10 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 24 (1): Alemanha em terceiro; obrigado, Uruguai

Na sempre atraente disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo, a Alemanha venceu o Uruguai por 3 x 2, num jogo marcado por viradas no placar. Thomas Müller fez para os alemães, mas Cavani e Forlán viraram para os sul-americanos. Jansen e Khedira reviraram e deram a vitória ao time que mais encantou nesse Mundial.

Primeiro sobre a Alemanha: Thomas Müller tem 20 anos e 5 gols em Copas. Considerando que vá jogar ainda mais umas três na carreira, pode ser este a maior ameaça ao recorde de 15 gols de Ronaldo, que não foi superado por Miroslav Klose, pois não entrou em campo por conta de uma lesão nas costas.

Sami Khedira é mais um daqueles que quem acompanha a Bundesliga já conhecia, mas mesmo assim se surpreendeu com sua maturidade numa Copa. Jogou demais, só não deve entrar numa lista de melhores do Mundial por conta da concorrência - de Schweinsteiger, por exemplo.

A Alemanha veio no mesmo 4-2-3-1 dos sete jogos, com várias alterações: Butt no lugar de Neuer, Aogo no lugar de Lahm, Jansen no lugar de Podolski e Cacau no lugar de Klose. Müller voltou ao time, após suspensão na semifinal contra a Espanha, onde havia dado lugar a Trochowski. O time ganha muita verticalidade quando ele está em campo, uma pena nunca sabermos como seria se ele tivesse jogado contra os espanhois.


A dupla de zaga, Mertesacker e Arne Friedrich, fez um torneio exemplar. Friedrich, inclusive, formará com Simon Kjaer, um dos poucos da Dinamarca que saíram com crédito, uma dupla espetacular no Wolfsburg, novo time de ambos.

Agora, o Uruguai: Diego Forlán é um baita jogador, figura certa em qualquer lista de melhores da Copa. Fez um golaço, e quase empatou aos 48 do 2º tempo, cobrando falta no travessão. Pena que na Copa de 2014, no Brasil, caso venha a participar, já estará com idade avançada.

Edinson Cavani, mais uma vez, jogou muito. De centroavante de área que era no início de carreira, virou um jogador que se doa muito na marcação, especialmente do lateral direito. É impossível pensar num trio com Forlán e Luis Suárez sem Cavani. Como mostra a disposição tática, num 4-4-2, o atacante de 23 anos é quem faz a meia esquerda.


Outro digno de destaque é Fucile. Começou a Copa na reserva, mas entrou logo no segundo jogo, e defensivamente foi impecável sempre. Além, claro, de Lugano, outro forte candidato a lista de melhores zagueiros.

Acho que todos, ou ao menos a grande maioria, se envolveram de alguma forma com o Uruguai, seja por aquele sentimento de torcer pelo mais fraco, seja pela vontade de ver a Celestei grande, algo que só sabemos intermédio leituras, documentários, histórias. Muitíssimo obrigado por cada um dos sete jogos que fez, Uruguai.


Ficha da partida:

Uruguai: Muslera; Fucile, Lugano, Godín e Martin Cáceres; Maxi Pereira, Diego Pérez(77' Gargano), Arévalo e Cavani(88' Sebastián Abreu); Luis Suárez e Forlán.
Téc.: Óscar Tabárez.

Alemanha: Butt; Jerome Boateng, Mertesacker, Arne Friedrich e Aogo; Khedira e Schweinsteiger; Thomas Müller, Özil(90+1' Tasci) e Jansen(81' Kroos); Cacau(73' Kiessling).
Téc.: Joachim Löw.

Gols: Cavani 28' e Forlán 51'; Thomas Müller 19', Jansen 56' e Khedira 82'

Melhor em campo FIFA: Thomas Müller


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Stéfano Bozza disse...

Foi um jogão!
A Alemanha surpreendeu demais nesta Copa, especialmente pela idade dos jogadores. Müller provou que fez muita falta à Alemanha na semi diante da Espanha. Com ele a Alemanha poderia perder, mas atacaria bem mais, especialmente em contra-ataques.
O Uruguai foi, a meu ver, a grande surpresa dessa Copa. Quase ficou de fora e, depois, é o 4º melhor do mundo!
Forlán foi monstruoso nesta Copa.
E muito boa sua observação sobre Müller e o recorde de Ronaldo.

Flávio Santos disse...

O Forlán foi um portento! Carregou o time nas costas, decidiu e assumiu toda responsabilidade. Fico preocupado com o futuro Celeste, pois não vejo grandes revelações surgindo...
Já os alemães conseguiram formar base para, no mínimo, 3 Copas do Mundo.