15 de dezembro de 2008

Campeonato Italiano 2008/09

Juventus vence clássico contra Milan com extrema autoridade

4 - 2

A Juventus se impôs do princípio ao fim da partida, realizada em Turim, e bateu o Milan por 4 x 2, mas um 6 x 2 não seria exagero algum. Desde o primeiro minuto a Juventus se mostrou mais ligada, com mais vontade de ganhar.

Logo aos 16 minutos, Del Piero abriu o marcador, convertendo pênalti de Jankulovski que ele próprio sofreu.

O Milan, que não pôde contar com Kaká e Gattuso, deu uma pequena melhorada na partida, o suficiente para empatar: aos 31 minutos, Kaladze roubou uma bola no meio campo, ameaçou bater para o gol mas abriu na esquerda para Ronaldinho, que centrou para Alexandre Pato empatar. Apesar da jogadinha brasileira, os dois fizeram uma péssima partida, difícil dizer quem foi pior.

Mas a alegria durou pouco, pois 3 minutos depois, numa falha bizarra da bizarra defesa do Milan, Chiellini desempatou a partida. E ainda deu tempo pra um terceiro gol na primeira etapa, após cruzamento do excelente apoiador De Ceglie(que entrou no lugar do lesionado Nedved) e um cabeceio magnífico de Amauri, sem chances para Abbiati. O 3 x 1 da primeira etapa refletia a incrível disposição da Juve.

O começo da segunda etapa foi praticamente igual a primeira, com a Juventus demonstrando muito mais vontade de vencer, mas quem marcou foi o Milan, num lance fortuito: Ambrosini chutou de fora da área, a bola desviou em Chiellini e matou o goleiro Manninger. Apesar da superioridade flagrante na partida, a Juventus agora corria o risco do empate.

Que não veio, felizmente. A começar pela expulsão do lateral Zambrotta (um dos piores em campo), e depois pelo golaço de Amauri, aos 24 minutos, tabelando com Sissoko. É inacreditável Amauri não fazer parte da seleção brasileira. Que vá fazer parte da Italiana então (lembrando que o próximo jogo da Itália é contra o Brasil, em fevereiro).

4 x 2, justíssimo. Não houve um jogador da vecchia signora que não tenha jogado bem. Já do lado do Milan, fica evidente que ter um jogador na defesa acima dos 30 tudo bem, agora os 4 jogadores acima dos 30 (um acima dos 40 ainda por cima) não tem jeito, o Milan terá que arrumar um lugar pra Thiago Silva nessa defesa (o zagueiro ex-Fluminense a princípio jogará apenas na próxima temporada, já que excede o número de extra-comunitários). E sem Kaká, vira um time extremamente comum.

Notas:

Juventus

Manninger - Sem culpa nos gols. Nota 6.
Grygera - Muito bem na marcação de Ronaldinho. Nota 7.5.
Chiellini - Mais uma partida impecável do melhor zagueiro italiano no momento. Nota 9.
Mellberg - Meio grosso às vezes, mas é muito melhor que Legrottaglie. Nota 7.
Molinaro - Muito bem na partida, anulou completamente Alexandre Pato. Nota 7.5
Sissoko - É um excelente jogador, mas, talvez pela juventude, ainda peque pela ansiedade que por vezes se transforma em entradas violentas, mas é um baita volante. Nota 8.
Marchisio - Fez uma de suas melhores partidas com a camisa bianconeri. Nota 8.
Nedved - Jogou pouco, pois logo sentiu uma lesão. Nota 5.
Marchionni - Talvez o que menos tenha se destacado, mas não fez uma má partida. Nota 6.
Del Piero - Parece que Del Piero é um garoto, tamanha sua disposição e sua forma física atual. É o termômetro do time. Nota 9.
Amauri - Impressiona pelo faro de gol e pela força física. Excelente cabeceador e finalizador, é mais um que não se entende porque não é convocado, enquanto jogadores que não tem a metade da formação de Amauri, como Jô e Pato, são convocados. Nota 9.5.
De Ceglie - Entrou no lugar de Nedved e fez uma partida extraordinária, fazendo o cruzamento perfeito para o gol de cabeça de Amauri. Nota 8.5.


Milan

Abbiati - Bom goleiro, não teve culpa em nenhum dos gols, mas não passa muita confiança. Nota 6.
Zambrotta - Lamentável, além de completamente hostilizado pela torcida, pois deixou a Juve quando a equipe foi rebaixada, é tido como um traidor pela torcida juventina. Nota 2.
Kaladze - Fez uma ótima jogada no gol de Pato, mas defensivamente deixou a desejar. Nota 5.
Maldini - É sem dúvida um dos maiores defensores das últimas décadas, mas Maldini está numa fase tão decadente que dá medo de ter manchada sua incrível história com a camisa rossoneri. Nota 3.
Jankulovski - É um bom jogador, sabe cruzar, bater falta, mas ontem esteve numa noite terrível, uma de suas piores partidas na carreira. Nota 2.
Émerson - Regular, quase não aparece na partida. Nota 5.5.
Pirlo - Muitas e muitas vezes me peguei pensando se ele estava em campo. Nota 3.
Ambrosini - Dos meias, o melhor, não só pelo gol, mas também porque não se omitiu da partida. Nota 7.
Seedorf - Disputou com Pirlo o prêmio de jogador mais sumido em campo. E venceu. Nota 2.5.
Ronaldinho - Incrível como ele parece sem confiança de pegar uma bola e dar aquelas arrancadas do tempo de Barcelona, virou um jogador comum, que ameaça fintar, desiste e toca a bola pro lado. Vai fazer gols de falta e de pênalti apenas desse jeito. Nota 4.
Alexandre Pato - Fez o gol, mas foi uma partida a ser esquecida. É um jovem jogador ainda, mas já começo a temer por sua moral com a torcida, pois não é a primeira péssima partida de Pato recentemente. Nota 3.

Abaixo, um vídeo com os melhores momentos da partida.

Nenhum comentário: