20 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 10 (1): Paraguai vence e convence

Na abertura do Grupo F, o Paraguai enfrentou a Eslováquia e venceu por 2 x 0, gols de Enrique Vera e Cristian Riveros, e assumiu provisoriamente a liderança do grupo, com 4 pontos. Mais do que vencer, a seleção guarani mostrou um futebol ofensivo.

Diferente do que fez na estreia, diante da Itália, onde jogou num 4-4-2 rigorosamente em linha, dessa vez Gerardo Martino mandou a equipe no 4-3-3, com Lucas Barrios pela direita, Roque Santa Cruz no centro e Haedo Valdez pela esquerda.

O lateral esquerdo Morel Rodríguez apoiava bastante, e com isso Riveros subia menos que Vera, ótima opção ofensiva na partida, aparecendo como elemento surpresa entre os zagueiros eslovacos pra marcar o primeiro gol.


No segundo tempo, com pouco menos de 25 minutos, Martino voltou para o esquema da partida anterior, tirando Valdez e colocando Aureliano Torres, titular contra a Azzurra.

A Eslováquia alternou entre o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1. No primeiro, Strba era o volante único, enquanto no segundo esquema tinha a companhia de Kozak pra fazer a saída de bola.

Assim como na partida contra a Nova Zelândia, onde sofreu o empate no último minuto, Vladimir Weiss foi o melhor em campo, levando perigo na individualidade. E mais uma vez, Marek Hamsik, maior estrela e capitão do time, esteve discreto, fazendo Copa decepcionante até aqui.



Ficha da partida:

Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Salata(83' Stoch) e Durica; Strba; Weiss, Hamsik, Kozak e Vittek; Sestak(70' Holosko).
Téc.: Vladimir Weiss.

Paraguai: Villar; Bonet, Paulo da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguez; Vera(88' Edgar Barreto), Victor Cáceres e Riveros; Barrios(82' Óscar Cardozo), Roque Santa Cruz e Haedo Valdez(68' Aureliano Torres).
Téc.: Gerardo Martino.

Melhor em campo FIFA: Enrique Vera


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Flávio Santos disse...

Os sul-americanos estão bem demais na Copa. Talvez corramos o risco de assistir uma Copa América a partir das quartas-de-final...rs...
O Paraguai é um time acertado e com alguns bons jogadores. Pode ir longe num torneio tão nivelado.