26 de junho de 2010

Os destaques, revelações e bizarros da primeira fase

Terminada a primeira fase da Copa do Mundo, fica sempre uma vontade de fazer quantos tipos de seleções sua mente imaginar. Os melhores goleiros, zagueiros, gols bonitos, perdidos, etc, etc, etc.

Abaixo, três seleções feitas com muito ócio: os melhores de cada posição, as surpresas e a anti-seleção.

1) Anti-seleção

O fato do jogador pertencer a essa lista não significa, necessariamente, que seja mau jogador, mas sim uma Copa muito ruim.

Imagine se seu time do coração jogasse assim:
Green(Inglaterra); Seitaridis(Grécia), Vyntra(Grécia), Demichelis(Argentina) e Torosidis(Grécia); Jorgensen(Dinamarca), Marchisio(Itália), Stankovic(Sérvia) e Gourcuff(França); Heskey(Inglaterra) e Anelka(França).

Nota-se que o forte dessa equipe é o ataque formado por Heskey e Anelka, que receberiam precisos cruzamentos de Seitaridis e Torosidis, pois teriam liberdade para atacar, afinal, estariam bem cuidados por Vyntra e Demichelis. A Coreia do Sul que o diga.

Menções honrosas para Chaouchi(Argélia), Cannavaro(Itália), Michel Bastos(Brasil), Pienaar(África do Sul) e Lampard(Inglaterra).

2) As surpresas

Figurar na lista de surpresas não significa, necessariamente, ser jovem, e sim aparecer com inesperado destaque em sua seleção. Assim dito, temos:

Enyeama(Nigéria); Bougherra(Argélia), Lee Jung-Soo(Coreia do Sul), Alcaraz(Paraguai) e Fábio Coentrão(Portugal); Medel(Chile), Victor Cáceres(Paraguai) e Lee Chung-Yong(Coreia do Sul); Giovani dos Santos(México), Robert Vittek(Eslováquia) e Park Chu-Young(Coreia do Sul).

Jung-Soo, por exemplo, já tem dois gols, mesmo sendo zagueiro. Alcaraz acertou transferência para o Wigan. Giovani dos Santos mostra que o Barcelona se precipitou em liberá-lo. Park Chu-Young não deve ficar muito tempo no Monaco.


3) 'A' seleção

Serão feitas várias menções honrosas, naturalmente é impossível fazer uma lista onde todos concordem com todos os nomes, afinal, cada um vê futebol de um jeito. Mas vamos lá:

Samir Handanovic (Eslovênia) - Comprovou o porquê do Bayern de Munique querer tirá-lo da Udinese. Extremamente seguro.

Maicon (Brasil) - O melhor jogador do Brasil. De longe.

Lúcio (Brasil) - Se puder parar de pegar a bola na defesa e tentar sair driblando, seria muito bem-vindo. Ainda sim, excelente Copa.

Túlio Tanaka (Japão) - Tem quem prefira dizer apenas que foi quem 'quebrou' o Drogba, mas Tanaka forma com Nakazawa uma das grandes duplas de zaga até aqui.

Salcido (México) - Pra quem pode jogar até de zagueiro, Salcido tem aparecido muito bem no ataque, especialmente com a entrada de Osorio na lateral-direita.

Arévalo Ríos (Uruguai) - "Quem?". Arévalo é um discreto volante do Peñarol, o dono da intermediária defensiva uruguaia. Um gigante.

Özil (Alemanha) - Sério candidato ao título de Melhor Jogador Jovem.

Messi (Argentina) - Está jogando muita bola, mas está tendo azar do gol não sair. Se guardou pro mata-mata, a Argentina agradece.

Keisuke Honda (Japão) - Desequilibrante. Jogando isolado no ataque, onde tinha tudo pra não dar certo, faz Copa fantástica.

Forlán (Uruguai) - Matou a África do Sul, além de bons jogos contra México e França. Se o Uruguai for longe, deve brigar pela artilharia.

David Villa (Espanha) - A Fúria não empolgou, mas Villa sim. Marcou três dos quatro gols espanhois, e também deve brigar pela artilharia.

Menções honrosas: Benaglio(Suíça), Lahm(Alemanha), Maxi Pereira(Uruguai), Francisco Rodríguez(México), Nakazawa(Japão), Nagatomo(Japão), Mascherano(Argentina), Raul Meireles(Portugal), Donovan(Estados Unidos), Robinho(Brasil) e Alexis Sánchez(Chile).

Se alguém lembrar de mais algum nome, é só dizer.

4 comentários:

Gabriel Campi disse...

As seleções estão muito boas, André. A dos piores mesmo, seria rebaixada no brasileirão...
Na seleção dos melhores, botaria na seleção titular Benáglio, goleiraço da Suiça, e o Donovan, dos EUA, que tem muita qualidade. Os demais estão de ótimo tamanho.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Stéfano Bozza disse...

Ótimas seleções. Dapriemira, a grande decepção pra mim foi Pienaar, esperava mais dele jogando para sua torcida. Decepcionou demais.
A segunda seleção foi perfeita. Acrescentaria Bonsejour, do Chile. Vittek foi ótimo nome. Não sei onde joga, mas deve ter alguma oferta após a Copa.
E ótima observação sobre Lúcio. É um gigante como zagueiro. Mas não é meia, nem chega a ser um Luís Pereira. Faça o que sempre fez: roube a bola e dê a algum meio-campista. Assim Lúcio já é monstruoso.
Honda, Özil e Forlán, rpa mim, os monstros da Copa até aqui.

Flávio Santos disse...

André,
Senti falta do Donovan! No mais, concordo com tudo.
Fiquei impressionado com o goleiro nigeriano. Teve algumas falhas, entretanto isso é culpa do campeonato medonho que ele atua e não testa-o devidamente.
E deveria ter incluído uma postagem exclusiva para o Michel Bastos. O coitado está tremendo na Copa!
Abraços

Claudio Henrique disse...

Cara, coerente essa sua seleção. Concordo que o Honda vem fazendo uma ótima Copa. O Messi vem jogando bem, mas gol que é bom...

Tem bons nomes, embora eu discorde de alguns como Tanaka, Arévalo. Mas nada que tire a coerência de suas escolhas. Belo post.

Abraços!