15 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 5 (2): Portugal 0 x 0 Costa do Marfim

No aguardado jogo de abertura do Grupo G, Portugal e Costa do Marfim se preocuparam em não perder, e por isso o placar final foi 0 x 0. Um total deserto de ideias. E olha que o jogo começou promissor, com uma bola na trave de Cristiano Ronaldo logo aos 10 minutos, mas...

Portugal veio numa espécie de 4-2-3-1, mas com muita troca de posições. Iniciou com Ronaldo aberto pela direita, Danny pela esquerda e Deco no centro, todos à frente da dupla Pedro Mendes e Raul Meireles - que era o volante com saída pro jogo, deixando apenas Mendes realmente na marcação.

Por não ser da posição, Danny fez má partida, e como Fábio Coentrão pouco apoiou, o lado esquerdo inexistia, só quando Ronaldo caía por aquele setor, por ter liberdade pra se movimentar por todo campo. Pelo outro lado, Paulo Ferreira também não apoia, e isso torna a equipe lusa completamente previsível.


Do outro lado, a Costa do Marfim, tal qual na Copa de 2006, mostrou enorme aplicação tática. A linha de 3 atacantes marcava em seu próprio campo, fechando todo e qualquer espaço. Era comum ver troca de passes entre os zagueiros portugueses, sem saber o que fazer com a bola.

Surpreendeu a escalação de Gervinho pelo centro e Dindane aberto pela direita, já que normalmente fazem o contrário, aproveitando a habilidade do meia atacante do Lille de jogar pelas pontas. Quando Drogba estiver apto pra começar uma partida, é bem provável que Gervinho volte a sua posição original, com Dindane perdendo lugar no time.



Ficha da partida:

C.Marfim: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Eboué(89' Romaric), Yaya Touré e Tioté; Dindane, Gervinho(82' Kader Keitá) e Kalou(66' Drogba).
Téc.: Sven-Göran Eriksson.

Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Raul Meireles(85' Ruben Amorim), Pedro Mendes e Deco(62' Tiago); Cristiano Ronaldo, Liédson e Danny(55' Simão).
Téc.: Carlos Queiroz.

Melhor em campo FIFA: Cristiano Ronaldo


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Claudio Henrique disse...

Cara, esperava mais desse jogo. Me decepcionei. jogo muito tático e com pouquíssimos lances de perigo. Muito ruim.

Abraços!