. Guiné aparece como favorita.


Grupo 3 - Angola, Benin, Uganda e Níger.

Os angolanos tentam chegar a sua segunda copa consecutiva. Passar da primeira fase é obrigação.


Grupo 4 - Nigéria, África do Sul, Guiné Equatorial e Serra Leoa.

Apesar de já classificada como país-sede, a África do Sul disputa as eliminatórias porque ela também serve de classificatória para a Copa das Nações Africanas de 2010. É quase certo que desse grupo saia um dos 8 melhores segundos colocados, com briga entre Nigéria e África do Sul apenas.


Grupo 5 - Gana, Líbia, Gabão e Lesoto.

Gana classifica sem dificuldade.


Grupo 6 - Senegal, Argélia, Libéria e Gâmbia.

Apesar de favoritos, é bom os senegaleses ficarem de olho na Argélia, segunda força do grupo.


Grupo 7 - Costa do Marfim, Moçambique, Botsuana e Madagascar.

Costa do Marfim classifica com um pé nas costas.


Grupo 8 - Marrocos, Ruanda, Etiópia e Mauritânia.

Marrocos tem a obrigação de ficar em primeiro nesse grupo.


Grupo 9 - Tunísia, Burkina Fasso, Burundi e Seychelles.

Tunísia não deve ter dificuldades nesse grupo.


Grupo 10 - Mali, Congo, Sudão e Chade.

Mali aparece como favorita do grupo, e uma boa candidata a uma das 5 vagas para a copa de 2010.


Grupo 11 - Togo, Zâmbia, Eritréia e Suazilândia.

Togo deve classificar no grupo, mas dificilmente volta a disputar a copa do mundo tão cedo.


Grupo 12 - Egito, Rep. Dem. do Congo, Malaui e Djibuti.

Egito é favorito, mas a República Democrática do Congo deve conseguir ficar entre os 8 melhores segundos.


América do Norte, Central e Caribe(Concacaf)

Regulamento: Com certeza as eliminatórias mais complicadas de se entender. Há duas fases qualificatórias, em mata-mata, antes da fase de grupos. Serão 3 grupos de 4 seleções. Destas 12, as duas primeiras de cada chave se classificam para o hexagonal final, onde as 3 primeiras seleções se classificam diretamente. Já o quarto colocado joga um mata-mata contra o quinto colocado da América do Sul.

Primeira Fase:

Jogo 1: Ilhas Virgens Americanas x Grenada
Jogo 2: Suriname x Montserrat
Jogo 3: El Salvador x Anguilla
Jogo 4: Dominica x Barbados
Jogo 5: Ilhas Turcs and Caicos x Santa Lucia
Jogo 6: Bermuda x Ilhas Cayman
Jogo 7: Aruba x Antigua e Barbuda
Jogo 8: Belize x São Cristovão e Neves
Jogo 9: Bahamas x Ilhas Virgens Britânicas
Jogo 10: República Dominicana x Porto Rico

Segunda Fase:

Costa Rica x Vencedor Jogo 1
Guiana x Vencedor Jogo 2
Panamá x Vencedor Jogo 3
Nicarágua x Antilhas Holandesas
Estados Unidos x Vencedor Jogo 4
Guatemala x Vencedor Jogo 5
Trinidad e Tobago x Vencedor Jogo 6
Cuba x Vencedor Jogo 7
México x Vencedor Jogo 8
Jamaica x Vencedor Jogo 9
Honduras x Vencedor Jogo 10
Canadá x São Vicente e Granadinas


Grupo 1

Estados Unidos, Dominica ou Barbados
Guatemala, Ilhas Turcs and Caicos ou Santa Lucia
Trinidad e Tobago, Bermuda ou Ilhas Cayman
Cuba, Aruba ou Antigua e Barbuda

Se der a lógica, o grupo deve ser formado por EUA, Guatemala, Trinidad e Tobago e Cuba. Desses, devem se classificar EUA e Trinidad e Tobago. Destaque para o confronto EUA x Cuba.


Grupo 2

México, Belize ou São Cristovão e Neves
Jamaica, Bahamas ou Ilhas Virgens Britânicas
Honduras, Rep. Dominicana ou Porto Rico
Canadá ou São Vicente e Granadinas

México, Jamaica e Canadá devem se garantir facilmente. Rep. Dominicana e Porto Rico farão o jogo mais forte da primeira fase, onde o vencedor pega Honduras na segunda fase. Pode dar qualquer coisa nesses 2 confrontos.


Grupo 3

Costa Rica, Ilhas Virgens Americanas ou Grenada
Guiana, Suriname ou Montserrat
Panamá, El Salvador ou Anguilla
Nicarágua ou Antilhas Holandesas

Será o grupo mais fraco dos 3. Costa Rica não terá dificuldade em nenhuma das duas fases. Panamá aparece como a segunda força do grupo.


Ásia

Regulamento: As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a próxima fase, num total de 10 equipes. Essas serão divididas em 2 grupos de 5, onde as duas primeiras colocadas se classificam para a copa. As duas seleções terceiras colocadas se enfrentam em jogos de ida e volta, onde o vencedor do confronto enfrenta uma segunda repescagem, contra o campeão da Oceania.

Grupo 1 - Austrália, Iraque, China e Catar.

O grupo da morte. O Iraque é o atual campeão asiático. Os australianos contam com a experiência de seus jogadores que atuam quase todos na Europa e a China tenta voltar à Copa após sua primeira participação em 2006. O favoritismo maior é da Austrália, e devem brigar pela segunda vaga Iraque e China. Quem perder ponto para Catar deve se complicar na briga.


Grupo 2 - Japão, Omã, Tailândia e Bahrein.

Outro grupo que vai ser interessante. Todas as equipes vêm desempenhando bom papel ultimamente, tendo o Bahrein inclusive por muito pouco não se classificado para a Copa de 2006, mas perdeu em casa para Trinidad e Tobago, portanto aparece como a segunda força do grupo, atrás, claro, de Japão.


Grupo 3 - Coréia do Sul, Coréia do Norte, Jordânia e Turcomenistão.

Esse Coréia do Sul x Coréia do Norte promete ser tenso. As duas Coréias aparecem como favoritas para as vagas. Turcomenistão corre por fora, enquanto Jordânia não deve complicar ninguém.


Grupo 4 - Arábia Saudita, Uzbequistão, Cingapura e Líbano.

Enorme favoritismo para Arábia Saudita e Uzbequistão. Qualquer coisa diferente disso será uma enorme zebra.


Grupo 5 - Irã, Síria, Emirados Árabes e Kuwait.

Irã não deve ter dificuldade nesse grupo. Kuwait e Emirados Árabes aparecem em condições de igualdade para a segunda vaga.


Na Oceania, as eliminatórias já estão na segunda fase, onde a Nova Zelândia caminha tranqüila para ser a representante da Oceania que jogará um playoff contra o quinto colocado na Ásia.

Na América do Sul, eliminatórias também em andamento, mas essa na fase inicial ainda, onde Brasil e Argentina já caminham para uma fácil classificação, enquanto o Paraguai aparece como a terceira força.

Nenhum comentário: