10 de setembro de 2009

Eliminatórias 2010: Agora já são onze

Após Japão, Austrália, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Gana, Holanda, Brasil e claro, África do Sul, terem conseguido vaga no Mundial, hoje foi a vez de Inglaterra, Espanha e Paraguai.

Mas o giro pelo mundo das eliminatórias começará pela Ásia, numa das partidas mais incríveis que o futebol recente já produziu.

Ásia

Pela segunda perna da repescagem asiática, a Arábia Saudita jogava em casa contra o Bahrain, após empate sem gols no jogo de ida. Al Shamrani (13') abriu o placar para os donos da casa, mas os visitantes empataram no fim do primeiro tempo, com Okwunwanne (43'), empate que classificava-os, pelo critério de gols fora de casa.

O placar permaneceu inalterado durante os 45 minutos seguintes, até que no primeiro minuto de acréscimo, a Arábia Saudita passou à frente do placar novamente, com Al Montashari. A reação de cada torcedor barenita é comovente. Vale lembrar que o Bahrain só não disputou a Copa de 2006 após perder o playoff final para Trinidad e Tobago.

Mas o futebol é incrível: aos 49 minutos, Latif empatou novamente a partida, classificando o Bahrain para enfrentar a Nova Zelândia no playoff final.

O vídeo com os gols da partida você confere abaixo:




América do Sul

O Equador conseguiu grande vitória sobre a Bolívia, em La Paz, por 3 x 1, gols de Méndez (4'), Valencia (46') e Benítez (56'). Os equatorianos assumiram o quarto lugar.

Após patética derrota para o Peru, o Uruguai se recuperou e fez 3 x 1 na Colômbia, com gols de Luis Suárez (6'), Scotti (77') e Eguren (88'), enquanto Martinez (64') fez para os visitantes. Uruguai vai lamentar pra sempre ter perdido pro eliminado Peru, era pra estar em quarto.

Mais tarde, a Argentina seguiu seu calvário: derrota por 1 x 0 para o Paraguai, gol de Haedo Valdez (28'). Prova do momento argentino é que esse resultado sequer surpreende; deu a lógica. Maradona precisa abrir mão de Agüero e jogar com um centroavante de área, como Lisandro López ou Palermo, pra ter quem finalizar, coisa que o Paraguai teve em Valdez.
O Paraguai, que não tem nada a ver com a crise hermana, é a segunda seleção sul-americana a se classificar.

A Venezuela segue sonhando com uma vaga, após vencer o Peru por 3 x 1, gols de Nicolas Fedor (32' e 52') e Ronald Vargas (70'). Os venezuelanos enfrentam as duas seleções já classificadas: Paraguai em casa e Brasil fora.

Brasil 4 x 2 Chile, em tópicos:

- Quem conhece esse blogueiro, seja pessoal ou virtualmente, sabe o que ele pensa sobre Felipe Melo. Pra quem não sabe, o lance da expulsão de FM é exatamente o que acho sobre, um cara que em pré-temporada dá uma cabeçada em Stankovic, não pode jogar futebol. O novo Fernando Menegazzo

- Há cabimento se Robinho voltar pro time, depois da exibição de Nilmar?

- A despeito do gol, Júlio Baptista não pode ocupar na seleção o lugar que deveria ser de Diego

- Daniel Alves não pode sair do time, muito melhor que Elano ou Ramires

- Adriano não aproveitou a chance que teve


Classificação: Brasil 33, Paraguai 30, Chile 27, Equador 23, Argentina 22, Uruguai 21, Venezuela 21, Colômbia 20, Bolívia 12 e Peru 10

17ª rodada: Argentina x Peru, Bolívia x Brasil, Colômbia x Chile, Equador x Uruguai e Venezuela x Paraguai

18ª rodada: Paraguai x Colômbia, Brasil x Venezuela, Peru x Bolívia, Chile x Equador e Uruguai x Argentina


Europa

Grupo 1: Portugal segue não dependendo só de si, mas a situação melhorou demais, após vencer a Hungria, em Budapeste, por 1 x 0, gol de Pepe (9').
Ajudando Portugal, a Dinamarca conseguiu não vencer a Albânia, fora, ficando no empate por 1 x 1. Bendtner (41') abriu o placar para os escandinavos, mas Bogdani (51') empatou para os albaneses. Com isso, na próxima rodada, a Suécia não enfrentará uma Dinamarca já classificada.
Suecos estes que venceram com absurda dificuldade Malta, por 1 x 0, gol de Azzopardi (81'), contra.

Class.: Dinamarca 18, Suécia 15, Portugal 13, Hungria 13, Albânia 7 e Malta 1

9ª rodada: Dinamarca x Suécia e Portugal x Hungria
10ª rodada: Dinamarca x Hungria, Portugal x Malta e Suécia x Albânia


Grupo 2: Letônia e Suiça fizeram o jogo mais esperado do grupo. Jogando em casa, a Letônia saiu atrás do placar, gol de Frei (43'), mas viraram a partida, gols de Cauna (62') e Astafjevs (75'). Mas o atacante suíço Derdiyok (80') colocou números finais ao jogo.
O resultado seria ótimo para a Grécia, caso os gregos não tivessem conseguido apenas empatar com a Moldávia por 1 x 1. Gekas (33') fez o gol grego, mas os donos da casa empataram no último minuto.
Israel fez 7 x 0 em Luxemburgo e segue com chances.

Class.: Suíça 17, Grécia 14, Letônia 14, Israel 12, Luxemburgo 5 e Moldávia 3

9ª rodada: Grécia x Letônia, Luxemburgo x Suíça e Israel x Moldávia
10ª rodada: Grécia x Luxemburgo, Suíça x Israel e Letônia x Moldávia


Grupo 3: A Eslováquia obteve excepcional triunfo sobre a Irlanda do Norte, fora de casa, e praticamente se classificou. Sestak (15') e Holosko (67') deixaram os eslovacos cinco pontos à frente do segundo colocado, os próprios norte-irlandeses, que têm um jogo a mais.
Outra equipe na vice-liderança é a Eslovênia, que fez 3 x 0 na Polônia.
Na outra partida, a Rep. Tcheca goleou San Marino por 7 x 0, com destaque para Milan Baros, autor de quatro gols. Sverkos(2x) e Necid completaram.

Class.: Eslováquia 19, Eslovênia 14, Irlanda do Norte 14, Rep. Tcheca 12, Polônia 11 e San Marino 0

9ª rodada: Eslováquia x Eslovênia e Rep. Tcheca x Polônia
10ª rodada: San Marino x Eslovênia, Polônia x Eslováquia e Rep. Tcheca x Irlanda do Norte


Grupo 4: Sem qualquer dificuldade, a Alemanha fez 4 x 0 no Azerbaijão, gols de Ballack (14'), Klose (55' e 66') e Podolski (71').
A Rússia segue não dando chances dos alemães respirarem: vitória sobre o País de Gales, em Cardiff, por 3 x 1, gols de Semshov (36'), Ignashevich (72') e Pavlyuchenko (91'), enquanto James Collins (54') descontou para os galeses.
Liechtenstein e Finlândia ficaram no 1 x 1. Destaque para o gol finlandês, marcado pelo interminável Litmanen.

Class.: Alemanha 22, Rússia 21, Finlândia 14, País de Gales 9, Liechtenstein 2 e Azerbaijão 1

9ª rodada: Rússia x Alemanha, Finlândia x País de Gales e Liechtenstein x Azerbaijão
10ª rodada: Liechtenstein x País de Gales, Alemanha x Finlândia e Azerbaijão x Rússia

Rússia x Alemanha, o melhor jogo da 9ª rodada. Se a Rússia vencer, deve jogar os alemães para a repescagem.


Grupo 5: A Espanha vem se divertindo bastante nas eliminatórias: 3 x 0 sobre a Estônia, gols de Fabregas (33'), Cazorla (82') e Mata (93'), e vaga assegurada.
No grande confronto do grupo, Bósnia e Turquia ficaram no 1 x 1. Os turcos saíram na frente logo aos quatro minutos, com Emre, mas Salihovic (25'), em bela cobrança de falta, empatou, resultado bom para os bósnios, que não terão no confronto contra a Espanha o jogo decisivo, desde que não aprontem na próxima rodada.
Armênia 2 x 1 Bélgica completaram o grupo.

Class.: Espanha 24, Bósnia 16, Turquia 12, Bélgica 7, Estônia 5 e Armênia 4

9ª rodada: Estônia x Bósnia, Bélgica x Turquia e Armênia x Espanha
10ª rodada: Bósnia x Espanha, Estônia x Bélgica e Turquia x Armênia


Grupo 6: A Inglaterra não enfrentou nenhuma dificuldade em golear a Croácia por 5 x 1, gols de Lampard (7' e 59'), Gerrard (18' e 66') e Rooney (77'), enquanto Eduardo da Silva (72') descontou para os visitantes. A derrota seria péssima para os croatas, caso a...
... a Ucrânia não empatasse, fora, com a Bielo-rússia, por 0 x 0. Os ucranianos têm um jogo a menos e dois pontos pra tirar da Croácia, o problema é quem enfrentarão na próxima rodada...

Class.: Inglaterra 24, Croácia 17, Ucrânia 15, Bielo-rússia 10, Cazaquistão 6 e Andorra 0

9ª rodada: Ucrânia x Inglaterra e Bielo-rússia x Cazaquistão
10ª rodada: Andorra x Ucrânia, Cazaquistão x Croácia e Inglaterra x Bielo-rússia

A matemática ucraniana é simples: se vencer a Inglaterra, estão na repescagem, pois enfrentam Andorra logo em seguida.


Grupo 7: A Sérvia perdeu a primeira de duas chances que terá para se classificar diante dos seus torcedores. Jogando em Belgrado, empate por 1 x 1 com a França: Milijas (13'), num pênalti que ocasionou a expulsão do goleiro Lloris, abriu o placar, mas Henry (31'), o melhor em campo, empatou. O resultado não é ruim para os sérvios, mas jogar em casa com um homem a mais o jogo todo praticamente soou como frustrante o empate.
Romênia e Áustria ficaram no 1 x 1, enquanto (acreditem!) as Ilhas Faroe venceram a Lituânia por 2 x 1.

Class.: Sérvia 19, França 15, Áustria 11, Lituânia 9, Romênia 9 e Ilhas Faroe 4

9ª rodada: Sérvia x Romênia, Áustria x Lituânia e França x Ilhas Faroe
10ª rodada: França x Áustria, Lituânia x Sérvia e Romênia x Ilhas Faroe


Grupo 8: A Itália bateu a Bulgária por 2 x 0, gols de Grosso (11') e Iaquinta (40'), e só uma catástrofe para tirar os atuais campeões do Mundial.

Class.: Itália 20, Irlanda 16, Bulgária 11, Chipre 6, Montenegro 5 e Geórgia 3

9ª rodada: Irlanda x Itália, Chipre x Bulgária e Montenegro x Geórgia
10ª rodada: Irlanda x Montenegro, Itália x Chipre e Bulgária x Geórgia


Grupo 9: Já classificada, a Holanda manteve os 100% ao bater a Escócia, fora, por 1 x 0, gol de Elia (81'), eliminando os escoceses e ajudando a Noruega, que fez 2 x 1 na Macedônia, gols de Helstad (2') e John Arne Riise (25'). Porém, dificilmente a Noruega não será a pior segunda colocada.

Class.: Holanda 24, Noruega 10, Escócia 10, Macedônia 7 e Islândia 5

Não há mais jogos a serem realizados.


CONCACAF

A lógica começa a ser reestabelecida. Após a disputa da oitava e antepenúltima rodada, Estados Unidos e México voltam a aparecer nas duas primeiras colocações.

Jogando fora de casa, os norte-americanos fizeram 1 x 0 em Trinidad e Tobago, gol de Ricardo Clark (62').
Já os mexicanos suaram para vencer, na Cidade do México, os então líderes hondurenhos: 1 x 0, gol do 'promissor' Cuauhtemoc Blanco (75').
Quem resolveu aprontar foi a Costa Rica, perdendo para El Salvador por 1 x 0, no último minuto. Os costarriquenhos somam sua terceira derrota consecutiva.

Class.: Estados Unidos 16, México 15, Honduras 13, Costa Rica 12, El Salvador 8 e Trinidad e Tobago 5

9ª rodada: Honduras x Estados Unidos, México x El Salvador e Costa Rica x Trinidad e Tobago
10ª rodada: El Salvador x Honduras, Trinidad e Tobago x México e Estados Unidos x Costa Rica


África

Grupo 1: Camarões bateu novamente o Gabão, dessa vez por 2 x 1, gols de Makoun (24') e Eto'o (64'), enquanto Cousin (90') descontou para os visitantes.

Class.: Camarões 7, Gabão 6, Togo 5 e Marrocos 3

5ª rodada: Camarões x Togo e Gabão x Marrocos
6ª rodada: Togo x Gabão e Marrocos x Camarões


Grupo 2:
Class.: Tunísia 8, Nigéria 6, Moçambique 4 e Quênia 3

5ª rodada: Tunísia x Quênia e Nigéria x Moçambique
6ª rodada: Quênia x Nigéria e Moçambique x Tunísia


Grupo 3:
Class.: Argélia 10, Egito 7, Zâmbia 4 e Ruanda 1

5ª rodada: Zâmbia x Egito e Argélia x Ruanda
6ª rodada: Egito x Argélia e Ruanda x Zâmbia


Grupo 4:
Class.: Gana 12, Mali 5, Benin 4 e Sudão 1

5ª rodada: Mali x Sudão e Benin x Gana
6ª rodada: Sudão x Benin e Gana x Mali


Grupo 5:
Class.: Costa do Marfim 12, Burkina Faso 6, Guiné 3 e Malawi 3

5ª rodada: Malawi x Costa do Marfim e Guiné x Burkina Faso
6ª rodada: Costa do Marfim x Guiné e Burkina Faso x Malawi

3 comentários:

carlos disse...

auhauhauhauhauh rsrsssssss ihihihiiiii Estou rindo da cara do Maradona.....rssss Mas eu nao queria a Argentina fora da Copa, mas ve-los na repescagem será muito divertido. Alias, indo para copa seria muito bom o Brasil cruzar com a Argentina e de novo ensina-los de uma vez por todas que o melhor futebol está com o Brasil (pelo menos em relaçao a eles) e que Maradona jogador, só pode ser comparado com Zico e nunca com Pelé

Anônimo disse...

Mew, essa da Arábia contra o Bahrein foi demais, cara... eu me arrepiei vendo o vídeo... é sensacional ver o choque cultural, ver os caras lotando o estádio com a mesma paixão que os ocidentais, mas à maneira deles, com turbantes e túnicas, com suas aparências mouras... sensacional MESMO, e os gols também foram incríveis. O segundo gol da Arábia é gol TOTALMENTE de raça, de desespero. E o gol do Bahrein jogou TODOS ao chão, os felizes e os tristes. Demais mew, demais mesmo.

(Você tem leitores!!!!!! \o/)

André Renato disse...

Sem dúvida! É engraçado imaginar a Argentina tendo que viajar até Honduras ou Costa Rica por uma vaga na Copa! haha
Essa discussão Maradona x Pelé só existe na Argentina, aqui no Brasil a gente nem fala muito disso, pois é TÃO evidente que o Pelé foi melhor que nem vale a pena discutir.


Houve trinta e quatro jogos de eliminatórias nessa quarta-feira, e esse Arábia Saudita x Bahrain foi, disparado, o mais legal. É sensacional muito pelo choque cultural também, temos a visão de que só nós (sul-americanos e europeus) gostamos de futebol, e ver algo assim é demais, nos enriquece.