8 de abril de 2008

UEFA Champions League 2007/08 (16)

Liverpool e Chelsea mais uma vez farão a semifinal da Liga dos Campeões

Assim como nas temporadas 04/05 e 06/07, Liverpool e Chelsea farão uma das semifinais da UEFA Champions League. Na primeira oportunidade, os Reds venceram no agregado por 1 x 0, após empate sem gols na primeira partida em Londres, com um gol polêmico de Luis García. Na oportunidade, o Liverpool fez a final contra o Milan e foi campeão numa partida inesquecível.

Já na temporada passada, o Chelsea venceu a primeira partida por 1 x 0 em casa, mas pelo mesmo placar no jogo de volta o Liverpool venceu. Após empate na prorrogação, o Liverpool fez 4 x 1 nos pênaltis e eliminou seu rival londrino. Novamente o Liverpool decidiu a final contra o Milan, mas dessa vez a equipe italiana levou a melhor.
A diferença é que agora o Chelsea fará a segunda partida em casa, diferente das duas ocasiões anteriores.

Jogando num Anfield Road lotado, o Liverpool tinha a ambição de partir pra cima do Arsenal, apesar do placar sem gols lhe favorecer. Mas os primeiros vinte minutos foram dominados inteiramente pelos Gunners, lembrando inclusive as memoráveis partidas contra o Milan. E o gol saiu aos 13 minutos, com o francês Diaby, uma das surpresas da escalação do time de Arsène Wenger. O Liverpool aos poucos começou a tomar o controle da partida, a tomar conta do meio campo, mas o gol saiu numa bola parada: em cobrança de escanteio de Gerrard, o finlandês Hyypiä cabeceou no canto esquerdo, após falha do fraquíssimo zagueiro suíço Senderos. Impressiona ver um zagueiro como ele num time tão forte como o Arsenal.
O placar seguiu inalterado até o intervalo. No segundo tempo o Liverpool seguiu melhor, tomando conta da partida, e o gol saiu aos 24 minutos, com lançamento longo do goleiro Reina na direção de Fernando Torres, que driblou Senderos(...) e chutou no canto esquerdo de Almunia, virando o jogo para loucura dos torcedores dos Reds. Imediatamente, Arsène Wenger colocou em campo Van Persie e Walcott, nos lugares de Diaby e Eboué, respectivamente. O Arsenal deu uma melhorada apenas depois que o Liverpool recuou a marcação pressão que fazia. Mas o gol do Arsenal saiu de um contra-ataque fulminante, numa jogada esplendorosa de Walcott, arrancando do seu campo e deixando vários jogadores do Liverpool pra trás e dentro da área rolando para trás, nos pés de Adebayor, para empatar a partida aos 38 minutos. Era o gol da classificação do Arsenal. Era. Pois um minuto depois, Touré fez pênalti em Babel, que entrara muitíssimo bem na partida no lugar de Crouch. Gerrard, com categoria, bateu e recolocou a vaga nas mãos do Liverpool. O Arsenal se mandou de vez pro ataque, mas sem conseguir ser perigoso. E aos 47 minutos, num lance onde todos os jogadores do Arsenal foram para a área, o holandês Babel arrancou com a bola e fez o quarto gol, selando a classificação e o placar de 4 x 2 para o Liverpool. Em dezoito participações na competição, o Liverpool vai para a sua nona semifinal, um número espetacular e que comprova a tradição de copeiro do clube.

Ao mesmo tempo, na capital inglesa, Chelsea e Fenerbahçe se enfrentavam. A equipe inglesa entrou com a desvantagem do 2 x 1 do jogo de ida, desvantagem essa que desapareceu logo aos 4 minutos, com um gol de cabeça de Ballack, cada vez mais firme na equipe do Chelsea, após cruzamento de Lampard em cobrança de falta. Era o placar que já tirava a vantagem dos turcos, pois o Chelsea havia marcado fora de casa. Quatro minutos depois, Joe Cole acertou a trave de Demirel. O Chelsea em momento algum sofreu pressão dos turcos, o lance mais perigoso só veio aos 81 minutos, onde Hilário, substituto de Cudicini que se lesionou durante a partida(que por sua vez substitui Petr Cech), evitou o gol do Fenerbahçe após remate de longe de Kazim Kazim. E aos 87', em boa jogada de Essien pela direita, Lampard fechou o placar em 2 x 0 e garantiu o Chelsea na semifinal da UEFA Champions League.

A primeira partida entre as duas equipes acontece no dia 22 de abril, em Anfield Road, casa do Liverpool. O jogo de volta acontece no dia 30 de abril, no Stamford Bridge, estádio do Chelsea. Mais um confronto sem favorito.


* Clique sobre o placar para a ficha técnica da partida.

Nenhum comentário: