14 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 4 (1): Holanda 2 x 0 Dinamarca

Na abertura do Grupo E, a Holanda fez 2 x 0 sobre a Dinamarca, gols de Simon Poulsen (contra) e Dirk Kuyt.

A expectativa em torno da seleção holandesa é grande, e até por isso afirmo ter sido uma ótima estreia. Não pelo futebol em si, mas sim pela segurança que passou, levando poucos riscos durante a partida. Em outros torneios, como a Eurocopa 2008, a Oranje começou arrebentando, goleando França e Itália, pra depois perder pra Rússia no mata-mata.

Positivamente, duas coisas chamam a atenção: a boa participação ofensiva de Van der Wiel (ainda que, atrás, deixe muitos espaços), e a ótima dupla de volantes formada por Nigel de Jong e Mark van Bommel.

Porém, algo precisa ser feito no setor esquerdo ofensivo. Se Arjen Robben segue machucado, a melhor opção não é Van der Vaart, que é um meia central deslocado pro setor, centralizando demais as jogadas. Some-se a isso o fato de Van Bronckhorst não apoiar, que dá como resultado um lado esquerdo inexistente. No segundo tempo, após a saída de Van der Vaart, Eljero Elia entrou muito bem por ali, pois é um realmente dessa função, tal qual faz no Hamburg e fazia no Twente.


A Dinamarca iniciou a partida no 4-1-4-1, com Christian Poulsen como único volante, Dennis Rommehdal aberto pela direita e Thomas Enevoldsen pela esquerda. Porém, essa formação virava uma espécie de 4-1-3-1-1, já que Rommedahl não ficava preso no flanco direito, tendo liberdade pra se movimentar pelo centro, encostando em Bendtner no ataque.

A faixa central, formada por Jorgensen e Kahlenberg, foi engolida por Nigel de Jong e Van Bommel. Kahlenberg foi uma aposta de Morten Olsen, não era cotado entre os titulares, e acabou sendo o pior em campo.


Apesar de ter feito um primeiro tempo razoável, fica claro que a Dinamarca tem muitas limitações, ainda que o pior já tenha passado, mas tem toda obrigação de vencer Camarões na próxima rodada.


Ficha da partida:

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e Nigel de Jong(88' Demy de Zeeuw); Kuyt, Sneijder e Van der Vaart(67' Elia); Van Persie(77' Afellay).
Téc.: Bert van Marwijk.

Dinamarca: Sorensen; Lars Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen; Rommedahl, Kahlenberg(73' Eriksen), Jorgensen e Enevoldsen(56' Gronkjaer); Bendtner(62' Beckmann).
Téc.: Morten Olsen.

Melhor jogador FIFA: Wesley Sneijder


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Nenhum comentário: