16 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 6 (2): Espanha, Espanha...

Das favoritas ao título, a Espanha foi a última a estrear, e era quem gerava a maior expectativa, quase como uma última esperança de futebol bonito nessa primeira rodada - ainda que Alemanha e Chile tenham jogado bem. Pois bem: foi a única a ser derrotada, graças ao tento de Gelson Fernandes, que garantiu a vitória da Suíça por 1 x 0.

Sem poder contar com Fernando Torres 100%, a Espanha iniciou a partida apenas com David Villa no ataque. O esquema variava de um 4-2-3-1 e 4-1-4-1, já que Xabi Alonso era o volante com saída pro jogo, formando uma linha de quatro meias.

Pelo lado direito, David Silva jogava aberto, mas sem guardar a posição; não era incomum vê-lo bem próximo de David Villa pelo centro ou até mesmo pela esquerda.

E isso demonstra um problema na tática espanhola: pelo lado esquerdo, Iniesta não faz a mesma função, pois é um meia criativo, de passe, não de velocidade. Esse problema sempre acontece com o Barcelona, quando Pep Guardiola escala-o na linha de frente, pois como um bom meia que é, tem tendência a centralizar seu jogo, facilitando pra uma equipe que vem toda fechada.


Ou seja: a Espanha tocava, tocava, tocava, e nada acontecia.

A Suíça veio fechadíssima, como reza sua escola. Vale lembrar que passou o Mundial de 2006 sem sofrer um gol sequer, sendo eliminada nos pênaltis pela Ucrânia nas 8as-de-final.

Era um 4-4-1-1, mas Gelson Fernandes era quase um terceiro volante, fechando o lado esquerdo e ajudando a fechar o centro, quando não tinha Sergio Ramos pra acompanhar. No outro lado, Barnetta tinha mais liberdade pra subir ao ataque, coisa que pouco fez, já que o jogo espanhol estava concentrado mais por ali.


Ficha da partida:

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets(61' Fernando Torres) e Xabi Alonso; David Silva(62' Jesús Navas), Xavi e Iniesta(77' Pedro); David Villa.
Téc.: Vicente Del Bosque.

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Senderos(36' Von Bergen), Grichting e Ziegler; Barnetta(90+2' Eggimann), Huggel, Inler e Gelson Fernandes; Derdiyok(79' Yakin); Nkufo.
Téc.: Ottmar Hitzfeld.

Melhor em campo FIFA: Gelson Fernandes


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com/

Nenhum comentário: