17 de abril de 2010

Nietzsche x Dunga

Há uma famosa frase de Friedrich Nietzsche que diz: "As convicções são cárceres".

Assistindo a entrevista onde Dunga afirma, de maneira categórica, que a lista pra Copa do Mundo não terá surpresas, lembrei dessa frase.

Ter convicção no que se faz é perfeitamente aceitável, mas há uma linha, bem tênue, entre convicção e estado de cegueira mental. Dunga não tem o direito (ainda que o cargo ocupante o sugira) de ir para a competição-mor do futebol com atletas em fase lamentável. Isso é tentativa de impôr uma convicção, já conseguida em muitos brasileiros, que o defendem quando se questiona algumas ausências dentre os selecionáveis ("Ronaldinho nunca jogou nada na seleção!", bradam). Na lista incluem-se Felipe Melo, constantemente vaiado pela torcida da Juventus; Júlio Baptista, reserva na Roma, e Adriano, que, polêmicas à parte, nem tecnicamente vem merecendo.

Mas o caso que mais me incomoda é o de Doni. Não compartilho da opinião geral e radical de que o ex-goleiro corintiano seja uma porcaria; ele realmente evoluiu na Roma. Mas não tá jogando, e não é de algumas semanas pra cá, é mais de meia temporada fora do time - primeiro por lesão, depois por, tecnicamente, perder a posição pra Júlio Sérgio.

Em contrapartida, Gomes vive uma fase espetacular no Tottenham, e não é de algumas semanas pra cá, é mais de meia temporada em altíssimo nível. Não fosse o goleiro ex-Cruzeiro e PSV, o Tottenham não estaria em quinto, lutando por vaga na Champions League. Sua exibição diante do Arsenal, na quarta-feira, foi heroica.

E quem vai pro Mundial? Doni.

Agora imaginemos: Cristiano Ronaldo arranca em direção ao gol de Júlio César, que comete pênalti e é expulso. Brasil perde o jogo, mas se classifica em segundo, enfrentando a Espanha nas oitavas-de-final. Com Doni, cuja última partida foi em 28 de fevereiro (!). Ou seja, de uma hora pra outra o Brasil pode precisar de um goleiro que estará inativo há quatro meses.

As convicções são cárceres...

10 comentários:

Gremista Fanático disse...

Dizem por ai que essa frase ele fez depois que conheceu o Dunga, kkkkkkkkkkkkkkkk, detalhe Nietzsche faleceu em 1900, kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Cara voce disse tudo, o post é de uma sabedoria incrivel, parabens, voce citou exemplos inclusive que podem muito bem acontecer e nos deixar numa pior na Copa tudo pela tal convicção do Dunga, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Claudio Henrique disse...

Falemos o português claro, o Dunga é BURRO, só pode. Muita gente aqui no Brasil e lá fora vivendo grande fase e ele vai convocar jogadores que nada vem fazendo ultimamente. O Dunga viaja e na Copa com esse time tenho certeza que estaremos ferrados.

Abraços

Nickolas Sobral disse...

Torço pro Brasil sempre,mais queria que um dia o Dunga quebrasse a cara !Que desgraça véio.
paassa la www.nickolasblog.zip.net Abraço

Felipe Delfim disse...

Fala André!!

Eu acho engraçado também como o Dunga muda de convicção de uma hora pra outra. Ele era um ferrenho defensor da máxima "Futebol é momento". Convocava os caras que estavam em melhor fase, independente se tinham nome forte ou não. Mas dava certo.

Agora, insiste em querer ser o certão. Tudo bem que a seleção, sob o que ele fez, deu muito certo, afinal é o treinador que conseguiu o melhor aproveitamento dos últimos que passaram. Mas tenho medo do Brasil ruir na Copa por causa disso. Do sentimento de "estou sempre certo e o resto do mundo está errado" do Dunga.

Abração!!

zulis disse...

Andre Renato parabéns pelo txt e pela otima citação.
Para falar a verdade, eu estava apreciando essa convicção do Dunga que me lembrava muito o felipão em 2002, preferindo preservar o grupo do que levar o Romário. Mas hj já não tenho mais tanta certeza se isso é o melhor caminho.
A seleção está com vários jogadores que estão ou na reserva dos seus times, como vc citou o J. Batista, Doni, ou machucado, como o kaka que não joga a 5 semanas.
Não sei mais se esse é o caminho correto, só sei que o dunga está assumindo um baita responsabilidade.

Lucho Cláudio disse...

Ah! Nem sei mais o que escrever do BBunga... Só sei que sinto uma raiva cada vez maior após cada entrevista dele.

Quero, também, que ele perca logo a Copa e volte pra casa com o rabinho de pom-pom (kkk) entre as pernas.

Oxiii paii, esse teu texto aí apavorou. Parabéns! UQcauQCAUQCauq


Saludos!

CARLOS disse...

NAO SEI NAO, TENHO A IMPRESSAO QUE QUEM ESCALA A SELEÇAO BRASILEIRA SAO OS PATROCINADORES OU INVESTIDORES, OU PARCEIROS COMERCIAIS OU REDE DE TVs. ACHO QUE ATÉ O TECNICO É ESCALADO DE ACORDO COM O MERCHAND DO MOMENTO. A ESCALAÇAO DA SELEÇAO DO POVO BRASILEIRO CHEGA A SER BEM DIFERENTE DOS QUE VAO PARA A COPA. ISTO EXPLICA O PORQUE DE TANTO ``ESTRANGEIROS`` NA SELEÇAO E MUITOS CRAQUES JOGANDO NO BRASIL SAO ESQUECIDOS. TUDO É DINHEIRO E MAIS DINHEIRO.....

Flávio Santos disse...

André,

Ótimo texto. E se eu fosse você, investiria mais nessa linha textual das últimas 3 postagens. Só teria a ganhar assim.
O Dunga parece que morrerá abraçado com suas convicções. E o Doni não é o único caso.

Abrações

Impasse Livre disse...

acho que o Duinga teve seus méritos e tem suas convicções . O trabalho dele é muito bom em números , resultados e o grupo reflete o que ele fez em todo esse tempo. ninguém se revoltou contra ele, ao contrário dos antecessores dele. Deixemos o cara trabalhar. O neymar é craque mas com a amarelinha será o mesmo? robinho não o é...de mais a mais , andei meio sumido , mas apareça lá pelo blog, cara nova , visual novo url nova e rádio nova a 1440 am transmitindo jogos...abs< leandro

Stefano Bozza disse...

Dunga tenta ser fiel a quem lhe ajudou no começo. Muitos falam do Ganso na seleção. Se ele pudesse levar um a mais, COM CERTEZA O LEVARIA. O problema é que ele vai ter que tirar um, e ele não quer fazer isso com quem lhe ajudou quando ele mais precisou. E a febre sobre o Ronaldinho Gaúcho é justamente negada porque o mesmo não foi solidário na Copa América de 2007.
Agora, no caso Doni, eu concordo. Eu compartilho da opinião de que ele é fraco, e acima disso, não é goleiro de seleção. Não é nem questão de confiar ou ser solidário, mas aí uma questão técnica...

Bom que consegui um tempinho para visitar seu blog (sensacional). Fazia tempo que não aparecia por aqui. hahahaha