3 de abril de 2008

UEFA Champions League 2007/08 e Libertadores 2008

Liga dos campeões e Libertadores com jogos espetaculares

Pra quem gosta de futebol e especialmente de gols, essa semana não podia ser mais maravilhosa.

A começar pelo passeio do Santos na terça-feira, 7 x 0 no pobre San Jose da Bolívia, com um show de Molina, marcando 4 gols, provando mais uma vez o quanto um clube se beneficia ao jogar na altitude, já que em Oruro, cidade a quase 4 mil metros de altitude, o San Jose bateu o Santos por 2 x 1.

Nesse mesmo dia tivemos as duas primeiras quartas de final da UEFA Champions League 07/08.

Jogando em casa e sem sua estrela Francesco Totti, contundido, a Roma não foi párea para o Manchester United, equipe que joga o melhor futebol e tem o melhor jogador do mundo no momento, Cristiano Ronaldo. O português abriu o placar de forma sensacional, demonstrando uma impulsão fora do comum ao subir no terceiro andar para cabecear o cruzamento de Scholes. O segundo gol veio na segunda etapa, no momento em que a Roma pressionava o Manchester, mas o brasileiro Doni acabou falhando após cruzamento de cabeça de Park e a bola sobrou nos pés de Wayne Rooney marcar o segundo gol. Com os 2 x 0, a Roma precisa vencer por 2 gols de diferença em Old Trafford para se classificar, ou então repetir o placar e levar o jogo para a prorrogação.

O outro mandante do dia também se deu mal. Jogando numa Arena AufSchalke lotada, o Schalke 04 foi derrotado pelo instável Barcelona por 1 x 0, gol do menino Bojan, após falha do excepcional goleiro Neuer, em chute de Henry. O Barça fez o gol e parou, administrou o placar, contando também com uma falta de criatividade enorme por parte dos alemães, especialmente pela ausência de Rakitic, seu armador titular, por lesão. Com esses resultados, é praticamente certo que Manchester United e Barcelona farão uma das semifinais, jogo que poderia ser perfeitamente a final do torneio.

De volta a Libertadores. Nesta quarta, dois jogos simplesmente sensacionais. Em partida válida pelo Grupo 2, os argentinos Lanús e Estudiantes de la Plata fizeram um jogo incrível. O Lanús, dono da casa, em 15 minutos já estava vencendo por 2 x 0, com um gol irregular de Sand e o segundo marcado por Valeri. Visivelmente nervoso em campo devido ao gol irregular(toque de mão intencional) do adversário, o Estudiantes parecia que sairia goleado da partida, mas aos 21 minutos o zagueiro Desábato(o "amigo" de Grafite) descontou de cabeça. E aos 24 minutos, numa linda cobrança de falta, Benítez empatou a partida, não dando chance ao goleiro Bossio. Quatro gols em 24 minutos, um gol a cada seis minutos, sensacional. O jogo seguiu disputado, e ao final do primeiro tempo o zagueiro Alayes, do Estudiantes, recebeu cartão vermelho.
Com um jogador a menos, além de ter perdido por lesão seu principal jogador, o ótimo Pablo Piatti, o Estudiantes deveria voltar para o segundo tempo pra segurar o placar, que lhe era mais favorável que ao seu rival, pois decidiria a vaga na última rodada em casa. Mas o que se viu foi um Estudiantes jogando de igual para igual, e a sensacional virada veio aos 16 minutos da segunda etapa, num chute do espanhol naturalizado argentino Moreno y Fabianesi, no canto esquerdo de Bossio.
O Lanús com esse resultado ia se complicando demais, pois decidirá a vaga contra o Danúbio no Uruguai, e foi pra cima. Conseguiu o empate aos 33 minutos, com o ótimo Acosta, após bom passe de Sand.
O jogo encaminhava para o seu final quando o goleiro Andújar, do Estudiantes, fez pênalti em Acosta, aos 48 da segunda etapa. Coube a Sand a responsabilidade de bater. O atacante bateu, Andújar espalmou, o mesmo Sand pegou o rebote cara a cara com o gol, e de maneira incrível o arqueiro do Estudiantes defendeu novamente, garantindo o empate para a equipe dirigida pelo ex-zagueiro Sensini.
Classificação: Estudiantes 8, Lanús 7, Deportivo Cuenca 6 e Danúbio 4.
Última rodada: Estudiantes x Deportivo Cuenca e Danúbio x Lanús.

Mais sensacional ainda foi a partida entre América do México e River Plate, no lendário Estádio Azteca. Na primeira fase, em Buenos Aires, as duas equipes já haviam realizado um excelente jogo, com o River vencendo com um gol de Ortega nos acréscimos.
O jogo no primeiro tempo foi relativamente morno, especialmente se comparado a segunda etapa. Os argentinos terminaram vencendo por 1 x 0, gol de Archubi, em posição completamente irregular, após cobrança de falta de Abelairas e rebote do goleiro mexicano Ochoa, logo aos 5 minutos de partida.
A segunda etapa foi algo pouco visto nos dias de hoje. O River Plate começou mandando bola no travessão. A resposta do América veio com o gol de empate de Iñigo, após cruzamento da esquerda ofensiva dos mexicanos, aos 6 minutos. Aos 7 minutos, o ídolo da equipe mexicana, o paraguaio Cabañas, artilheiro da Libertadores 2007, entrou em campo. Aos 8 minutos, Cabañas cruzou também da esquerda e encontrou a cabeça de Esqueda para virar a partida.
A lógica seria que o gol derrubasse o River, pois tomar a virada em 8 minutos de jogo não é um golpe fácil de se assimilar, mas aos 9 minutos o zagueiro do América, Cervantes, desviou para as próprias redes, após outro cruzamento da direita de Abelairas. Aos 15 minutos, o mesmo Cervantes, dessa vez a favor, recolocou o América em vantagem, após mais um cruzamento da esquerda. Aos 17, após outro cruzamento de Abelairas(todos em faltas pela direita do campo, onde o argentino batia com a perna canhota, fechada), o uruguaio "Loco" Abreu empatou novamente a partida, após péssima saída de Ochoa. E aos 24 minutos, o excepcional Cabañas fez o 4 x 3 para a equipe mexicana, um jogo como há tempos não se via, um jogo onde as duas equipes mereciam sair aplaudidas de campo.

E pela Liga dos Campeões, Arsenal e Liverpool fizeram o duelo mais esperado dessas quartas de final, em Londres. O jogo esteve abaixo do que se esperava, mas nem por isso foi um jogo ruim. O Arsenal conseguiu abrir o placar aos 23 minutos do primeiro tempo com o togolês Adebayor, após cruzamento de Van Persie. Mas não deu muito tempo para comemorar, pois 3 minutos depois, após grande jogada individual de Gerrard, o holandês Kuyt empatou a partida para os Reds. O placar de 1 x 1 dá ao Liverpool a vantagem de poder empatar por 0 x 0 na próxima terça-feira, em Liverpool. Vale lembrar que antes essas duas equipes voltam a se enfrentar neste sábado, pela Liga Inglesa, numa incrível coincidência de calendário, novamente em Londres.

Na outra partida, o Fenerbahçe bateu o Chelsea de virada por 2 x 1, em Istanbul. O brasileiro Deivid confirmou a campanha do Fenerbahçe de fazer gols contra(só o Edu Dracena já fez 2!) e abriu o placar para o Chelsea, após cruzamento de Malouda. A partida virou com esse placar. Na segunda etapa o técnico Zico tirou o meia Boral e colocou o atacante Kazim Kazim. Onze minutos depois, após grande passe do brasileiro naturalizado turco Mehmet Aurélio, Kazim Kazim empatou a partida. E aos 36 minutos, num chute sensacional, seco, indefensável para Cudicini, o mesmo Deivid conseguiu se redimir do gol contra fazendo um golaço e dando números finais a partida, para alegria dos torcedores que mais uma vez lotaram o Sükrü Saraçoglu e fizeram a diferença. Nesta edição de Liga dos Campeões, o Fenerbahçe em casa venceu todos os seus jogos, incluindo vitória contra a Inter de Milão. O Fenerbahçe joga pelo empate no jogo de volta, em Londres, na próxima terça-feira. Uma vitória por 1 x 0 classifica os ingleses.


* Clique sobre os resultados da Liga dos Campeões para ver a ficha técnica da partida.


Em tempo: O Sportivo Luqueño merecia ser eliminado da Libertadores pelo papelão feito hoje no Morumbi diante do São Paulo, onde o castigo veio aos 48 da segunda etapa com o gol de Adriano. A cada pouco um jogador caía no chão pra fazer hora, segurar o empate, uma coisa medíocre, que só acontece na América do Sul, isso jamais aconteceria na Europa, porque lá os jogadores têm respeito pelo público, independente desse público ser do time adversário. Um time cuja torcida recebe os visitantes com pedradas e garrafadas não pode ficar impune. Nisso o futebol brasileiro está muito na frente, pois em qualquer jogo fora do Brasil precisam ficar policiais com escudos pra proteger o jogador que vai bater o escanteio de levar algum objeto na cabeça, uma coisa totalmente de selvagens, seres que não evoluíram, completamente sem cultura, que vêem num time rival um inimigo. Só que tudo isso acontece porque a belezinha da CONMEBOL não toma providência NENHUMA. Ao contrário, estimula a violência inclusive ao determinar que acumulo de cartão amarelo não suspende jogador, é só o clube pagar um certo valor e pronto. Isso sem contar a absurda ignorância em montar uma tabela decente. Num grupo com 4 equipes, porque tem times que fazem suas duas primeiras partidas como visitante??? É um atraso que chega a dar nojo, nada justifica uma confederação que gere o futebol sul-americano não ter a capacidade de montar uma tabela decente. Um exemplo prático de como isso pode prejudicar um time: o Libertad, do Paraguai, estreou fora de casa contra o Arsenal e perdeu; fez sua segunda partida também fora de casa, contra a LDU, e perdeu; e então foi fazer sua primeira partida em casa, contra o Fluminense, ou seja, a equipe mais forte do grupo, e perdeu também; foi para a sua quarta partida, contra o mesmo Fluminense, no Maracanã, e perdeu. Agora restam mais 2 jogos em casa, mas agora, graças a essa tabela feita pela CONMEBOL, o Libertad já está eliminado. O pessoal da UEFA deve dar risada da "organização" da CONMEBOL.

Nenhum comentário: