26 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 16 (2): Uruguai vs Gana

Na segunda partida das oitavas-de-final da Copa do Mundo, Gana conseguiu a classificação na prorrogação, após vencer os Estados Unidos por 2 x 1, gols de Kevin-Prince Boateng (5') e Asamoah Gyan (93'), enquanto Landon Donovan (62'), de pênalti, fez para os yankees.

Pra quem, assim como eu, está com uma oculta torcida pra ver o Uruguai na semifinal, foi o pior resultado. A equipe dirigida por Milovan Rajevac é "chata", se posta num 4-1-4-1, e é muito difícil passar por sua defesa.


Três jogadores merecem destaque especial: Richard Kingson é mais um caso de jogador de seleção, e não de clube. Nos poucos jogos que fez pelo Wigan, foi desastroso; André Ayew não é apenas o filho de Abedi Pelé, mas sim um excelente jogador, daqueles que, se cair em mãos certas, pode virar alguém do mesmo status de Michael Essien; e, claro, Asamoah Gyan, que tem apenas 24 anos, mas já está na Europa há tanto tempo sem 'estourar' que parece que tem uns 30. É o diferencial desse time ganês, fez três dos quatro gols até aqui.

Ayew e Jonathan Mensah tomaram o segundo amarelo e não enfrentam o Uruguai.

Os Estados Unidos vieram no tradicional 4-4-2, com Ricardo Clark recuperando a condição de titular que tinha na estreia. Porém, foi catastrófico, recebendo amarelo num lance de vermelho e entregando de presente o gol para Boateng. Saiu de campo aos 31 minutos de partida, dando lugar a Maurice Edu, que já havia sido titular contra a Argélia.


Curioso é ver como o time norte-americano faz bons segundos tempos. E aí fica a dúvida: mérito de Bob Bradley ou erro na escalação? Contra a Eslovênia, perdia por 2 x 0, tirou Findley no intervalo, colocou Feilhaber e adiantou Dempsey para o ataque, e conseguiu o empate. Contra a Argélia foi a mesma coisa, mas dessa vez o atacante titular era Herculez Gomez. Hoje, com a desvantagem, novamente sacou Findley para a entrada de Feilhaber.

Essa alteração faz com que Dempsey e Donovan joguem mais próximos, é um desperdício deixar cada um aberto numa ponta do campo, até porque ambos não têm características de linha de fundo, sempre centralizam.

Ainda sim, Copa após Copa, os norte-americanos mostram que evoluíram. Tal clichê quanto dizer que seleções asiáticas só correm é dizer que os americanos não ligam pra futebol. Achar isso é parar no tempo.


Ficha da partida:

EUA: Howard; Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Donovan, Michael Bradley, Ricardo Clark(31' Maurice Edu) e Dempsey; Findley(46' Feilhaber) e Altidore(91' Herculez Gomez).
Téc.: Bob Bradley.

Gana: Kingson; Pantsil, Jonathan Mensah, John Mensah e Sarpei(73' Addy); Annan; Inkoom(113' Muntari), Kwadwo Asamoah, Kevin-Prince Boateng(78' Appiah) e André Ayew; Asamoah Gyan.
Téc.: Milovan Rajevac.

Gols: Donovan pen 62'; Kevin-Prince Boateng 5' e Asamoah Gyan 93'

Melhor em campo FIFA: André Ayew


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

4 comentários:

Stéfano Bozza disse...

O jogo foi muito bom e equilibrado. Os EUA mostraram o tradicional poder de reação. Mas particularmente, torcia pela seleçãoa fricana, que com jogadores jovens proemte muito para os próximos anos (e nisso concordo com o q vc comentou no meu blog - e diga-se, a piadinha foi boa hehe).
Ah, estou torcendo para o Brasil igual a vc: parado, olhando para a TV, sem nem comemorar gol -se bem que não sou de comemorar mesmo.
E valeu pela correção. O blogueiro aqui estava conversando e confuindiu Sánchez com Suárez...

Gigante Colorado disse...

Cara o Uruguai tem um time mediano, não diria que FRACO pois conta com Forlán, Lugano e Suaréz... Que elevam o nível técnico do time, e mostra que não só de estrelas se sustenta uma seleção...
Gana mandou ver... Apesar de ter ficado na torcida pelos TIME IS MONEY, mas tudo bem...
vamo que vamo :*

Gabriel Campi disse...

Vou torcer pra Gana até pegar o Brasil, André, pois eles mostram muita qualidade e raça. O jogo contra o Uruguai vai ser o coração em primeiro lugar!

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Guilherme Oliveira disse...

O Ayew e o Boateng tinham 3 pulmões! Nossa adorei mesmo, segue Gana, segue África!

http://gologol.blogspot.com