21 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 11 (1): Portugal goleia e está virtualmente classificado

No fechamento da segunda rodada do Grupo G, a seleção de Portugal não teve dó da Coreia do Norte e aplicou 7 x 0, a maior goleada da competição até aqui, e que dificilmente será superada. Os gols foram de Raúl Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (2x), Liédson e Cristiano Ronaldo.

A situação do grupo: Brasil 6 (+3), Portugal 4 (+7), Costa do Marfim 1 (-2) e Coreia do Norte 0 (-8). Na última rodada, Portugal joga, no mínimo, por um empate contra o Brasil, mas mesmo que perca deve se classificar, pois a Costa do Marfim precisa tirar muito saldo contra os norte-coreanos. Lembrando que os portugueses jogam a possibilidade de terminarem em primeiro no grupo, caso vençam a seleção brasileira.

Taticamente falando, Carlos Queiroz mandou a campo o mesmo 4-3-3, mas com várias alterações de jogadores: saíram Paulo Ferreira, Deco, Danny e Liédson, e entraram Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida. Dessas, apenas a de Miguel não teve impacto positivo, as outras três se mostram melhores opções, já que faz tempo que Deco não é mais o mesmo.


Pedro Mendes é o volante fixo, e isso dá bastante liberdade pros seus companheiros Raúl Meireles e Tiago subirem ao ataque. Diferente de outras seleções que tentam jogar nesse esquema, como Camarões e Costa do Marfim, no caso português há qualidade de passe dos meio campistas.

A Coreia do Norte entrou novamente no 5-3-2 da derrota para o Brasil, mas com uma postura diferente, não se encolhendo em seu campo. Por conta disso, dá pra dizer que, quando sofreu o 1 x 0, era um resultado injusto, os norte-coreanos faziam um bom jogo, levando perigo ao gol de Eduardo.


Na volta do intervalo, com apenas um gol de desvantagem, Kim Jong-Hun mudou para um 3-5-2, colocando seus laterais como alas. Foi catastrófico, tomando seis gols em 45 minutos. Uma pena pra uma seleção que se mostrou valente. E fica a curiosidade: a Coreia do Norte só fez a sua primeira falta na partida aos 8 minutos do segundo tempo.


Ficha da partida:

Portugal: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Tiago, Pedro Mendes e Raúl Meireles(70' Miguel Veloso); Simão(74' Duda), Hugo Almeida(77' Liédson) e Cristiano Ronaldo.
Téc.: Carlos Queiroz.

Coreia: Ri Myong-Guk; Cha Jong-Hyok(75' Nam Song-Chol), Pak Chol-Jin, Ri Jun-Il, Ri Kwang-Chon e Ji Yun-Nam; Mun In-Guk(58' Kim Yong-Jun), Ahn Young-Hak e Pak Nam-Chol(58' Kim Kum Il); Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se.
Téc.: Kim Jong-Hun.

Melhor em campo FIFA: Cristiano Ronaldo


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Stéfano Bozza disse...

Esperava uma goleada, mas não tão grande assim...
O problema foi que a Coréia acreditou que poderia se classificar e resolveu sair pro jogo. Erro crasso...