26 de outubro de 2009

E depois reclamam da audiência...

Há coisas que me causam certo nojo na imprensa esportiva. Ver horas gastas pra discutir se houve ou não pênalti é uma delas, em detrimento a discussões interessantes e úteis, como, por exemplo, os horários das partidas do Campeonato Brasileiro.

O Brasil é o ÚNICO país do mundo que tem a "brilhante" ideia de marcar três clássicos pro mesmo horário. Como se um paulista não se interessasse em assistir Inter x Grêmio ou um paranaense não se interessasse por Santos x São Paulo.

O mais revoltante de tudo é saber que isso só acontece por causa da simpática emissora, comumente situada no canal 5. Ou seja, ao invés de termos um jogo em cada horário, são todos às 16h. É como se, ao mesmo tempo, jogassem Chelsea x Arsenal e Manchester United x Liverpool e você tivesse que optar por um. Ou optar entre Lazio x Roma e Inter de Milão x Milan.

E sim, dá pra fazer isso. Estamos falando de domingo, dia em que, via de regra, não se trabalha, logo, tem-se o dia inteiro pra ir ao estádio. A partir do meio dia, cada clássico de duas em duas horas (com TV aberta transmitindo apenas para as localidades do clássico, o resto do Brasil é pay-per-view mesmo, pra ideia não parecer utópica).

Imaginem: acorda às 11h e sabe que, daqui a pouco, começa Coritiba x Atlético Paranaense. Assiste sabendo que, logo ao terminar, já vem "apenas" um Internacional x Grêmio pra assistir. Assiste sabendo que, instantes após o jogo, começa Santos x São Paulo. E encerra assistindo Botafogo x Flamengo.

Isso valoriza o produto, coisa que a dondoca não sabe fazer, pois importante é o Faustão, no ar desde 12 d.C.

É por essa e (muitas) outras coisas que meu time começava sua vitória na Vila Belmiro e preferi terminar de assistir o clássico West Ham x Arsenal (que, pra constar, começou duas horas depois do início do clássico Liverpool x Man Utd).

Aí vem querer mudar a fórmula do campeonato por causa da audiência... Vai pro inferno.

16 comentários:

CARLOS disse...

MAIS UMA VEZ CONCORDO COM FUTEBOL AO CUBO. E JÁ QUE O SOL NASCEU PARA TODOS, CREIO QUE PODERIA SER UM JOGO EM CADA HORARIO E UM EM CADA EMISSORA, DUVIDO E DUVIDO MESMO QUE SE A MAIORIA NAO IRIA ASSISTIR, POIS NINGUEM AGUENTA MAIS DOMINGAO DO BOSTAO, BOBO LIBERATO, ELIENGANA, DIDI BOCÓ, ANA HITMAN, FORA DE RITMO, DOMINGO BESTAL, COM MERDA PORTIOLI, ETC.

Gremista Fanático disse...

Cara mandou bem, voce escreveu o que todos os torcedores e admiradores de futebol gostariam que acontecesse, mas com certeza se tratando de Brasil isso é uma baita utopia.
Mas segundo relatos da epoca Faustão data de uns 2 milhoes de anos AC, hauhauhauhauhauah, muito boa sua sacada, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Fernando Gonzaga disse...

fala mano...

você está coberto de razão...a Globo monta essa tabela com jogos simultâneos e de birra transmite apenas uma partida de cada rodada...isso é uma falta de respeito com os torcedores de todo o Brasil...ontem por exemplo, as 16horas aqui na minha região, foi transmitido o jogo entre Goiás x Fluminense, com tanto clássico, escolheram logo o pior jogo pra passar...

abraço!!!

Gremista Fanático disse...

Ai André, sobre seu comentario lá no blog a respeito da opinião da galera gremista sobre Autuori, eu particularmente não estou gostando em nada do trabalho dele e concordo no salto de qualidade do time com relação ao ano passado, logo teria que estar jogando melhor, um clube que não perde a mais de ano em casa não pode ter vencido apenas um jogo fora de casa, tem alguma coisa errada na forma da equipe atuar longe de casa e isso com certeza passa pela mão do tecnico, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Carlos Henrique Pereira disse...

Bom, acho que mais questões devem ser levadas em conta, até mesmo porque não é todo domingo que tem tanto clássico assim. Deve-se levar em conta também que pouca gente, mesmo gostando muito de futebol, tem disponibilidade para assistir a 3 jogos em seqüência.

Acredito que os clássicos devessem melhor dividos nos dois horários estabelecidos, 16h e 18:30h, mas com a condição de que seriam transmitidos pelo menos um em cada horário.

Além do mais, que os jogos transmitidos regionalmente fossem escolhidos de maneira melhor, de acordo com a importância do jogo e quantidade de torcedores dos times na região.

Ficar só metendo o pau na Globo também não dá jeito, até porque as demais emissoras infleizmente tem estrutura muito inferior. Vide Band, que concentra sua atenção no futebol Paulista de maneira absurda.

Abraço,

Visitem:
http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Lucho Cláudio disse...

"...simpática emissora, comumente situada no canal 5."

Aqui a Rede Bobo dá o ar da graça no canal 12. jeje!

ACHO QUE TU NÃO DEVERIA TER REGIONALIZADO TEU POST. =/


Muito bom texto, se estivesse sido postado no Blog do Juca Kfouri(ou do Luciano Burti..HAHA), já teria 12045 comentários e no mínimo uns 1000 desses iria dizer que ele era o melhor do Brasil e o assunto foi muito bem introduzido e blá.. blá mas como é o Dedé Renatovski e a fama não é tanta assim... tu já viu só alguns comentários e um idiota que só vem falar bobagem (quem seria esse!? hehe)!


Cara vai me dizer que teu blog é pior do de qualquer jornalista esportivo não tão famoso da Globo!? Muitos tem blogs ridículos (os especialistas em campeonatos nacionais da Europa SÃO MUITO BONS!), sá falam do Brasil e recebem uns 15 mil por mês, já nós...

Rodrigo Garcia disse...

É André até que não seria um má idéia.
Eu por exemplo,adoraria ter visto o Grenal de ontem.
Mas isso é uma discussão que levaríamos a um simpósio.
Agora,seria bem interessante ver um jogo as 10:30 da manhã de Domingo,acho que não seria absurdo nenhum.
Mas aí as emissoras teriam que mexer na grade de programação.
é uma discussão bem difícil de ser resolvida.Até porque temos vários interesses em jogo.
Valeu Garoto !

Raul Torres disse...

André, vc foi perfeito! Obrigado!

Abs!
http://nopiquedabola.wordpress.com

Anônimo disse...

Muito ruim as partidas no mesmo horário, ainda mais se tratando de clássicos. Mas, enquanto o futebol for comandado por ume emissora de TV e não por quem realmente deveria ser, vai ficar tudo na mesma.
Parabéns pela análise. Muito pertinente ao momento...

Cadê Meu Camisa 10? disse...

É André, e por isso que virei frequentador assíduo desse blog, grande post, e excelente tema para se debater... Ainda vivemos o coronelismo que essa rede vendida desdea ditadura impõe sobre nós.. Só dia que os clubes acordarem e perceberem que são maiores que essa emissora, as coisas vão mudar.. Faz tempo que somos marionetes do Plin-Pline daquela revista sem-vergonha que começa com V...

Abs,

Flávio Santos disse...

André,

Eu discordo em duas coisas na sua postagem (mesmo porque é um bom tema a ser debatido):

A maioria dos brasileiros não gosta do futebol enquanto espetáculo... só querem assistir jogos do próprio clube (ou no máximo de rivais regionais)... se transmitissem o Grenal ou Flamengo vs Botafogo para o Estado de São Paulo, no último domingo, a audiência seria baixa... um exemplo disso, é a fraquíssima audiência dos campeonatos europeus nos outros canais... a TV Gazeta passa jogos importantes o dia inteiro e não consegue a menor repercussão!

Também não vejo tantos motivos para criticar a TV Globo... o contrato é bilateral (assinado entre a emissoras e os clubes)... se a Vênus Platinada faz o quer, isso acontece pela incompetência dos clubes que não tem o menor poder de exigência!

Abraços

Anônimo disse...

Porra, assino embaixo. E o tom do texto ficou MUITO engraçado! Hahahahah, especialmente a parte do Faustão.

É foda né, é TÃO SIMPLES fazer o óbvio dar certo...

André Renato disse...

Carlos,
Eliengana foi excelente hahaha
O problema também passa pelas outras emissoras, pois não vejo qualidade em nenhuma delas pra levar o futebol a sério nesse país, vide quem são os comentaristas da Band.

Gremista,
Hahaha, pois é, o Faustão entretia os homens-de-neanderthal.

Acho que há sobre o Autuori o mesmo tipo de blindagem que há sobre o Kaká: é um cara culto, educado, então mal se critica. Fato é que o trabalho dele, ao meu ver, é muito aquém das expectativas, fora que ele chegou já mudando todo na Libertadores e quase foi eliminado pelo Caracas.

Fernando,
Putz, tanto clássico e ter que assistir Goiás x Fluminense é dose... Tipo hoje em São Paulo, quem não tiver pay-per-view vai ter que assistir o amistoso Vitória x Corinthians.

Carlos Henrique,
Então, cara, eu usei o final de semana de clássicos porque é o exemplo-mor da má organização dos horários, mas isso vale pra qualquer rodada. Acham, de maneira equivocada, que brasileiro só se interessa pelo jogo do seu time.

E que fique claro também que eu não tô dizendo que a Globo deva se transformar num canal de esportes, ela seguiria transmitindo ao vivo pra cada região apenas um jogo por dia, mas em horários diferentes.

Lucho,
Sério, meu? Eu juro que pensava que a Globo em tv aberta era sempre canal 5 no Brasil. Estranho pensar na Globo no 12 haha.

Já nós seguimos com raiva desses caras haha
Mas entre ter um blog livre e um blog rabo-preso, sou mais o primeiro, afinal, nenhum blogueiro da Globo/SporTv vai fazer o post que fiz.

Rodrigo Garcia,
Juro que pensei em jogos de manhã, cara, mas achei que causaria ainda mais a sensação de utópico. Eu apoio totalmente esse horário.

Raul,
Muito obrigado, meu caro!

Rodrigo Gomides,
É isso que desanima, saber que nem se fosse um assunto debatido pela imprensa já seria fácil de se mudar... Dá ódio.

Thiago,
Valeu, cara!
Com certeza, muito disso passa pela conivência dos clubes, que dependem do dinheiro dessa emissora e aceitam tudo que vem dela. Não há dúvidas que os clubes ganhariam muito mais com a maior valorização do produto, da marca, coisa que todos os jogos ao mesmo tempo não permite.

Flávio,
No meu post eu ia fazer um post scriptum falando que em breve entraria mais a fundo no tema Globo, mas deixei quieto. Sem dúvida não é apenas a Globo a culpada dessa história, é um contrato assinado pelos clubes também.

Friso mais uma vez que, por exemplo, Grêmio x Inter seria transmitido para o RS em tv aberta e para o restante do Brasil em PPV mesmo, senão a Globo viraria um canal de esportes.

Hugo,
Valeu! haha
O que mais me irrita são as coisas óbvias que SEQUER são discutidas, dá uma sensação de desânimo, atraso, de que ninguém se incomoda...


Abraços e obrigado a todos!

Felipe Delfim disse...

Caraca... mandou bem demais!...
A Globo e a CBF tem culpa no cartório sim... e essa ideia de clássicos de duas em duas horas, como comumente acontece na Inglaterra, seria sensacional!! Domingo fantástico!

Abração!!

http://deprimafc.blogspot.com/

Lucho Cláudio disse...

Cara nunca eu tinha descido tanto pra fazer um comentário.. fez muito sucesso o teu post, parabéns!

14 - MTV
12 - Rede Bobo
10 - Bandeirantes
07 - Cultura
05 - SBT
04 - Rede TV
02 - Record

Quando eu leio o caderno da programação da folha também dou muita risada dos canais... é estranho ver a Globo passando no canal 5...jeje

Lucho Cláudio disse...

Tremendo sucesso!