21 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 11 (2): As variações táticas do Chile assustam

No jogo que abriu o Grupo H, Chile e Suíça fizeram duelo de seleções vencedoras na primeira rodada, e quem levou a melhor foi a sul-americana, fazendo 1 x 0, gol de Mark González, aos 30 do 2º tempo. Vale destacar que a Suíça quebrou o recorde de minutos sem sofrer que pertencia a Itália, chegando a incríveis 559 minutos sem ter sua meta vazada, contra 550 da marca anterior (nunca é demais lembrar que os helvéticos saíram da Copa de 2006 sem tomar um gol sequer).

As arbitragens começam a irritar. O árabe Khalil Al Ghamdi foi ridículo, distribuindo cartões por qualquer coisa (10, ao todo), e expulsou Valon Behrami sem o menor motivo, típica expulsão de quem tem apenas no cartão uma tentativa de manter respeito, coisa que não conseguiu.

O que chama muito a atenção é a enorme variadade tática chilena. Na estreia, diante de Honduras, um 4-3-1-2, sendo esse "1" Valdívia, por vezes se infiltrando na área como falso centroavante. No segundo tempo, Marcelo Bielsa tirou um volante e colocou outro zagueiro, liberando os laterais para atuarem como alas, num 3-4-1-2.

Na vitória sobre a Suíça, a repetição do esquema que fez sucesso nas Eliminatórias: 3-3-1-3. O Chile veio a campo com Medel, Ponce e Jara na defesa; Carmona como volante marcador; Isla e Vidal como alas; Matías Fernández como armador; Alexis Sánchez e Beausejour como pontas e Humberto Suazo de centroavante.


É, certamente, a equipe com mais variações táticas na Copa do Mundo, e o homem-chave nisso é Arturo Vidal, que pode jogar de lateral e ala esquerdo, volante e até na zaga.

A Suíça veio num 4-4-2 clássico, com o reforço do experiente Alexander Frei, fazendo dupla com Blaise Nkufo no ataque. Frei era o atacante que voltava pra fechar o meio campo quando a posse da bola estava com a equipe rival.

Na meia direita, Behrami ganhou a vaga de Barnetta, mas foi injustamente expulso aos 31 minutos. Pra compensar o buraco, Ottmar Hitzfeld tirou Frei e colocou Barnetta, passou pro 4-4-1.


Ainda sim, a situação suíça não está ruim, já que enfrenta Honduras na última rodada. O problema é se precisar fazer saldo pra se classificar, já que o ataque não é seu forte.


Ficha da partida:

Chile: Bravo; Medel, Ponce e Jara; Isla, Carmona e Vidal(46' Mark González); Matías Fernández(65' Paredes); Alexis Sánchez, Humberto Suazo(46' Valdívia) e Beausejour.
Téc.: Marcelo Bielsa.

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Behrami, Huggel, Inler e Gelson Fernandes(77' Bunjaku); Nkufo(68' Derdiyok) e Frei(42' Barnetta).
Téc.: Ottmar Hitzfeld.

Melhor em campo FIFA: Mark González


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Flávio Santos disse...

Nada é mais chato do que a Seleção Suíça. O time entra única e exclusivamente preocupado em se defender!
Isso prova o quanto os chilenos são qualificados, pois conseguiram vazar um bloqueio terrível!