11 de março de 2009

UEFA Champions League 2008/09 (5)

A terça-feira foi de definição dos primeiros quatro classificados para às quartas de final da Liga dos Campeões.


Jogando em casa, o Liverpool não tomou conhecimento e atropelou o Real Madrid por 4 x 0, e se não fosse Casillas, poderia ter sido mais. A marcação pressão dos Reds foi implacável, aos quatro minutos Casillas já salvara o Real por duas vezes. Os gols foram marcados por Fernando Torres (16'), Gerrard (28' e 47') e Dossena (88'). Infelizmente, o Real Madrid virou mero coadjuvante nas Champions League, tendo sido eliminado logo no primeiro mata-mata nas últimas cinco temporadas. Só pra não ser injusto, o primeiro gol de Gerrard saiu num pênalti inexistente, a bola pegou no ombro de Heinze, num grave erro do bandeirinha, quem assinalou o pênalti. Porém, não muda uma vírgula do show que deu o Liverpool.

O Chelsea foi o outro inglês a obter sua vaga, dessa vez fora de casa, após empate por 2 x 2 com a Juventus. Os italianos abriram o marcador com Iaquinta (19') mas no último minuto do primeiro tempo o Chelsea empatou, com o praticamente estreante na temporada Essien, após longo período se recuperando de lesão no joelho. O gol obrigaria a Juve a marcar mais duas vezes no segundo tempo.
Mesmo com a expulsão de Chiellini, a Juventus conseguiu marcar com Del Piero (74'), cobrando pênalti. Mas as esperanças da Vecchia Signora se esvaíram quando Drogba empatou a partida (83'), tornando a missão impossível de se reverter. A Juventus caiu de pé.

Cair de pé é algo que o Sporting não fez nem menção em tentar fazer. Após levar ridículos 5 x 0 (!) do Bayern de Munique, em Portugal, conseguiu um resultado ainda pior no jogo em Munique, tomando de 7 x 1 (!!), fechando o placar agregado em bonitos 12 x 1 (!!!), o recorde da história moderna da Champions League. Os gols: Podolski (7' e 34'), Ânderson Polga, contra (39'), Schweinsteiger (43'), Van Bommel (74'), Klose (82') e Thomas Müller (90'). João Moutinho (42') descontou para o Sporting. Foi por pouco que o Sporting não ficou com a vaga, afinal, 11 gols de desvantagem não são nada, dá até pra dizer que foi injusta a eliminação...


O Panathinaikos tinha tudo para avançar, conseguiu um empate com gols em Villarreal, mas diante de sua fanática torcida, sucumbiu diante dos espanhois. Ibagaza (49') abriu o placar para o Submarino Amarelo, mas pouco depois o atacante Mantzios empatou a partida (55'). O gol da classificação veio do suplente Joseba Llorente (70'), gol este que obrigaria os gregos a virarem a partida, mas nem o empate conseguiram. Mas o Panathinaikos merece os parabéns pela sua campanha, afinal, ganhar da Inter de Milão em território italiano e ser líder do grupo não é pouca coisa. Faltou experiência em mata-mata para os gregos administrarem a vantagem, coisa que, apesar de não muito, o Villarreal tem mais.


Conheceremos, nesta quarta-feira, os outros quatro quadrifinalistas da Champions League. O sorteio dos confrontos acontece na sexta-feira da outra semana, dia 20 de março.

Nenhum comentário: