15 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 5 (1): Emoção neo-zelandesa e o primeiro erro de arbitragem

Na partida que fechou o Grupo F, a Nova Zelândia conseguiu seu primeiro ponto em Copas do Mundo, empatando em 1 x 1 com a Eslováquia, com um gol de Winston Reid aos 48 minutos do 2º tempo. Antes, em impedimento, Robert Vittek havia feito 1 x 0 para os eslovacos. Foi o primeiro grande erro de uma arbitragem que, até aqui, está excelente.

Pra quem gosta de futebol, no tudo que abrange essa palavra, o jogo já valeu pela emoção do final. Foi a primeira partida onde realmente tive alguma reação com um gol. ÓBVIO que se a análise for meramente técnica, a partida foi nível Série C do Brasileirão, mas não é apenas de técnica que se faz o futebol.

A Nova Zelândia vem jogando sempre num 4-3-3, o que, naturalmente, não significa um time ofensivo, pois toda linha de ataque é marcadora. Isso vai dificultar e muito a vida de qualquer adversário. No meio de campo, quem sabe tratar melhor a bola é o bom meia Leo Bertos; é por seu setor que a bola pode chegar no chão pros atacantes, já que, de resto, é bola longa pelo alto.


A Eslováquia começou o jogo numa variação de 4-2-3-1 e 4-4-2. Na primeiro formação, Hamsik, craque do time, vinha buscar a bola na intermediária defensiva, enquanto Vittek voltava pra compor o meio de campo. Porém, a tática logo se alterou, devido a dificuldade em chegar ao gol neo-zelandês, e o time passou a jogar com Vittek e Sestak como dupla de ataque, enquanto Weiss e Jendrisek, que começaram o jogo abertos pela direita e esquerda, respectivamente, trocaram de lado.


O resultado deixou o Grupo F rigorosamente igual, já que Itália e Paraguai também ficaram no 1 x 1.


Ficha da partida:

N.Zelândia: Paston; Winston Reid, Nelsen, Vicelich(78' Christie) e Tommy Smith; Bertos, Elliott e Lochhead; Fallon, Killen(72' Chris Wood) e Smeltz.
Téc.: Ricki Herbert.

Eslováquia: Mucha; Zabavnik, Skrtel, Durica e Marek Cech; Weiss(90+1' Kucka), Strba, Hamsik e Jendrisek; Sestak(81' Holosko) e Vittek(84' Stoch).
Téc.: Vladimir Weiss.

Melhor em campo FIFA: Robert Vittek


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Fernando Gonzaga disse...

pelo que vi, a Eslováquia dominou boa parte da partida, mas caiu no erro de administrar o placar nos últimos minutos e foi castigada por isso...mas se der a lógica, Itália e Paraguai avançam neste grupo...

abraço!!