22 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 12 (1): Uruguai e México avançam; França mantém regularidade

No fechamento das atividades do Grupo A, as quatro seleções entraram em campo com chances de classificação, mas deu a lógica: Uruguai e México classificados. Na partida em que se enfrentaram, o futebol sul-americano segue sensacional nesse Mundial, e os uruguaios fizeram 1 x 0 nos aztecas, gol de Luis Suárez. Na outra partida, a França coroou seu ridículo papel e perdeu de 2 x 1 pra África do Sul, gols de Khumalo e Mphela, enquanto Malouda descontou pro time francês.

Dessa forma, a não ser que a Argentina perca feio da Grécia, teremos novo embate entre mexicanos e argentinos nas oitavas-de-final, assim como em 2006 - na ocasião, vitória albiceleste.

O Uruguai veio a campo precisando só de um pontinho pra garantir a liderança, e Óscar Tabarez se deu ao luxo de fazer uma experiência tática, jogando o time num 4-2-3-1, com Edinson Cavani aberto pela direita, Forlán pelo centro e Álvaro Pereira pela esquerda.


Chama demais a atenção a eficiência da dupla Diego Pérez e Arévalo Rios. Fazem uma Copa do Mundo impecável até aqui, responsáveis em muito pela defesa celeste ainda não ter sido vazada.

O México veio no mesmo 4-3-3 dos dois jogos anteriores. Com Blanco no lugar do lesionado Vela, naturalmente a equipe perdeu em velocidade, pois quando o jogador do Arsenal está em ação, troca constantemente de posição com Giovani dos Santos, que hoje ficou mais preso no setor direito. Se Vela não se recuperar até sábado, dia da provável partida com a Argentina, Javier Hernández precisa ser titular.



Ficha da partida:

México: Óscar Pérez; Osorio, Francisco Rodríguez, Héctor Moreno(57' Israel Castro) e Salcido; Torrado, Rafa Márquez e Guardado(46' Barrera); Giovani dos Santos, Guille Franco e Blanco(63' Javier Hernández).
Téc.: Javier Aguirre.

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Victorino e Fucile; Arévalo e Diego Pérez; Cavani, Forlán e Álvaro Pereira(77' Scotti); Luis Suárez(85' Álvaro Fernández)
Téc.: Óscar Tabarez.

Melhor em campo FIFA: Luis Suárez


França 1 x 2 África do Sul

Carlos Alberto Parreira escalou o mesmo 4-4-1-1 de toda campanha, mas com peças mais ofensivas. Pienaar foi jogar aberto pela direita, enquanto o atacante Parker fez as funções de meia-atacante. Na lateral direita, apareceu Ngcongca, boa opção ofensiva.


Não dá nem pra cogitar dizer que foi uma decepção a campanha dos Bafana Bafana. Só da equipe ter endurecido a vida de México e ganhado da França já são excelentes resultados, independente de terem sido a primeira seleção anfitriã eliminada na primeira fase.

Bom, a França merecia só voltar a disputar uma Copa em 3100. Papelzinho ridículo. É como diz o L'Equipe, principal jornal esportivo do país: "Ridículo até o fim".



Ficha da partida:

França: Lloris; Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Alou Diarra(82' Govou) e Diaby; Gignac(46' Malouda), Gourcuff e Ribéry; Djibril Cissé(55' Henry).
Téc.: Raymond Domenech.

África: Josephs; Ngcongca(55' Gaxa), Mokoena, Khumalo e Masilela; Pienaar, Sibaya, Khuboni(78' Modise) e Tshabalala; Parker(68' Nomvethe); Mphela.
Téc.: Carlos Alberto Parreira.

Melhor em campo FIFA: Katlego Mphela


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Stéfano Bozza disse...

Muito gostoso de ver Uruguai x México! Para quem pensava em jogo de compadres foi uma senhora ducha de água fria. hahaha
Bom que não empatou pois, mesmo com o jogaço que tivemos, haveria alguém para fazer coro á teoria da conspiração. E claramente os dois jgoaram para vencer.
No outro jogo, pena que a França fez gol. Pena pelo omodo como eles chegaram á Copa e pela várzea que está...
Descrevi assim no meu blog: "É, a França fez gol. Essa França fazer gol é uma blasfêmia. Um insulto a Cristo no auge da Igreja Católica. O maior absurdo desta Copa, depois, é claro, do imbatível pedido de TOQUE DE MÃO, do Henry, na primeira rodada.

Um absurdo desses acaba com qualquer ânimo ou tesão de jogar. A França não faria outro. Seria sacanagem demais, daquelas para se passar em canal privé. "

Flávio Santos disse...

André,
Gostei demais da classificação uruguaia. Admiro deles a história e o futebol de um país com menos de 3 milhões de habitantes.
A França foi ridícula. A Federação deveria expulsar boa parte daqueles jogadores.
Abraços