29 de julho de 2010

Vergonha alheia

Ontem assisti Chivas Guadalajara 1 x 1 Universidade de Chile pela Setanta Sports, um canal de esportes da Irlanda. Fiquei muito feliz, até então eu não sabia que a Libertadores era transmitida na Europa, e senti orgulho quando vi o Estádio Azteca completamente lotado, numa festa espetacular da torcida, com bexigas, faixas, luminosos, enfim, coisas que não acontecem nas principais ligas europeias - ou seja, não estou falando de Turquia, Sérvia, Croácia, pois nesses países o clima é totalmente de América do Sul.

Aí chega a segunda semifinal. O São Paulo é, no mínimo, um dos três times brasileiros mais conhecidos no cenário internacional. Todos os dias leio diversos sites de fora, e os ingleses sempre tratam o clube como "brazilian's giant Sao Paulo".

E o giant São Paulo, sob comando do "giant" Ricardo Gomes, entra em campo como se fosse o Once Caldas, num 5-4-1. Se quiser radicalizar, um 5-5-0, pois Fernandão também atuava de marcador.

Fico imaginando todos aqueles que leram sobre o "giant Sao Paulo" assistindo ao jogo de hoje.

À tarde, assisti Ajax x PAOK, pela preliminar da Champions League. Ajax é time grande da Europa (ainda que adormecido), o PAOK não é grande nem na Grécia, e mesmo assim não jogou 90 minutos na defesa. O placar foi 1 x 1.

Há dois lances que considero chave pra ver se o time está bem armado ou não:

1) O número de ligações do zagueiro pro atacante;
2) As bolas rebatidas sempre sobrarem pro adversário.

Creio não precisar dizer que o São Paulo atende com maestria a esses dois itens, a ponto da posse de bola no primeiro tempo estar em 69% a 31%. Hoje tivemos Espanha x Suíça pela Libertadores.

"É um time de terceira divisão", disse meu pai. E é mesmo. E é bom abrir o olho, senão pode realmente virar um time de segunda divisão em 2011.

Sobre o Internacional: Giuliano tem MUITA estrela. Na primeira fase, foi dele o gol nos acréscimos que evitou um confronto Inter x Cruzeiro logo nas oitavas. Nas quartas, fez aquele gol no finzinho contra o Estudiantes. Tem idade olímpica.

9 comentários:

Luciano Mayeda disse...

Fala Andre !
Falou TUDO. Atuação são paulina ontem foi...sei lá o que foi aquilo.
Jogou como time piqueno, o 1x0 mais humilhante que eu já vi.

Em relação a torcida também não gosto da forma de torcer dos europeus, precisam aprender um pouco com as torcidas sulamericanas

Grande Abraço !

Lucho Cláudio disse...

"E o giant São Paulo, sob comando do 'giant' Ricardo Gomes,"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu pensei em todos são-paulinos que conheço durante a partida e imaginei que todos eles deveriam estar decepcionados com o modo defensivo em que "White Sox" Gomes mandou o San Pablo a campo.

É o Giuliano está sendo decisivo nessa Libertadores, mesmo iniciando a maioria das partidas como reserva. Que guri dos infernos.. HAHA

Mas na volta dá São Paulo, tomara, porque a aposta que fiz com um vizinho meu foi grande, sabe. Veremos.


Abrass

Cleber Soares disse...

E ai André, blz.
Resumindo:
Ontem no Beira Rio tivemos um jogo de apenas um time grande....

O tricolor foi muito, mais muito abaixo da média.... entrou pra se defender e só sair na boa, coisa de time pequeno sem camisa e tradição.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

Cara, o tricolor apagou ontem. O Inter empurrou os paulistas para o campo de defesa e parecia que o São Paulo estava gostando de se defender. Nem parecia o São Paulo e convenhamos, nem nessas quatro partidas do Brasileiro o São Paulo jogou tão mal como ontem.

Abraços!

Gigante Colorado disse...

Oi André.
Primeiro me tira uma dúvida, tu mora em que lugar no planeta?
Ver o jogo por um canal NÃO BRASILEIRO?
E ontem foi sinistrão aqui em Porto! Deu o colorado, mas vencemos a batala, a guerra termina quinta :)
Beijo :*

Gigante Colorado disse...

PS: (Lia)

Andressa disse...

Olá :)

Nossa, a atuação do São Paulo ontem foi desastrosa. O Inter dominou o jogo e foi premiado com o gol do amuleto Giuliano. Ele tem futebol para estar nas Olimpíadas de 2012 e na Copa de 2014.

Flávio Santos disse...

André,
Eu sempre analiso como você escreveu: qual será a impressão que determinado time está transmitindo aos estrangeiros ou fãs de outros estados?
Voltando ao tema, a apresentação do São Paulo foi pífia. Digna do XV de Jaú! Time sem vontade, sem força e com ausência total de ambição (o pior pecado de um profissional)
Abraços

Gabriel Campi disse...

O São Paulo jogou como time pequeno e, encurralado, foi inoperante. O Internacional jogou como grande que é, fez valer o mando de campo e mereceu a vitória. Agora tem a vantagem.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com