27 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 17 (1): O melhor jogo da Copa

Essa Copa do Mundo está fantástica. A primeira rodada de cada grupo foi deprimente, mas de lá pra cá já vimos excelentes jogos, alguns espetaculares, como Eslováquia x Itália e Estados Unidos x Argélia. Hoje, tivemos o melhor de todos: Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Um jogo de babar.

Antes de qualquer análise tática ou técnica, algo precisa ser discutido. Não é possível que estejamos em 2010 e o esporte mais popular do mundo seja tão arcaico. É um absurdo que não usem replays no futebol, o gol de Frank Lampard foi claro demais, um erro que mudou o jogo. Perdendo por 2 x 0, a Inglaterra entraria no segundo tempo com a moral mais elevada do mundo se empatasse a partida.


Aí vem o repugnante Joseph Blatter e diz que os erros dão emoção ao futebol. Já passou da hora de TODAS as seleções do mundo chegarem no senhor presidente da FIFA e falarem que não haverá mais nenhuma partida de futebol entre países enquanto algo não for mudado. Hoje, a Alemanha foi beneficiada, mas a continuar com esse pensamento jurássico dos manda-chuvas do futebol, não demorará muito e os alemães serão os prejudicados.

Agora, a coincidência com a final da Copa de 1966 é arrepiante. Naquela ocasião, um lance exatamente idêntico, mas no outro gol, em que uma bola inglesa chutada por Geoff Hurst bateu no travessão e não entrou, mas foi validado o gol. Claro que um erro não justifica o outro, ainda mais passados 44 anos, mas alguma dúvida que os alemães estão com sentimento de que o gol de 66 foi 'pago'?

Em dito tudo isso, pelo que se desenhou os 90 minutos, nem com o gol de Lampard a Inglaterra triunfaria. A Alemanha jogou muita bola, daquelas partidas pra você nunca mais esquecer. Um show de Khedira, Schweinsteiger, Özil e Thomas Müller. Postada no 4-2-3-1 de toda primeira fase, o meio de campo alemão engoliu o inglês, se apertasse um pouco mais provavelmente faria o quinto, sexto... Vitória indiscutível.


Miroslav Klose, com o gol que marcou, chegou aos 12, se igualando a Pelé. Pra chegar em Ronaldo, maior artilheiro de Copas, faltam só 3.

A Inglaterra repetiu o 4-4-2 em linha que não vem dando certo. Fabio Capello não teve capacidade de armar um time sem precisar deslocar Steven Gerrard pra meia esquerda, onde, obviamente, não vai render, nunca fez essa função no Liverpool. E tudo isso pra jogar com Emile Heskey no ataque... A solução mais óbvia era abrir mão de um atacante, colocar um meia esquerda de fato (Joe Cole, por exemplo) e trazer Gerrard para o centro do meio campo.


Como disse aqui outra vez, Glen Johnson e Ashley Cole são os laterais ofensivos de Liverpool e Chelsea, respectivamente. Porém, no English Team, por sentirem que não há o menor resguardo atrás caso subam ao ataque, se comportam como laterais defensivos.

E fica difícil ter resguardo se essa função recai em Gareth Barry. Ameaçado de não disputar a Copa do Mundo por conta de uma lesão, está claramente sem condições físicas, basta ver o lance do quarto gol, onde perdeu na corrida pra Mesut Özil de maneira constrangedora. E foi quem perdeu a bola dentro da área alemã no contra-ataque do terceiro.

Enquanto mantiver-se num 4-4-2 em linha, ainda mais com o estilo dos jogadores ingleses, a Inglaterra seguirá coadjuvante em Copas. Vale lembrar que só houve esse duelo contra a Alemanha porque os ingleses conseguiram terminar em segundo num grupo com Eslovênia, Estados Unidos e Argélia, seria até injusto se os alemães caíssem hoje.

Chamou a atenção o baixíssimo número de faltas: 7 da Alemanha, 6 da Inglaterra.


Ficha da partida:

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Arne Friedrich e Jerome Boateng; Khedira e Schweinsteiger; Thomas Müller(72' Trochowski), Özil(83' Kiessling) e Podolski; Klose(72' Mario Gomez).
Téc.: Joachim Löw.

Inglaterra: David James; Glen Johnson(87' Wright-Phillips), Terry, Upson e Ashley Cole; James Milner(64' Joe Cole), Lampard, Barry e Gerrard; Defoe(71' Heskey) e Rooney.
Téc.: Fabio Capello.

Gols: Klose 20', Podolski 32' e Thomas Müller 67' e 70'; Upson 37'

Melhor em campo FIFA: Thomas Müller


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

3 comentários:

Gabriel Campi disse...

Que jogão de encher os olhos, André. A Alemanha com certeza é forte candidata ao título mundial. Seria sensacional um confronto entre alemães e argentinos nas quartas-de-final. Mais um jogão pra gente acompanhar.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

HELTON disse...

Será um jogaço Alemanha e Argentina.Que vençam os alemães...hehe.

A fim de parceria neste belo blog?

helton.22@hotmail.com

Flávio Santos disse...

Continuo achando que os jogadores são badalados excessivamente e não passam de coadjuvantes...rs...
A Alemanha deu uma aula tática e técnica de futebol. Há quanto tempo não aparecia um meia europeu como o Ozil? Acredito que no futuro esse garoto alemão dividirá os holofotes com o Paulo Henrique Ganso no futebol mundial!