7 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 23 (1): Espanha e Holanda decidem Mundial

Não ousarei dizer que deu a lógica uma seleção tricampeã mundial e que mais encantou até aqui ter perdido, mas não dá pra fechar os olhos pra algo evidente: a Espanha é a melhor seleção do mundo.

Se alguém tem dúvida disso, imaginem um campeonato de pontos corridos entre seleções. Não vejo hipóteses da Espanha perder um torneio assim, tal qual o Real Madrid sofre pra fazer frente ao Barcelona na Liga Espanhola, pois, por ironia, a Fúria é um time catalão, região que reivindica autonomia da Espanha.

Xavi e Iniesta são jogadores pra daqui 50 anos contarmos pros nossos netos que vimos dois meias magistrais, que ditam o ritmo de jogo seja lá quem estejam enfrentando. Sabedor disso, Vicente del Bosque arma um 4-2-3-1, onde Iniesta, teórico meia direita, joga centralizando, pra estar próximo de Xavi, e garantir a maior posse de bola da Espanha, pois é raríssimo vê-los errar um passe.


A surpresa na escalação foi Pedro, outro do Barcelona. Se, hoje, David Villa não brilhou tanto quanto vinha fazendo jogando aberto pela esquerda, ao menos não ficou sobrecarregado, não precisou decidir outra partida sozinho. Pedro jogou muita bola, deu um toque de habilidade para o time, que por muitas vezes tinha problemas em entrar nas defesas rivais, tornando a posse de bola inofensiva. Hoje, se fosse 3 x 0 pra Espanha, não seria injusto.

Prova da superioridade espanhola está no número de chutes a gol: 13 a 5.

A Alemanha veio no mesmo esquema, e a ausência de Thomas Müller, suspenso nas quartas-de-final contra a Argentina, fez uma diferença brutal. Em seu lugar jogou Trochowski, que é muito mais um meia do que Müller, e o lado direito não existiu. Lógico que é fácil falar depois da partida, mas eu teria ido de Toni Kroos, por ter características mais semelhantes a do titular.


Mesmo com a derrota, a campanha da Alemanha é de se tirar o chapéu, revelou ao mundo jogadores promissores em cenário doméstico, como Özil, Khedira e Thomas Müller. Em 2014, esses garotos já estarão quatro anos mais amadurecidos, e certamente chegarão ao Brasil com o status de favorita que não chegaram à África do Sul.


Ficha da partida:

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Arne Friedrich e Jerome Boateng(52' Jansen); Khedira(81' Mario Gomez) e Schweinsteiger; Trochowski(62' Kroos), Özil e Podolski; Klose.
Téc.: Joachim Löw.

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets e Xabi Alonso(90+3' Marchena); Iniesta, Xavi e Pedro(86' David Silva); David Villa(81' Fernando Torres).
Téc.: Vicente del Bosque.

Gol: Puyol 73'

Melhor em campo FIFA: Xavi


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

8 comentários:

Flávio Santos disse...

Desde o começo jamais apostei na Espanha. Fui realmente surpreendido. Eis-me com cara de tacho...kkkkk...
Torcerei para a Holanda, pois os holandeses já deram imensas contribuições ao futebol mundial e é uma injustiça história nunca terem vencido uma Copa!

HELTON disse...

Eu particularmente nao gosto do futebol da seleçao da Espanha.è um futebol chato.Tirando as feridas de lado(jogo Brasil),torcerei para a Holanda,que embora nao venha jogando o grande futebol que sempre jogou,é mais time que Espanha.Vamos esperar também oque o PAUL nos dirá...hehe

Claudio Henrique disse...

É cara, teremos um campeão inédito. Independente de quem vencer, um 8º país entrará para o "Hall dos Campeões Mundiais". Aguardo pela final inédita.

Abraços!

Andressa disse...

Dá gosto ver a Espanha jogar. Xavi e Iniesta são espetaculares. E o Pedro, se não tivesse sido tão fominha, poderia ter coroado a sua atuação com um gol ou consagrado o Fernando Torres, que ainda está devendo.

Stéfano Bozza disse...

A Espanha jogou muito bem hoje. Muller fez uma falta enorme ao time alemão, especialmente nos contra-ataques, pois sobrecarregou demais Özil.
A Espanha dominou totalmente o jogo. A ironia foi que, mesmo com muito toque de bola, só foi marcar numa bola parada, com o gol mais tradicional do "anti-futebol"...

Gabriel Campi disse...

A Espanha estava meio esquecida, mas jogou muito bem, fez sua melhor partida na Copa, dominou completamente a Alemanha e chega a final com méritos. Muito legal que teremos um inédito campeão, tanto Espanha quanto Holanda já merecem um título Mundial.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Gigante Colorado disse...

Espanha x Holanda, vai ser um jogo interessante de ver. Infelizmente não chegou a final nenhum time pelo qual torci, acho que eu sou pé frio :S hahhahahaha
Mas tudo bem, dessa vez não vou nem torcer pra ninguém haha

Beijooo (Gabriela)

Bárbara G. disse...

BOOM, primeiro quero te agradecer pelo comentário no meu blog, adorei viu. E a Holanda é fria e eficiente, acredito nela! (y)' Beijos "