18 de setembro de 2007

UEFA Champions League 2007/08 (1)

UEFA Champions League começa nessa terça-feira

Hoje começa o torneio mais milionário do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. São 32 times lutando para chegar a Moscou no dia 21 de Maio de 2008, palco da final.

Uma análise sobre os grupos da Liga dos Campeões:

Grupo A: O Liverpool não deve encontrar dificuldades para avançar, montou um ótimo plantel com jogadores como Fernando Torres, Gerrard, Carragher, Xabi Alonso, e há ótimas opções de banco nessa temporada, diferente de outras, como Voronin, Babel, Lucas e Sissoko. Brigando pela segunda vaga aparecem, em condição de igualdade, Porto, Marseille e Besiktas. A lógica seria a classificação do Porto, mas qualquer outro time classificado não será uma grande surpresa. Palpite: Liverpool e Porto.

Grupo B: O Chelsea aparece como franco favorito para a classificação em primeiro do grupo. Apesar de ter perdido Arjen Robben, os blues acertaram na contratação do francês Malouda, e o brasileiro Alex serve como boa opção na zaga. Já para a segunda vaga, Valencia e Schalke 04 vão brigar em condições de igualdade também, impossível apontar um favorito. Rosenborg deve apenas figurar no grupo. Palpite: Chelsea e Valencia.

Grupo C: Real Madrid deve levar esse grupo com facilidade, já que a segunda força do grupo, o Werder Bremen, já não tem a mesma força de outras temporadas, especialmente após a saída de Klose para o Bayern. Já a Lazio tentará brigar pelo segundo lugar, mas a classificação para a Copa do UEFA será bem-vinda também, pois o elenco romano é limitadíssimo. O Olympiacos pode tirar esse terceiro lugar da Lazio, mas brigar para avançar a próxima fase não deve acontecer. Palpite: Real Madrid e Werder Bremen.

Grupo D: O atual campeão Milan, diferente da Liga passada, não levou sorte em seu sorteio. Deve se classificar, mas terá jogos difíceis pela frente. O Benfica, do craque Rui Costa e da jovem promessa norte-americana Freddy Adu, teoricamente é favorito para a segunda vaga, mas o Celtic jogando em Glasgow não deve perder nenhum jogo devido a força de sua torcida. E a quarta equipe da chave também é um time osso duro de roer, o Shakhtar Donetsk, dos brasileiros Ilsinho, Fernandinho, Jádson, Willian, Luis Adriano e Brandão. A equipe ucraniana pode inclusive tirar pontos de Benfica e Celtic mesmo fora de casa. Palpite: Milan e Celtic.

Grupo E: Barcelona talvez seja o time que se classifique com mais facilidade dessa primeira fase, não deve encontrar dificuldade contra seus adversários. O Lyon, muito enfraquecido em comparação a temporadas passadas, não será nenhuma surpresa se não se classificar nem para a Copa da UEFA, pois tanto Stuttgart, de Cacau e Éwerthon, como o Rangers, vão brigar por essa segunda vaga, com pequeno favoritismo para os alemães. Palpite: Barcelona e Stuttgart.

Grupo F: Um grupo fácil de cravar os 2 classificados. Qualquer resultado diferente de Manchester United e Roma passando para a próxima fase será uma surpresa geral. Ambos se reforçaram muito bem: o time inglês trouxe o português Nani, o brasileiro Anderson e o argentino Tevez como principais reforços, enquanto a equipe italiana trouxe o zagueiro Juan, o lateral/meia Cicinho e o ótimo Giuly. Sporting e Dínamo de Kiev devem brigar pela vaga na Copa da UEFA apenas. Palpite: Manchester United e Roma.

Grupo G: Único grupo que reúne 4 campeões nacionais na última temporada, mas nem por isso é o grupo mais forte, longe disso. A Internazionale é a favorita, mas não deve ir longe no torneio. É o cabeça-de-chave com mais chances de ser eliminado já na primeira fase. O PSV vai brigar pela segunda vaga junto com CSKA Moscou e Fenerbahçe, ou seja, nesse grupo o que não faltará são brasileiros: Maicon, César, Adriano, Júlio César, Fágner, Gomes, Vágner Love, Daniel Carvalho, Dudu Cearense, Edu Dracena, Alex, Deivid e por ai vai. Palpite: Internazionale e CSKA Moscou.

Grupo H: O grupo mais fraco da competição, sem dúvida. A equipe londrina, enfraquecida pela saída de Henry, surpreende nesse início de temporada e lidera o campeonato inglês, e conta com craques como Fabregas e Van Persie. O Sevilla aparece muito bem também, não sendo nenhuma surpresa se a equipe espanhola ser a primeira da chave. Slavia Praga e Steaua Bucareste apenas disputarão a vaga na Copa da UEFA. Palpite: Sevilla e Arsenal.

Nenhum comentário: