15 de maio de 2008

Copa da UEFA 2007/08 (9)

Zenit St. Petersbourg vence a Copa da UEFA

Pode soar estranho, mas o Zenit confirmou nesta quarta-feira o favoritismo e venceu a Copa da UEFA. Claro, a equipe russa não começou a competição como favorita, pelo contrário, ninguém jamais imaginava esse time indo além de uma fase seguinte ao estágio de grupos. Mas a equipe comandada pelo holandês Dick Advocaat superou-se. A começar na fase de grupos, onde se classificou apenas como terceiro lugar do grupo, contando com uma grande ajuda do Everton-ING, que venceu o AZ Alkmaar-HOL na última rodada e classificou os russos. Na fase eliminatória foi quando a equipe realmente cresceu.

Primeiro o Villarreal-ESP, vice campeão espanhol, pela frente. Vitória por 1 x 0 em casa, gol do artilheiro da Copa da UEFA, Pogrebnyak(10 gols), e no jogo de volta, derrota por 2 x 1, mas vaga assegurada pelo gol fora. Nas oitavas de final o primeiro grande feito: após derrota por 3 x 1 para o Olympique de Marseille fora de casa, a equipe russa conseguiu reverter a desvantagem, fazendo 2 x 0 em sua casa, 2 gols do excepcional Pavel Pogrebnyak, eliminando os frances.

Nas quartas de final, o segundo grande feito: vitória sobre o Bayer Leverkusen, na Alemanha, por 4 x 1, calando completamente o BayArena. No jogo de volta, derrota por 1 x 0, sem maiores sustos.

Semifinal, e o maior feito de todos: jogando em Munique, empate por 1 x 1 contra o favoritíssimo Bayern. E jogando em St. Petersbourg, uma exibição absolutamente perfeita e vitória justíssima por 4 x 0, acabando com o sonho alemão de uma tríplice coroa. Mas nessa partida, quando o placar já apontava o placar final, o artilheiro Pogrebnyak recebeu o terceiro amarelo e virou um desfalque insubstituível para a final. Advocaat bem que podia tê-lo tirado.

A grande final aconteceu no estádio City of Manchester, estádio do Manchester City. O Rangers veio de campanha louvável também, mas a sua maneira. A equipe do técnico Walter Smith não tem a menor vergonha de se defender. Para se ter uma idéia, o Rangers passou o segundo jogo das oitavas de final, as quartas de final e a semifinal sem levar um golzinho sequer. A equipe joga tão fechada, mas tão fechada, que chega a ser legal ver um jogo do Rangers, é uma aula defensiva, uma aula tática, um time que se defende como poucos na Europa, e comete pouquíssimas faltas. A final era o duelo da ofensividade russa contra a defensividade escocesa.

Prevaleceu o ataque, para o bem do futebol. O Zenit atua, seja aonde for, num 4-3-3 bem estilo dos técnicos holandeses. O meia atacante Arshavin dificilmente permanece em St.Petersbourg, é um excelente jogador, rápido, raçudo. Pogrebnyak também deve ir para um grande centro, apesar da equipe russa ter potencial financeiro para segurar seus craques, pois é patrocinado pela Gazprom, a maior empresa de gás natural do mundo, portanto dinheiro não falta a equipe, o que credencia o Zenit a não ser uma mera nuvem passageira. Na próxima temporada o Zenit disputará a UEFA Champions League, aumentando ainda mais a sua visibilidade no continente.

Falando do jogo. O Zenit dominou o primeiro tempo de forma absoluta, a posse de bola era de quase 70% para os russos e quase o triplo de finalizações. Isso não era reproduzido em chances claríssimas de gol, mas se alguém esteve próximo de abrir o placar esse alguém foi o Zenit. O segundo tempo começou como na primeira etapa, com o Zenit mais em cima, mas aos poucos, para surpresa de todos, o Rangers foi saindo mais pro jogo. E foi nesse exato momento que o Zenit abriu o placar: aos 27 minutos, Arshavin meteu uma linda bola entre os 2 zagueiros do Rangers, deixando Denisov na cara do gol, que só deslocou Alexander, fazendo 1 x 0. Agora o Rangers precisava fazer o que não era de seu feitio, atacar. Walter Smith tirou o lateral esquerdo Papac e colocou o atacante espanhol Nacho Novo. A equipe escocesa conseguiu dar uma boa pressão nos russos, mas acabou levando o segundo gol de contra-ataque, no último lance da partida, gol de Zyrianov.

Dá para se dizer que o título foi merecido futebolisticamente falando, mas fora das 4 linhas é extremamente lamentável a política do clube, apoiada radicalmente por seus torcedores, de não contratar jogadores negros. É inadmissível em 2008 um clube achar que jogador negro não serve. Pelé era branco. Eusébio era branquíssimo. Robinho então, nem se fale. Torço para que o Zenit não seja uma nuvem passageira, mas é uma política a ser revista, ainda mais agora que o clube entra na competição mais importante da Europa.


Ficha Técnica:

Copa da UEFA - Final
Zenit 2 x 0 Rangers
Local: Estádio City of Manchester, Manchester
Público: 47.500

Zenit: Malafeev; Anyukov, Krizanac, Shirokov e Sírl; Tymoschuk, Denisov e Zyrianov; Arshavin, Fayzulin(Kim Dong Jin) e Fatih Tekke. Téc.: Dick Advocaat.

Rangers: Alexander; Broadfoot, Cuéllar, Weir e Papac(Nacho Novo); Hemdani(McCulloch), Ferguson, Thompson, Davis e Whittaker(Boyd); Darcheville. Téc.: Walter Smith.

Nenhum comentário: