28 de agosto de 2008

UEFA Champions League 2008/09 (2)

Liga dos Campeões 2008/2009: grupos sorteados

Grupo A: Chelsea-ING, Roma-ITA, Bordeaux-FRA e Cluj-ROM

Ingleses e italianos devem se classificar, o Bordeaux pode arrancar pontos de um ou outro quando atuar em seu estádio, mas a vaga na Copa da UEFA deve ser o limite para os franceses. O Cluj joga a fase de grupos pela primeira vez em sua história.
Palpite: Chelsea e Roma.

Grupo B: Inter de Milão-ITA, Werder Bremen-ALE, Panathinaikos-GRE e Anorthosis Famagusta-CYP

O objetivo da Inter nessa temporada é a Liga dos Campeões, e ao menos na primeira fase a equipe dirigida por José Mourinho não encontrará dificuldades para se classificar. Werder e Panathinaikos devem brigar pela segunda vaga. O Anorthosis conta com algumas curiosidades: é o primeiro time do Chipre a participar de uma fase de grupos da Liga dos Campeões, passou por três fases eliminatórias para conseguir isso e conta em seu elenco com o brasileiro e veteraníssimo Sávio, ex-Flamengo e Real Madrid.
Palpite: Inter de Milão e Panathinaikos.

Grupo C: Barcelona-ESP, Sporting-POR, Basel-SUI e Shakhtar Donetsk-UCR

O Barcelona também terá vida tranquila na primeira fase, o que pode ser bom para a nova equipe do Barça ir ganhando conjunto agora sob o comando do ex-jogador Guardiola. Sporting e Shakhtar aparecem como maiores candidatos a segunda vaga. Um grupo tecnicamente fraco.
Palpite: Barcelona e Shakhtar Donetsk.

Grupo D: Liverpool-ING, PSV Eindhoven-HOL, Olympique de Marseille-FRA e Atlético de Madrid-ESP

O grupo mais equilibrado de todos, onde qualquer equipe pode se classificar. O Liverpool teoricamente é o favorito, mas a julgar pela dificuldade em se classificar para a fase de grupos, com um gol nos últimos minutos do segundo tempo da prorrogação em casa contra o Standard Liège, não dá para cravar que a vaga será dos Reds. O Atlético de Madrid volta a disputar a fase de grupos depois de 12 anos, portanto motivação não faltará a equipe, mas talvez falte experiência européia, coisa que a PSV e Olympique não falta. Vai ser um grupo ótimo de se assistir, especialmente o duelo Fernando Torres x Atlético de Madrid.
Palpite: Liverpool e Atlético de Madrid.

Grupo E: Manchester United-ING, Villarreal-ESP, Celtic-ESC e Aalborg-DIN

Os atuais campeões não devem ter problemas para se classificar em primeiro. Villarreal e Celtic brigarão pela segunda posição, com vantagem técnica aos espanhóis, mas vantagem de experiência para os escoceses. O Aalborg deve apenas figurar na competição, mas pode roubar pontos cruciais de Celtic ou Villarreal quando atuar em seus domínios.
Palpite: Manchester United e Celtic.

Grupo F: Lyon-FRA, Bayern de Munique-ALE, Steaua Bucareste-ROM e Fiorentina-ITA

Um grupo quase como o grupo D, mas nesse caso o Steaua não deve oferecer resistência, apesar de contar com bons valores como Nicolita e Petre, podendo tirar pontos importantes dos outros 3 concorrentes, que lutarão pelas duas vagas. O Bayern de Munique aparece como favorito do grupo, enquanto Lyon e Fiorentina brigam de igual para igual pela segunda vaga. A experiência do Lyon em Champions League pode ser um fator determinante.
Palpite: Bayern de Munique e Fiorentina.

Grupo G: Arsenal-ING, Porto-POR, Fenerbahçe-TUR e Dínamo de Kiev-UCR.

O grupo com mais chances do cabeça de chave não se classificar. Por mais promissor que seja o time do Arsenal, a equipe, que já sofreu com falta de profundidade no elenco na temporada passada, se encontra ainda mais fraca com as saídas dos titulares Flamini e Hleb, duas peças fundamentais do meio campo dos Gunners. A contratação de Nasri foi acertada, mas que deixa o time ainda mais jovem e sem rodagem européia. Porto e Fenerbahçe brigarão pela segunda vaga. Os turcos passaram pela fase preliminar e parecem já adaptados ao esquema do espanhol Luis Aragonés, campeão europeu com a Espanha em 2008. E o ataque formado por Semih Sentürk e Güiza tem tudo para dar certo. O Porto ainda corre risco de ser excluído da competição devido ao escândalo do Apito Dourado na liga local.
Palpite: Fenerbahçe e Porto.

Grupo H: Real Madrid-ESP, Juventus-ITA, Zenit-RUS e BATE Borisov-BLR

Um grupaço. Teoricamente Real Madrid e Juventus são os favoritos, mas o Zenit tem um time forte e é o atual campeão russo e da Copa da UEFA, além de, pelo menos até agora, ter conseguido segurar suas principais estrelas, Arshavin e Pogrebnyak. O confronto entre Real e Juventus é o mais esperado dessa primeira fase, certamente. O que tira o status de 'grupo da morte' a este grupo - e o dá ao grupo D, ao menos na opinião deste blogueiro - é a presença do BATE Borisov, que participa pela primeira vez da Liga dos Campeões.
Palpite: Juventus e Real Madrid.

Nenhum comentário: