1 de julho de 2008

Eurocopa 2008 (9)

Espanha é campeã da Europa!

Neste domingo, dia 29 de Junho, a Espanha bateu a Alemanha por 1 x 0, gol de Fernando Torres, aos 33 minutos do 1º tempo. A Espanha conquistou assim seu segundo título europeu. O primeiro título veio no ano de 1964, batendo a União Soviética na final por 2 x 1.

O título foi indiscutível. A Espanha ganhou os 3 jogos da primeira fase, mas tomou gol nas 3 partidas, o que levantava dúvidas sobre como a defesa se comportaria na fase de mata-mata. E a Espanha se superou, ficou desde as quartas até o título sem levar mais nenhum gol, acabando a Euro como a defesa menos vazada.

A Fúria provou que é possível jogar bonito e vencer, deu gosto ver os espanhóis jogarem. E isso só faz ter ainda mais ódio dessa palhaçada que ocorre nesse pseudo-país chamado Brasil, que tem um técnico que nem é técnico e tem coragem de jogar com 3 volantes, enquanto seleções sem um pingo da tradição do Brasil, como a Rússia, jogam com um volante e 3 meias.

A Euro 2008 foi marcada por jogos muito ofensivos, de times jogando pra frente, jogando bonito. Destacam-se nesse caso a Rússia e a Holanda. Os russos apresentaram um futebol completamente vistoso, de toques rápidos, movimentação, sempre um jogador russo recebia a bola livre, e teve em Arshavin o seu diferencial. A Holanda fez uma primeira fase impecável, destruindo Itália e França de maneira sensacional, e na melhor partida dessa Euro na opinião deste blogueiro, a Holanda foi eliminada justamente pelos russos, na prorrogação.

Quem merece um parágrafo só pra ela também é a Turquia. A equipe turca esteve eliminada por duas vezes na competição, mas com gols heróicos no finzinho da partida reverteu a situação. Difícil dizer qual das duas viradas foi a mais épica. Contra a República Tcheca, os turcos perdiam por 2 x 0 e estavam dizendo adeus ao torneio. Aos 43 do 2º tempo veio o empate, com Nihat. Dois minutos depois, novamente Nihat, vitória que classificava a Turquia. Pra completar, o goleiro turco Volkan Demirel foi expulso e o atacante Tuncay precisou jogar os minutos finais da partida no gol.
Nas quartas, Turquia e Croácia fizeram um jogo feio, digno do 0 x 0, mas a prorrogação valeu a pena pela partida. A Croácia fez o gol aos 14 minutos do 2º tempo e ficando com a vaga nas mãos. Mas do outro lado teve a valente Turquia, que empatou aos 16 minutos, gol de Semih Sentürk, no último segundo, saiu o gol e o juiz acabou a partida. E vitória nos pênaltis depois.


Seleção da Euro 2008 do blog Futebol ao Cubo:

Casillas(Espanha): Um monstro a partir das quartas. Fez ótimas defesas contra a Itália, além de pegar duas cobranças de pênalti. Apesar de não ser o melhor goleiro do mundo, Casillas certamente está entre os 10.
Sergio Ramos(Espanha): Não que o espanhol tenha feito uma Euro ruim, mas a sua escolha é um pouco por falta de opção. Sua raça e vibração lhe garantem lugar na seleção da Euro.
Chiellini(Itália): Se não fosse a sua entrada na equipe após a desastrosa primeira partida da dupla Materazzi e Barzagli certamente a Itália teria ficado pelo caminho ainda na primeira fase. Fez uma partida espetacular contra a Espanha.
Marchena(Espanha): Chegou contestadíssimo pra disputa da Euro, era considerado o maior ponto fraco da Fúria, mas fez uma excelente Euro, não cometendo falhas.
Zhirkov(Rússia): Excelente no apoio ao ataque, Zhirkov levou muito perigo com suas jogadas de linha de fundo e também com seus chutes de fora da área.
Marcos Senna(Espanha): Se fosse pra resumir a participação do brasileiro na Euro com apenas uma palavra esta seria 'sensacional'. Considerado por muitos o principal jogador da Espanha, Marcos Senna foi o motor do time. Sai muitíssimo valorizado da competição.
Xavi(Espanha): O melhor jogador da Euro 2008, segundo a UEFA. Fez partidas sensacionais, aparecendo no ataque por muitas vezes, além de ter feito uma final simplesmente perfeita.
Sneijder(Holanda): Dono do time holandês. De seus pés saiam os letais contra-ataques da Oranje. Autor de um golaço que selou a goleada da Holanda sobre a França.
Modric(Croácia): Conseguiu confirmar todas as expectativas em torno de sua participação. Começou como meia e acabou como o segundo volante que chega ao ataque. É quase impossível roubar a bola do ágil jogador croata, que defenderá o Tottenham na próxima temporada.
Arshavin(Rússia): Mesmo só tendo jogado três partidas, contra Suécia, Holanda e Espanha, o atacante russo fez uma Euro inesquecível. Sua partida contra a Holanda foi incomum, lembrou a de Zidane contra o Brasil em 2006(sem comparação entre os jogadores).
David Villa(Espanha): Villa foi o artilheiro da Euro com 4 gols. Muitos queriam a convocação de Raúl, mas o jogador do Valencia deu conta do recado e se tornou peça chave no time espanhol.
Fatih Terim(Turquia): Por mais que Luis Aragonés, técnico espanhol, e Guus Hiddink, técnico russo, sejam também merecedores deste voto, as dificuldades que o técnico turco enfrentou e superou nessa Euro foram dignas de filme. Na semifinal contra a Alemanha, o técnico turco tinha apenas 13 jogadores em condição de jogo, ou seja, 11 titulares e 2 reservas. E ainda sim foi merecedora de melhor sorte contra os alemães, tendo levado o gol que a eliminou aos 45 do 2º tempo.

Outros jogadores que merecem destaque: Deco(Portugal), Hamit Altintop(Turquia), Gökhan Zan(Turquia), Nihat(Turquia), Schweinsteiger(Alemanha), Podolski(Alemanha), Ballack(Alemanha), Pranjic(Croácia), Corluka(Croácia), Van der Sar(Holanda), Van Bronckhorst(Holanda), Engelaar(Holanda), Van der Vaart(Holanda), Robben(Holanda), Nistelrooy(Holanda), Buffon(Itália), Contra(Romênia), Puyol(Espanha), Iniesta(Espanha), Fernando Torres(Espanha), Zyrianov(Rússia) e Pavlyuchenko(Rússia).
Outros técnicos que merecem destaque: Joachim Löw(Alemanha), Guus Hiddink(Rússia) e Luis Aragonés(Espanha).


Ficha Técnica:

UEFA Euro 2008 - Final
Alemanha 0 x 1 Espanha
Local: Estádio Ernst Happel, Viena
Árbitro: Roberto Rosetti(Itália)



ALE: Lehmann; Friedrich, Mertesacker, Metzelder e Lahm(Jansen 46'); Frings e Hitlzsperger(Kuranyi 58'); Schweinsteiger, Ballack e Podolski; Klose(Mario Gomez 79'). Téc.: Joachim Löw.

ESP: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevilla; Marcos Senna; Xavi, Fabregas(Xabi Alonso 63'), Iniesta e David Silva(Santi Cazorla 66'); Fernando Torres(Güiza 78'). Téc.: Luis Aragonés.

Nenhum comentário: