26 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 16 (1): Uruguai entre os 8 melhores do mundo

No primeiro dia das oitavas-de-final da Copa do Mundo, o Uruguai bateu a Coreia do Sul por 2 x 1, com pleno destaque para Luis Suárez, autor dos dois gols, enquanto Lee Chung-Yong fez para os asiáticos. A Celeste agora aguarda o jogo das 15h30 entre Estados Unidos e Gana pra conhecer seu próximo rival.

De quebra, uma marca histórica foi quebrada pelo goleiro Fernando Muslera, ficando 337 minutos sem sofrer gol, superando os 277 minutos do lendário Ladislao Mazurkiewicz.

Apesar da escalação sugerir uma dupla de ataque Suárez e Edinson Cavani, com Forlán de armador, cada vez mais fica evidente que é um 4-2-3-1, pois Cavani joga bem aberto pela direita, recuando até a linha de meio campo quando a posse de bola está com o adversário. Com isso, Álvaro Pereira joga aberto pela esquerda.


Outro fator que comprova isso é que Arévalo Ríos e Diego Pérez jogam realmente como uma dupla de volantes, diferente da formação em losango do meio campo na vitória sobre a África do Sul, com Arévalo de "volante volante" e Pérez sendo o vértice direito.

A Coreia do Sul repetiu o 4-2-3-1 de todos os jogos, apenas com a saída de Yeom Ki-Hun para a entrada de
Kim Jae-Sung no meio de campo central.


Infelizmente, como em outras Copas, aconteceu uma falha de um goleiro asiático, o que é uma pena, pois a escola de goleiros do continente evoluiu demais, mas a falha de Jung Sung-Ryong no primeiro gol foi sem o menor cabimento.

Mas é de se tirar o chapéu pro futebol sul-coreano, pela excelente campanha que fez, e não só pela classificação, já que o grupo era acessível, mas por apresentar um bom time, sem esse rótulo de "time que só corre".

Há muito tempo se fala da expectativa sobre o desenvolvimento do futebol africano, mas é na Ásia que se encontra a maior evolução.


Ficha da partida:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín(46' Victorino) e Fucile; Diego Pérez e Arévalo; Cavani, Forlán e Álvaro Pereira(74' Lodeiro); Luis Suárez(84' Álvaro Fernández).
Téc.: Óscar Tabárez.

Coreia: Jung Sung-Ryong; Cha Du-Ri, Cho Yong-Hyung, Lee Jung-Soo e Lee Young-Pyo; Ki Sung-Yueng(85' Yeom Ki-Hun) e Kim Jung-Woo; Lee Chung-Yong, Kim Jae-Sung(61' Lee Dong-Gook) e Park Ji-Sung; Park Chu-Young.
Téc.: Huh Jung-Moo.

Gol: Luis Suárez 8' e 80'; Lee Chung-Yong 68'

Melhor em campo FIFA: Luis Suárez


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

Cara, o Uruguai mereceu passar pelo o que jogou. Quebrou até uma sequência de 40 anos sem passar das oitavas da Copa. Suarez estava inspirado mesmo.

Abraços!

Stéfano Bozza disse...

Concordo com sua análise sobre o Uruguai. Também vi exatamente assim, com a dupla de volantes "Fixa" e dois "pontas" - ainda que este seja um termo um tanto arcaico haha.
A Coréia me surpreendeu psotiviamente. Jogou muito bem toda Copa, com organização, padrão tático etc.
Mas é muito bom ver o Uruguai novamente bem em uma Copa!