28 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 18 (1): Holanda aguarda Brasil ou Chile

É triste dizer isso, mas esse já foi o jogo de número 53 da Copa do Mundo, num total de 64. Parece que mal ela começou e já está aí, perto de acabar.

A Holanda não encontrou muitas dificuldades em vencer a Eslováquia por 2 x 1, gols de Arjen Robben e Wesley Sneijder, com Robert Vittek, no último lance da partida, descontando de pênalti. Houve apenas um instante na segunda etapa onde os eslovacos realmente levaram perigo, com Stekelenburg aparecendo pra evitar o que, naquele instante, significaria o empate.

Postada no mesmo 4-2-3-1 de sempre, dessa vez Robben teve condições de começar a partida, algo que ainda não havia feito. E jogando na mesma função do Bayern de Munique, aberto pela direita, pra poder mostrar sua principal arma, o corte pra dentro e chutar com a canhota. Seu gol foi o mais previsível possível, e mesmo assim é um lance difícil de marcar. Com essa mudança, Dirk Kuyt foi deslocado pro lado esquerdo.


Um que a gente quase não nota em campo mas que faz excelente Copa do Mundo é Nigel de Jong. Dos volantes, é quem quase nunca sai pro campo ofensivo, deixando essa função pra Mark Van Bommel.

A Eslováquia ousou. Sem poder contar com Strba, seu único volante, suspenso, Vladimir Weiss optou por formar uma dupla com Juraj Kucka e Marek Hamsik, que não são volantes defensivos. Com isso, pôde escalar Weiss e Stoch juntos, algo que ainda não havia feito. Mas não funcionou, o time ficou sem nenhum poder de marcação no meio de campo, além de sacrificar Hamsik, seu principal articulador.


A campanha eslovaca valeu pela incrível vitória sobre a Itália, uma das três melhores partidas dessa Copa até aqui.


Ficha da partida:

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e Nigel de Jong; Robben(71' Elia), Sneijder(90+2' Afellay) e Kuyt; Van Persie(80' Huntelaar).
Téc.: Bert van Marwijk.

Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik(88' Jakubko); Kucka e Hamsik(87' Sapara); Stoch, Weiss e Jendrisek(71' Kopunek); Vittek.
Téc.: Vladimir Weiss.

Gols: Robben 18' e Sneijder 84'; Vittek pen 90+4'

Melhor em campo FIFA: Arjen Robben


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Stéfano Bozza disse...

A Holanda 2010 não dá espetáculo, mas é fria e calculista. O jogo esteve sempre nas mãos. Vittek teve duas chances, mas sentiu e perdeu. Quando fez já não valia mais nada.
E essa Holanda, se não joga tão bonita,é mais competitiva. E como o povo reclama. Se a Holanda joga bonito, falta competitividade. Se jogo de amneira objetiva como vem sendo, falta beleza. Ô incoerência dessa imprensa...
Eu prefiro a beleza. ATé porque a Holanda de 74 ou o Brasil de 82 perderam, mas ficaram para a história por jogar bem...

Flávio Santos disse...

André,
A Holanda é um time mais maduro do que em outras ocasiões. É fria e decisiva. E ninguém fala da defesa que dificilmente é vazada!