16 de dezembro de 2008

Mercado da Bola - Brasil

Mercado da bola: Brasil (I)

O mercado de transferências no Brasil por enquanto é 90% especulação, mas algumas novidades já estão acertadas pra 2009. O Futebol ao Cubo promete estar ligado nos próximos meses a cada nova transferência. E pra começar, vejamos o que fizeram até agora os 4 grandes de São Paulo:


Sem dúvida alguma o Corinthians fez a contratação mais falada desde a vinda de Romário, então melhor jogador do mundo, em 1995, para o Flamengo. Ronaldo chega cercado de um marketing praticamente incalculável, parece que enfim nasceu o Departamento de Marketing no Parque São Jorge, coisa que nos tempos de Alberto Dualib inexistia. Mas Ronaldo precisa render dentro de campo, porque não há marketing que resista com atuações ruins. E torço demais por ele, o maior artilheiro das histórias das Copas do Mundo não merece acabar a carreira por baixo.
Além de Ronaldo, chegam Jorge Henrique, veloz meia-atacante do Botafogo, o zagueiro Jean, revelado pelo São Paulo e que jogou o Brasileirão 2008 pelo Grêmio, e o bom volante - por vezes violento - Túlio, também do Botafogo.

Negociados: Marcelo (goleiro, empréstimo ao Marília).

Talvez o clube paulista com mais especulação até agora. De concreto mesmo são as chegadas do ótimo meia Marquinhos, do Vitória, integrante da seleção sub-20 do Brasil, e Cleiton Xavier, meia vindo do Figueirense, que costuma fazer gols decisivos. Um "reforço" também foi a não saída do técnico Wanderley Luxemburgo, mas as eleições presidencias do Palmeiras daqui umas semanas pode mudar isso.

Negociados: Martinez (volante, Cerezo Ozaka).

O Santos, agora com dinheiro do Grupo Sonda, promete montar um time melhor que o de 2008 (tudo bem que pra isso não precisa de dinheiro de grupo algum). E começou trazendo Mádson, um dos poucos jogadores que saíram do Vasco com algum crédito. Outro reforço, na verdade uma renovação de contrato, é a permanência do até então técnico interino Márcio Fernandes no comando do Peixe. Nada mais justo após a boa subida de produção do Santos no Brasileirão após o treinador assumir. O meia Lúcio Flávio deve ser o próximo reforço.

Negociados: Michael (meia, retorno de empréstimo ao Dínamo de Kiev).



Apesar de faltarem pequenos acertos ainda, o atacante Washington, ex-Fluminense, deve mesmo acertar com o São Paulo. Levando-se em conta que em 2008 o atacante marcou 5 gols contra o São Paulo, é um ótimo reforço. O ala-direito Wágner Diniz, outro dos poucos a saírem do Vasco com crédito, vem pra suprir o setor mais carente do tricolor. O volante Eduardo Costa, ex-Grêmio e Espanyol, assinou contrato por 3 anos, e o zagueiro Renato Silva, ex-Botafogo, assina por 4 anos. Jadílson retorna de empréstimo do Cruzeiro, mas não sabe se fica ainda.

Negociados: Éder Luis (meia-atacante, retorna de empréstimo ao Atlético Mineiro), Aislan (zagueiro, emprestado ao Sport Recife), Júnior (lateral esquerdo, fim de contrato) e Jancarlos (lateral direito, fim de contrato).

Nenhum comentário: