10 de outubro de 2011

Mano Menezes precisa fechar um grupo de 35 a 40

De maneira arredondada, já faz um ano e meio que Mano Menezes assumiu o comando da Seleção Brasileira, com dois discursos claros: renovação e protagonismo. Digamos que, o primeiro objetivo tenha sido parcialmente alcançado, mas o segundo está muito longe de acontecer.

Passa a ser preocupante ver que, após mais de um ano, o Brasil ainda não consegue marcar pressão de maneira ordenada, é como se cada um subisse para pressionar quando sentisse vontade. Ou pior: como não é jogo oficial, entram em campo com concentração ínfima, e esquecem as orientações recebidas. Isso sim é alarmante, pois o próximo jogo oficial é só em 2013, serão dois anos e meio jogando partidas "desconcentradas".

Seria bom se Mano entrasse 2012 sem a mentalidade de testes, mas sim fechar um grupo de 35 a 40 jogadores, e não sair disso. Entraria nesse grupo aqueles atletas que realmente tivessem arrebentando. Vicente del Bosque, treinador da Espanha, convoca sempre a mesma base, seja para pegar Liechtenstein ou Inglaterra, inserindo um ou outro apenas. Cada convocação do treinador brasileiro (tire dessa conta os jogos contra a Argentina) tem sempre umas três ou quatro caras novas.

Exemplo de possíveis novos integrantes do grupo: Alex (Corinthians), Miranda (Atlético de Madrid), Fábio (Cruzeiro), Willian (Shakhtar Donetsk). E, como há carência de centroavantes, vale torcer para que Luis Fabiano e Adriano, ou ao menos um dos dois, volte a jogar em grande nível.

Sendo assim, o grupo que Mano precisa fechar deveria ser mais ou menos assim (não pesquisarei convocação por convocação, certamente esquecerei alguns):

Goleiros: Júlio César, Jefferson, Victor, Neto, Diego Alves*

Laterais: Maicon, Daniel Alves, Rafael / Marcelo, Adriano, Fábio

Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Dedé, Alex

Volantes: Lucas Leiva, Luiz Gustavo, Sandro, Ramires, Hernanes, Ralf, Elias, Fernandinho

Meias centrais: Ganso, Kaká, Ronaldinho, Jádson, Renato Augusto, Anderson

Externos: Neymar, Lucas, Hulk, Robinho

Centroavantes: Leandro Damião, Pato, Borges, Fred, Nilmar, Jonas

* A única opinião pessoal, pois é um baita goleiro, adiou ao máximo o rebaixamento do Almería e vem de grandes atuações pelo Valencia. No mais, não é lista dos meus convocados, e sim um filtro das convocações do Mano, visando fechar um grupo e tentar, enfim, montar um time.

Nenhum comentário: