31 de março de 2008

Giro Europa (7)

Premier League, Liga Española e Calcio

Um breve resumo sobre a situação das 3 principais ligas européias.

Campeonato Inglês - 32ª Rodada

Com um show impressionante, indescritível, épico de Cristiano Ronaldo, o Manchester United fez 4 x 0 no bom time do Aston Villa e manteve os 5 pontos de diferença para o vice-líder Chelsea. Ronaldo fez o primeiro de letra, cruzou para Tevez marcar o segundo, deu passe de calcanhar para Rooney marcar o terceiro e deu passe para Rooney marcar o quarto. Ou seja, o melhor jogador do mundo sem sombras de dúvida fez 1 gol e deu 3 assistências.
O Arsenal também fez bonito na rodada. Taylor abriu o placar para o Bolton, Diaby foi expulso e deixou o Arsenal com um jogador a menos e ainda na primeira etapa o mesmo Taylor aumentou a vantagem. Na segunda etapa, com gols de Gallas, Van Persie de pênalti e Samuel, contra, aos 90 minutos, o Arsenal virou uma partida perdida e chega com ainda mais moral para o jogo de quarta contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões.
Liverpool que por sua vez venceu o seu rival de cidade, o Everton, por 1 x 0, gol de Fernando Torres, após besteira de Yakubu. Por uma incrível coincidência de calendário, os próximos 3 jogos do Liverpool serão contra o Arsenal: quarta-feira pela Liga dos Campeões, sábado pela Premier League, ambos em Londres, e por fim na terça-feira, pela segunda partida da Liga dos Campeões, esta sim em Liverpool.
O Chelsea, maior perseguidor do Man Utd no momento, fez 1 x 0 sofrido em cima do Middlesbrough, gol de Ricardo Carvalho logo no início do jogo. O time londrino passou sufoco, o brasileiro Afonso Alves entrou no segundo tempo e acertou duas vezes a trave de Cudicini. Dá para se dizer que o 1 x 0 foi injusto, o Boro merecia melhor sorte na partida.
Com 2 gols de Jermaine Defoe, o Portsmouth bateu o Wigan por 2 x 0 e segue buscando vaga na Copa da UEFA. A surpresa da rodada foi a goleada sofrida pelo Tottenham, em casa, diante do Newcastle, que vem numa terrível campanha até aqui, mas que já vem de 3 rodadas sem perder. Darren Bent marcou para os Spurs, enquanto Nick Butt, Geremi, Owen e Obafemi Martins marcaram para os Magpies.

Ocupam a zona de rebaixamento: Bolton 26, Fulham 24 e Derby County, já rebaixado, com 11.

Para mais do campeonato inglês acesse www.futebolaocuboing.blogspot.com.


Campeonato Espanhol - 30ª Rodada

Talvez inspirado no Arsenal, o Bétis conseguiu uma espetacular virada após estar perdendo por 2 x 0. A diferença é que foi contra nada mais nada menos que o Barcelona. Bojan e Eto'o fizeram 2 x 0 logo aos 15 minutos, placar do primeiro tempo. No segundo tempo o Bétis descontou com Edu aos 18 minutos. Doze minutos depois e o Bétis já estava vencendo a partida, com belos gols de Juanito e Edu. O brasileiro ainda perdeu um pênalti. Com a derrota, o Barcelona perdeu a vice-liderança para o Villarreal.
Villarreal que por sua fez despachou o quarto colocado Atlético de Madrid por 3 x 0, em casa, com gols de Nihat(2) e Santi Cazorla, e tem a vaga na Liga dos Campeões nas mãos. O submarino amarelo vem de 4 vitórias consecutivas, incluindo uma visita ao Camp Nou.
O Real Madrid se isolou ainda mais na liderança após ganhar no Santiago Bernabéu a difícil partida contra o Sevilla. Heinze abriu o placar para os merengues logo aos 7 minutos, mas Kanouté empatou para os andaluzes. Nem deu tempo para comemorar, pois menos de 2 minutos depois, Raúl, vice-artilheiro da história do Real Madrid, marcou um golaço. Na segunda etapa, o argentino Higuaín fechou o marcador. O Real agora lidera com 6 pontos de vantagem sobre o Villarreal e 7 sobre o Barcelona.
O Valencia continua sua impressionante campanha ridícula nessa temporada. Dessa vez, tomou de 3 x 0 em pleno Mestalla para o Mallorca, com 2 gols do excelente Güiza, autor de 17 gols no campeonato e atual vice-artilheiro da competição. O Valencia consegue ser a equipe com mais gols sofridos em casa, uma campanha pra ser esquecida.
O destaque positivo vai para o Racing Santander, time frequentemente ocupador das zonas de baixo da tabela, mas que nessa temporada faz excelente campanha, ocupando até aqui a 5ª colocação, com os mesmos 50 pontos do 4º colocado Atlético de Madrid. O técnico do Racing, Marcelino Toral, foi o técnico que conseguiu o acesso para a primeira divisão com o Recreativo Huelva em 2006 e na temporada seguinte um honroso 8º lugar com a mesma equipe, trajetória que o fez parar em Santander e fazer até aqui um excepcional trabalho.

Ocupam a zona de rebaixamento: Recreativo Huelva 33, Murcia 26 e Levante 19.

Para mais do campeonato espanhol acesse www.futebolaocuboesp.blogspot.com.


Campeonato Italiano - 31ª Rodada

Mais uma vez a Roma não conseguiu aproveitar um tropeço da Inter. Jogando fora de casa, a Roma saiu em desvantagem diante do Cagliari logo aos 3 minutos, com um gol contra do fraco Ferrari. Ainda no primeiro tempo, Totti empatou para a Roma, de falta. A Roma preferia ter perdido a partida do que ter perdido Totti, com lesão na coxa, para o jogo de terça-feira contra o Manchester United. Com Totti a missão da Roma já seria muito complicada, sem ele é quase impossível que a Roma siga adiante na Liga dos Campeões.
A Roma contou com a ajuda da sua rival Lazio, que jogando em casa segurou o empate contra a Inter de Milão. Crespo abriu o placar para os Nerazurri, após cruzamento de Maicon, mas Rocchi empatou na segunda etapa para os romanos. A Inter manteve os 4 pontos de vantagem sobre a Roma, além de não ter que se preocupar com outra competição.
O Milan definitivamente quer ficar fora da Liga dos Campeões da temporada que vem. Jogando em casa, os milanistas perderam para a Atalanta por 2 x 1. Floccari abriu o placar para o time de Bérgamo, e ainda na primeira etapa ampliou, com um golaço do muito bom jogador Langella. O interminável Paolo Maldini descontou aos 40 da segunda etapa, e ainda deu tempo de Pirlo desperdiçar um pênalti no finzinho da partida. O Milan foi ultrapassado pela Udinese e ocupa agora a sexta colocação, 4 pontos abaixo da Fiorentina, quarta colocada.
Udinese e Fiorentina que se enfrentaram em Udine, com vitória dos donos da casa por 3 x 1. Inler fez 1 x 0 na primeira etapa, mas Vieri empatou para a Viola, mas a dupla infernal Di Natale e Quagliarella mais uma vez fez a diferença para a Udinese, cada um deixando sua marca uma vez. Dos 42 gols da Udinese no campeonato, 25 foram marcados por essa dupla(15 de Di Natale e 10 de Quagliarella), o que corresponde a quase 60% dos gols da equipe na competição.
A nota triste da rodada vem do cancelamento da partida entre Juventus e Parma, que aconteceria em Turim. Segundo informações, torcedores do Parma que se dirigiam a Turim em 2 ônibus pararam num posto, onde encontraram uma van com torcedores da Juventus, e partiram pra cima dos mesmos. Em inferioridade numérica, os torcedores da Juve entraram na van e o motorista tentou fugir, onde acabou atropelando e matando um torcedor do Parma. Direta ou indiretamente, o futebol faz mais uma vítima na Itália.

Ocupam a zona de rebaixamento: Cagliari 29, Reggina 27 e Empoli 26.

Para mais do campeonato italiano acesse www.futebolaocuboita.blogspot.com.

Nenhum comentário: