8 de junho de 2008

Eurocopa 2008 (3)

Portugal e República Tcheca largam bem na Euro 2008

Suíça 0 x 1 República Tcheca
Após uma bonita cerimônia de abertura da Eurocopa 2008, no estádio St.Jakob Park, na Basiléia, os suíços contavam com o apoio dos seus torcedores para partir pra cima da República Tcheca. E assim realmente aconteceu, tentando aproveitar o embalo inicial dos torcedores. Frei levou perigo logo começo do jogo. Parecia que seria um abafa, mas a Suíça diminuiu um pouco o ritmo, e o jogo num dado momento chegou a ficar chato. Com mais uma ou duas chances de gol, o primeiro tempo se encerrava. Ok, não se pode exigir muito de Suíça e República Tcheca. Mas antes do término do primeiro tempo um lance que pode ter sido capital para o restante da campanha suíça na Euro: em disputa de bola com o defensor Grygera, o suíço Alexander Frei machucou-se e precisou sair. Horas depois foi confirmada a lesão dos ligamentos do joelho e Frei, maior artilheiro da história da seleção suíça, está fora da Euro.

No seu lugar entrou Yakin, que entrou ligado no jogo, logo no começo do segundo tempo já quase marcava de cabeça. A suíça esboçava nova pressão. E quando mais dominava a partida, veio o castigo: após escanteio batido por Jankulovski, a zaga suíça afastou a bola, mas a bola voltou e pegou a defesa suíça saindo e encontrando Sverkos, que substituiu o gigante Koller, livre, para tocar no canto esquerdo de Benaglio e abrir o placar para os tchecos. O resultado não fazia justiça ao que vinha acontecendo na partida. Quase que de imediato o técnico dos suíços, Jakob Kuhn, tirou o lateral direito Lichtsteiner e colocou o atacante Vonlanthen, passando o meia Behrami para a lateral direita. A partir daí o que se viu foi pressão suíça apenas.

Aos 35 minutos, os suíços reclamaram de pênalti - com razão - em toque de mão de Ujfalusi. Na sobra, Barnetta encheu o pé para defesaça de Petr Cech e no rebote Vonlanthen carimbou o travessão quase dentro da pequena área. Os tchecos sequer tentavam contra-atacar, eram apenas defesa e nada mais. A pressão ficou até o último minuto, mas os suíços perderam a sua estréia diante dos seus torcedores, além de terem perdido o seu capitão, Frei, por lesão.


Portugal 2 x 0 Turquia:
A estréia da primeira seleção cotada ao título sempre causa maior expectativa, e felizmente Portugal não deixou de correspondê-la. Pela frente uma esforçada Turquia, sem grandes valores individuais, aposta no conjunto. Portugal foi pra cima desde o início, com Cristiano Ronaldo aberto pela direita e Simão, cuja escalação me parece errada visto as opções de banco(Nani e Quaresma), pela esquerda. Portugal chegou ao seu primeiro gol aos 16 minutos, mas corretamente anulado: após cruzamento de Simão, Pepe cabeceia livre, mas em posição irregular, assinalada pelo bandeirinha.

A Turquia não levava perigo, e Portugal por uns instantes parecia não saber o que fazer com tanta posse de bola. Aos 38, outro lance perigoso, dessa vez em falta muito bem batida por Cristiano Ronaldo, acertando a trave - a primeira de três -, desviada levemente pelo goleiro turco Volkan Demirel. E assim encerrava o primeiro tempo, 0 x 0.

No segundo tempo, logo aos 5 minutos, a segunda bola na trave: após estranha exitação de Gökhan Zan, Simão tomou-lhe a bola que sobrou para Nuno Gomes finalizar no pé da trave direita de Volkan Demirel. Cinco minutos depois, Cristiano Ronaldo faz linda jogada individual pela esquerda, mas pára na boa defesa de Volkan Demirel. Os lances de perigo iam se sucedendo, até que o inevitável e justo gol saiu: em um rápido um-dois, o zagueiro Pepe tocou para Nuno Gomes, que de primeira lançou-o de volta para abrir o marcador para Portugal, aos 16 minutos, um gol que fazia plena justiça ao que era a partida.

Quatro minutos depois a terceira bola na trave: cruzamento milimétrico de Cristiano Ronaldo e boa cabeçada de Nuno Gomes no travessão. Pouco depois, o avante do Benfica deu lugar a Nani, do Manchester United. Depois foi a vez de Raúl Meireles, do Porto, entrar no lugar de Simão Sabrosa. E foi de Raúl Meireles o gol que finalizou a partida, aos 48 minutos: Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda e fez um bom centro rasteiro para João Moutinho - que fez belíssima partida -, que com uma finta de corpo driblou Hakan Balta, já praticamente matando o goleiro Volkan Demirel junto, e rolou para Raúl Meireles fechar o marcador.

Com a vitória por 2 gols, Portugal é líder da chave com 3 pontos, mesmo número de pontos que a República Tcheca. Sem pontos aparecem Suíça e Turquia, com vantagem suíça no saldo de gols.

- Clique sobre o resultado para ver a ficha completa da partida ou clique aqui para ver a tabela com os próximos confrontos e horários.

Nenhum comentário: