30 de setembro de 2009

Liga dos Campeões: Panorama da 2ª Rodada

Terça-feira:

Grupo E
Não dá para chamar de zebra, mas a vitória da Fiorentina sobre o Liverpool por 2 x 0, ainda que como mandante, não é comum. Destaque para a joia montenegrina, Stevan Jovetic, de 19 anos, autor dos gols.
Na outra partida, os húngaros do Debrecen, após deixarem boa impressão na estreia, perderam em casa para o Lyon por 4 x 0: em 24 minutos o placar já anotava três tentos para os franceses, gols de Källström, Pjanic e Govou. No segundo tempo, Gomis fechou a goleada.


Jovetic mostrando que não é apenas mais um rostinho bonito. Benayoun também.

O Lyon lidera o grupo com 6 pontos, seguido por Fiorentina e Liverpool com 3. O Debrecen ainda não pontuou.

Grupo F
Jogando fora de casa, a Inter de Milão apenas empatou com o Rubin Kazan, atual campeão russo, por 1 x 1. Na realidade, o "apenas" é elogio, pois o time de José Mourinho tomou sufoco dos russos, com bola na trave e tudo. Logo aos 11', Alejandro Domínguez, num grande gol, pôs os donos da casa em vantagem, mas pouco tempo depois, após belo cruzamento de Maicon, o sérvio Stankovic, de cabeça, empatou.
Na outra partida... Bem, na outra partida estava em campo o Barcelona, no Camp Nou. Logo, show. Não no placar, num "magro" 2 x 0 sobre o Dynamo Kiev, graças a grande atuação do lendário goleiro Shovkovskiy, mas não haverá tão cedo um time que toque a bola como faz o Barcelona. Aproveitem e assistam ao maior número de jogos possível do time de Josep Guardiola.
Messi, na primeira etapa, e Pedro, no segundo tempo, fizeram os gols.

O Barcelona lidera com 4 pontos, seguido pelo Dynamo com 3, Inter com 2 e Rubin com 1.

Grupo G
Grande vitória do Sevilla sobre o Rangers, por 4 x 1, em Glasgow. Não me recordo de um time escocês levando goleada atuando em casa, ainda mais porque costumam jogar em esquemas bem ofensivos, tipo 4-5-1, 4-1-4-1... Enfim, gols de Konko, Adriano, Luis Fabiano e Kanouté para os andaluzes, enquanto Nacho Novo fez para o Rangers.
No outro jogo, Unirea Urziceni fez seu primeiro ponto numa fase de grupos da Champions League, ao empatar, em casa, com o Stuttgart. Tasci abriu o placar para os alemães, mas Varga empatou.

O Sevilla lidera folgado, com 6 pontos, contra 2 do vice-líder Stuttgart, enquanto Unirea e Rangers aparecem com 1 ponto ganho.

Grupo H
Jogando contra um paredão chamado Antonios Nikopolidis - o George Clooney grego -, o Arsenal fez 2 x 0 sobre o Olympiacos, em Londres. Van Persie abriu o placar somente aos 33 minutos do 2º tempo, enquanto Arshavin, num impedimento bem brasileiro, fez o segundo, de letra.
Na outra partida, o AZ Alkmaar provavelmente enterrou sua chance de se classificar, ao tomar um gol do Standard Liège no fim da partida. El Hamdaoui abriu o placar para os donos da casa, no início do segundo tempo, mas Moussa Traoré, aos 46, empatou para os belgas.

O Arsenal lidera com 6 pontos, seguido por Olympiacos com 3 e Standard e AZ Alkmaar com 1.


Quarta-feira:

Grupo A
Primeiro tempo eletrizante, segundo tempo frustrante. Foi assim o esperado duelo entre Bayern de Munique e Juventus, na Alemanha, que terminou sem gols.
O Bordeaux cumpriu seu papel - com sufoco, é verdade - e bateu o Maccabi Haifa por 1 x 0, na França. O zagueiro Ciani, aos 38 do segundo tempo, fez o gol da importante vitória dos girondinos.

Bayern e Bordeaux lideram com 4 pontos, seguido da Juve com 2 pontos. O Maccabi ainda não pontuou.

Grupo B
Com dois belos gols, o CSKA Moscou fez o dever de casa e bateu o Besiktas por 2 x 1. O ótimo meia atacante Alan Dzagoev, de 19 anos, abriu o placar num chutaço de fora da área. Incrível como mesmo com a pouca idade, Dzagoev já não parece ser mais mera promessa, e sim uma grande realidade. O sérvio Krasic marcou o segundo gol russo, enquanto Ekrem Dag, nos acréscimos, fez o primeiro do time turco na competição.
Na outra partida, o Wolfsburg visitou o Manchester United e saiu derrotado. Abriu o placar com o bósnio Dzeko, mas três minutos depois, Ryan Giggs, num início de temporada monstruoso, marcou para os Devils. Coube a Michael Carrick virar a partida para os ingleses, que lideram o grupo com 6 pontos, seguido por Wolfsburg e CSKA, com 3, e Besiktas, sem pontos.


Dzagoev (à esquerda) comemora com o nigeriano Odiah seu gol.

Grupo C
"Não dá para perder pontos para o Zürich", ou então: "Parece time amador". Esses foram alguns dos doces adjetivos que o FC Zürich recebeu na primeira rodada, após ser goleado em casa pelo Real Madrid. Pois bem, o time foi para Milão, enfrentar o lamentável Milan, e... Venceu. Em pleno San Siro, o Milan conseguiu ser derrotado pelo Zürich por 1 x 0, gol de Tihinen, de letra, aos 10 minutos. Fundo do poço.
Já o Real Madrid segue 100% na temporada. A vítima dessa vez foi o Olympique de Marseille, no Santiago Bernabéu. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro e o terceiro, enquanto Kaká, de pênalti, fez o segundo. Mas não foi assim uma molezinha a partida, o primeiro tempo terminou 0 x 0, numa boa partida dos franceses. Após sofrerem o primeiro gol, aí desandou.

Os merengues lideram com 6 pontos, seguido pelo surpreendente Zürich com 3, Milan com 3 também e Marseille sem pontuar.

Grupo D
Após magnífico empate fora de casa na estreia, contra o Atlético de Madrid, os cipriotas do APOEL Nicosia receberam o Chelsea, e perderam por um honroso 1 x 0, gol de Anelka, aos 18 minutos. Até aqui, engana-se quem achava que o APOEL seria a baba do grupo.
Título esse que tem ficado para o Atlético de Madrid. Já não bastasse a bonita campanha na Liga Espanhola, ocupando uma bela 18ª colocação, os colchoneros estão na lanterna do grupo, após perder por 2 x 0 para o Porto, fora de casa. Falcao García e Rolando marcaram os gols.

O Chelsea lidera com 6 pontos, seguido pelo Porto com 3 e APOEL e Atlético com 1.


Números da segunda rodada:
Gols - 35 (média de 2.18 por partida)
Vitória dos mandantes - 8
Vitória dos visitantes - 4
Empates - 4
Jogo com mais gols - Rangers 1 x 4 Sevilla
Artilheiros da rodada - Cristiano Ronaldo e Jovetic (2 gols)

Artilheiros:
Cristiano Ronaldo(Real Madrid) - 4
Grafite(Wolfsburg) - 3
Anelka(Chelsea), Inzaghi(Milan), Thomas Müller(Bayern), Jovetic(Fiorentina), Alejandro Domínguez(Rubin Kazan), Pjanic(Lyon), Luis Fabiano(Sevilla) e Dzagoev(CSKA Moscou) - 2

* Clique sobre o grupo para ver a classificação completa, ficha das partidas e próximas rodadas

Um comentário:

Juliana disse...

Tô te seguindo!!!! Me segue também, tá?