22 de janeiro de 2010

Quartas-de-final da Copa Africana

Nesta quinta-feira foram definidas as quartas-de-final da Copa Africana de Nações. Exceção feita a Zâmbia, não houve surpresas nos classificados. Aos confrontos:

Angola x Gana
Tirando o bizarro empate por 4 x 4 com Mali, onde vencia por 4 x 0, Angola jogou um bom futebol até aqui, com destaques para Gilberto e o artilheiro Flávio, que é a grande esperança dos Palancas Negras, mas, se jogar, será no sacrifício, pois se lesionou na segunda partida.

Já Gana, que perdeu Essien pro resto do torneio, lesionado, apresentou um futebol muito fraco, se classificou passando sufoco contra Burkina Faso. Destaques para Inkoom e Andre Ayew.

Palpite: Angola.

Costa do Marfim x Argélia
Após uma estreia ridícula contra Burkina Faso, não saindo do zero, a Costa do Marfim fez um ótimo jogo diante de Gana. Drogba ainda não empolgou, mas deve crescer no mata-mata. Destaque também para Gervinho.

Já a Argélia, depois de sofrer a maior zebra da competição até aqui, tomando um chocolate de Malawi na estreia, se recuperou com boa vitória sobre Mali. Vai depender muito de jogadores como Ziani e Ghezzal, pois, até agora, os argelinos só marcaram um mísero gol.

Palpite: Costa do Marfim

Egito x Camarões
É o grande jogo, repetindo a final de 2008. Os Faraós jogaram o melhor futebol da CAN até aqui, e parecem favoritas contra Camarões. Destaques para Emad Moteab, Zidan e pro sempre seguro zagueiro Said. Fora ter um bom time, é uma das poucas seleções africanas que tem um goleiro confiável: El-Hadary.

Já Camarões decepciona. Derrota pra Gabão, vitória no fim diante de Zâmbia e empate sofrido contra Tunísia. Eto'o até que não vem de todo mal, mas precisará fazer mais. Destaque também para Idrissou.

Palpite: Egito.

Zâmbia x Nigéria
Por incrível que pareça, Zâmbia foi a líder do seu grupo, jogando sempre um futebol ofensivo. Destaques para Chamanga, Mulenga e para os irmãos Felix e Christopher Katongo.

Já a seleção nigeriana foi claramente batida pelo Egito na estreia, mas se recuperou vencendo Benin e Moçambique. Destaques para Odemwingie e Obasi.

Palpite: Zâmbia.

- O vencedor de Angola x Gana pega Zâmbia ou Nigéria.

Quem quiser conferir o dia dos jogos é só acessar http://futebolaocuboafricancupquartas.blogspot.com/

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

E ai camarada, entao cara, não acompanhei os jogos ate aqui mas sempre quando chega as fases decisivas eu procuro assitir na medida do possivel. Só pra zoar, vou dar meus palpites aqui e depois a gente vê quem acertou mais. Eu vou nas seleçoes mais tradicionais no cenario mundial, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Nigéria, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Carol Sakurá disse...

Oi!
Sabe da minha predileção por Côte d'Ivoire...rsrsrs
Aposto em Drogba!

Bjão!

P. L. F. V. disse...

Meus palpites:

Angola
Costa do Marfim
Egito (talvez no melhor confronto das quartas)
Nigéria

Flávio Santos disse...

André,

É uma pena que eu não tenha condições de acompanhar a Copa Africana. Tenho vontade de assisti-la pra ter uma noção de como estão as seleções que participarão do Mundial 2.010 e também para ver as bizarrices...rs...
Pelo pouquíssimo que vejo de melhores momentos e pesquisas da internet, eu apostaria nos mais tradicionais. Talvez o Egito consiga surpreender.
Um detalhe curioso é que as estrelas européias raramente conseguem brilhar nos selecionados dos seus países!

Abraços