Há uma famosa frase de Friedrich Nietzsche que diz: "As convicções são cárceres".
Assistindo a entrevista onde Dunga afirma, de maneira categórica, que a lista pra Copa do Mundo não terá surpresas, lembrei dessa frase.
Ter convicção no que se faz é perfeitamente aceitável, mas há uma linha, bem tênue, entre convicção e estado de cegueira mental. Dunga não tem o direito (ainda que o cargo ocupante o sugira) de ir para a competição-mor do futebol com atletas em fase lamentável. Isso é tentativa de impôr uma convicção, já conseguida em muitos brasileiros, que o defendem quando se questiona algumas ausências dentre os selecionáveis ("Ronaldinho nunca jogou nada na seleção!", bradam). Na lista incluem-se Felipe Melo, constantemente vaiado pela torcida da Juventus; Júlio Baptista, reserva na Roma, e Adriano, que, polêmicas à parte, nem tecnicamente vem merecendo.
Mas o caso que mais me incomoda é o de Doni. Não compartilho da opinião geral e radical de que o ex-goleiro corintiano seja uma porcaria; ele realmente evoluiu na Roma. Mas não tá jogando, e não é de algumas semanas pra cá, é mais de meia temporada fora do time - primeiro por lesão, depois por, tecnicamente, perder a posição pra Júlio Sérgio.
Em contrapartida, Gomes vive uma fase espetacular no Tottenham, e não é de algumas semanas pra cá, é mais de meia temporada em altíssimo nível. Não fosse o goleiro ex-Cruzeiro e PSV, o Tottenham não estaria em quinto, lutando por vaga na Champions League. Sua exibição diante do Arsenal, na quarta-feira, foi heroica.
E quem vai pro Mundial? Doni.
Agora imaginemos: Cristiano Ronaldo arranca em direção ao gol de Júlio César, que comete pênalti e é expulso. Brasil perde o jogo, mas se classifica em segundo, enfrentando a Espanha nas oitavas-de-final. Com Doni, cuja última partida foi em 28 de fevereiro (!). Ou seja, de uma hora pra outra o Brasil pode precisar de um goleiro que estará inativo há quatro meses.
As convicções são cárceres...
17 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Dizem por ai que essa frase ele fez depois que conheceu o Dunga, kkkkkkkkkkkkkkkk, detalhe Nietzsche faleceu em 1900, kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Cara voce disse tudo, o post é de uma sabedoria incrivel, parabens, voce citou exemplos inclusive que podem muito bem acontecer e nos deixar numa pior na Copa tudo pela tal convicção do Dunga, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Falemos o português claro, o Dunga é BURRO, só pode. Muita gente aqui no Brasil e lá fora vivendo grande fase e ele vai convocar jogadores que nada vem fazendo ultimamente. O Dunga viaja e na Copa com esse time tenho certeza que estaremos ferrados.
Abraços
Torço pro Brasil sempre,mais queria que um dia o Dunga quebrasse a cara !Que desgraça véio.
paassa la www.nickolasblog.zip.net Abraço
Fala André!!
Eu acho engraçado também como o Dunga muda de convicção de uma hora pra outra. Ele era um ferrenho defensor da máxima "Futebol é momento". Convocava os caras que estavam em melhor fase, independente se tinham nome forte ou não. Mas dava certo.
Agora, insiste em querer ser o certão. Tudo bem que a seleção, sob o que ele fez, deu muito certo, afinal é o treinador que conseguiu o melhor aproveitamento dos últimos que passaram. Mas tenho medo do Brasil ruir na Copa por causa disso. Do sentimento de "estou sempre certo e o resto do mundo está errado" do Dunga.
Abração!!
Andre Renato parabéns pelo txt e pela otima citação.
Para falar a verdade, eu estava apreciando essa convicção do Dunga que me lembrava muito o felipão em 2002, preferindo preservar o grupo do que levar o Romário. Mas hj já não tenho mais tanta certeza se isso é o melhor caminho.
A seleção está com vários jogadores que estão ou na reserva dos seus times, como vc citou o J. Batista, Doni, ou machucado, como o kaka que não joga a 5 semanas.
Não sei mais se esse é o caminho correto, só sei que o dunga está assumindo um baita responsabilidade.
Ah! Nem sei mais o que escrever do BBunga... Só sei que sinto uma raiva cada vez maior após cada entrevista dele.
Quero, também, que ele perca logo a Copa e volte pra casa com o rabinho de pom-pom (kkk) entre as pernas.
Oxiii paii, esse teu texto aí apavorou. Parabéns! UQcauQCAUQCauq
Saludos!
NAO SEI NAO, TENHO A IMPRESSAO QUE QUEM ESCALA A SELEÇAO BRASILEIRA SAO OS PATROCINADORES OU INVESTIDORES, OU PARCEIROS COMERCIAIS OU REDE DE TVs. ACHO QUE ATÉ O TECNICO É ESCALADO DE ACORDO COM O MERCHAND DO MOMENTO. A ESCALAÇAO DA SELEÇAO DO POVO BRASILEIRO CHEGA A SER BEM DIFERENTE DOS QUE VAO PARA A COPA. ISTO EXPLICA O PORQUE DE TANTO ``ESTRANGEIROS`` NA SELEÇAO E MUITOS CRAQUES JOGANDO NO BRASIL SAO ESQUECIDOS. TUDO É DINHEIRO E MAIS DINHEIRO.....
André,
Ótimo texto. E se eu fosse você, investiria mais nessa linha textual das últimas 3 postagens. Só teria a ganhar assim.
O Dunga parece que morrerá abraçado com suas convicções. E o Doni não é o único caso.
Abrações
acho que o Duinga teve seus méritos e tem suas convicções . O trabalho dele é muito bom em números , resultados e o grupo reflete o que ele fez em todo esse tempo. ninguém se revoltou contra ele, ao contrário dos antecessores dele. Deixemos o cara trabalhar. O neymar é craque mas com a amarelinha será o mesmo? robinho não o é...de mais a mais , andei meio sumido , mas apareça lá pelo blog, cara nova , visual novo url nova e rádio nova a 1440 am transmitindo jogos...abs< leandro
Dunga tenta ser fiel a quem lhe ajudou no começo. Muitos falam do Ganso na seleção. Se ele pudesse levar um a mais, COM CERTEZA O LEVARIA. O problema é que ele vai ter que tirar um, e ele não quer fazer isso com quem lhe ajudou quando ele mais precisou. E a febre sobre o Ronaldinho Gaúcho é justamente negada porque o mesmo não foi solidário na Copa América de 2007.
Agora, no caso Doni, eu concordo. Eu compartilho da opinião de que ele é fraco, e acima disso, não é goleiro de seleção. Não é nem questão de confiar ou ser solidário, mas aí uma questão técnica...
Bom que consegui um tempinho para visitar seu blog (sensacional). Fazia tempo que não aparecia por aqui. hahahaha
Postar um comentário