19 de fevereiro de 2009

Copa da UEFA 2008/09 (1)

Copa da UEFA - 16 avos de final

Após dois meses, a bola voltou a rolar na segunda competição continental mais importante na Europa. Eis, abaixo, uma breve análise dos jogos realizados nesta quarta e quinta-feira, onde, evidentemente, este blogueiro não assistiu a todas as partidas por vários jogos serem no mesmo horário (se bem o conheço, assistiria a todos se fossem em horários diferentes) e não terá muito a declarar sobre algumas.

Vamos lá:

* Jogos com a mesma cor correspondem ao cruzamento na próxima fase

18/02

Dinamo de Kiev 1 x 1 Valencia
A equipe ucraniana, que não teve o ex-cruzeirense Guilherme relacionado pra partida, esperava ao menos vencer, tomando ou não gol em casa, mas não conseguiu, apesar desse Dinamo ser bem mais forte do que os últimos times montados, fazendo uma boa campanha na Liga dos Campeões, mesmo eliminado. Já o Valencia, que teve estranhamente o matador David Villa no banco, jogará por um empate sem gols na próxima quinta-feira, no Mestalla.

Zenit 2 x 1 Stuttgart

Um dos jogos assistidos. O Zenit começou com tudo, marcando um gol logo aos 2 minutos, com Huszti. Mas o Stuttgart precisou de 13 minutos para conseguir empatar, com um gol (sempre) de Mario Gomez. Mas no fim da primeira etapa, Tymoshchuk acertou uma bomba de fora da área, no ângulo de Lehmann, marcando um golaço.
Esperava-se que o Zenit fosse sentir demais a falta de Arshavin, transferido ao Arsenal. Evidente que o russo faz falta, mas a equipe é entrosada, não perdeu seu estilo de jogo de poucos erros de passe, ditando sempre o ritmo da partida.

Olympiacos 1 x 3 Saint-Etienne
A grande surpresa do dia. O Olympiacos fez uma primeira fase perfeita enquanto mandante, aplicando 5 x 1 no Benfica e 4 x 0 no Hertha Berlin, além de no Campeonato Grego ser disparado o líder, com um aproveitamento espetacular dos pontos disputados. Fora isso, conta com a excelente forma de jogadores como Galletti, Belluschi e especialmente Diogo, ex-Portuguesa. Soma-se isso a pífia campanha do Saint-Etienne no Campeonato Francês - na zona de rebaixamento - e a expectativa pra partida era de uma vitória por goleada da equipe grega, mas... O ex-são paulino Ilan abriu caminho para a vitória dos franceses, que podem perder por 2 x 0 que ainda sim estarão classificados.

Aston Villa 1 x 1 CSKA Moscou
O jogo que mais criou expectativas neste blogueiro, e elas foram cumpridas. O jogo tinha vários ingredientes: a estreia oficial de Zico no comando do CSKA, a espetacular campanha do Aston Villa no Campeonato Inglês, a ótima fase de Vágner Love, o promissor Agbonlahor, e todos esses ingredientes deram o esperado equilíbrio a partida. Vágner Love comprovou a grande forma em que vive e marcou um belo gol no primeiro tempo. O experiente norueguês Carew empatou para o Villa, quando a equipe exercia forte pressão sobre os russos. O resultado foi justo, mas melhor para o CSKA, que agora joga por um empate sem gols em Moscou.

Werder Bremen 1 x 1 Milan
Jogo com alto teor de irritabilidade. De um lado, um Werder Bremen especialista em passar vergonha em competições europeias. Do outro lado, um ridículo chamado Carlo Ancelotti que segue apequenando um gigante chamado Milan. Apesar de um claro domínio na primeira etapa, o Milan venceu apenas por 1 x 0, gol de Inzaghi. No segundo tempo, graças ao seu treinador, a equipe recuou, recuou, tirou os meias ofensivos - Seedorf e Ronaldinho - para colocar jogadores mais defensivos - Jankulovski e Beckham -, e tomou o justíssimo empate aos 39 minutos, com Diego, de ótima exibição. O empate ficou até barato para o Milan, que levou uma na trave no finzinho da partida. Ancelotti já tem coleção de jogos onde tomou gol no finalzinho por ser um retranqueiro sem vergonha, e a mais emblemática dessas partidas foi há quatro rodadas no Campeonato Italiano, onde vencia o Genoa, em Milão, por 1 x 0, e tirou o meia Beckham pra colocar o volante Flamini, o atacante Alexandre Pato para colocar o meia atacante Ronaldinho, e a mais absurda de todas, tirou o meia Seedorf para colocar o (horrível) zagueiro Senderos. Resultado: tomou o gol de empate aos 43 do 2º tempo. É um treinadorzinho, e só não vou adjetivar pra não baixar o nível do blog.

Bordeaux 0 x 0 Galatasaray
Bom empate para os turcos, que montaram um time forte para esta temporada, tendo como espinha dorsal o goleiro De Sanctis, o zagueiro Fernando Meira, os meias Arda Turan e Harry Kewell e o atacante Milan Baros. Mas, se tomar gol em casa, terá que vencer a partida.

Paris Saint-Germain 2 x 0 Wolfsburg
O goleirão Benaglio, do Wolfsburg, colaborou demais para a vitória do PSG, falhando nos dois gols, um aos 35 e outro aos 40 minutos, ambos da segunda etapa, resultado esse que será muito difícil de ser revertido pelo bom time alemão, mas que enfrentará, além da desvantagem no placar, o ótimo momento do rival, vice-líder da Ligue 1. O atacante Hoarau, sempre ele, foi o autor dos dois gols.

NEC 0 x 3 Hamburgo
A vitória nem tanto, mas o placar certamente surpreende um pouco. Os gols da equipe alemã foram marcados por Trochowski, pelo ex-são paulino Alex Silva e sacramentado pelo futuro jogador do Bayern de Munique, o croata Olic. Nessa partida tivemos, seguramente, o primeiro classificado já definido para as oitavas de final.

Sampdoria 0 x 1 Metalist Kharkiv
Por mais incrível que pareça, não foi surpreendente esse resultado. A Samp briga contra o rebaixamento no Calcio, e o Metalist vem de exímia campanha na fase de grupos, terminando na liderança num grupo com Olympiacos, Galatasaray, Hertha Berlin e Benfica.

Aalborg 3 x 0 Deportivo La Coruña
Já esse, sim, bastante surpreendente. Não pela vitória do Aalborg, que tem um time bom até, mas sim pelo placar elástico, resultado que dificilmente a equipe de A Coruña reverterá na semana que vem. Due foi o destaque, com dois gols, mas o gol de Jakobsen foi o que praticamente determinou a classificação dinamarquesa para a próxima fase, com um gol aos 45 da segunda etapa.

Braga 3 x 0 Standard Liège
Ainda mais surpreendente, talvez menos surpreendente apenas que a derrota em casa do Olympiacos. Particularmente, apontava o Standard Liège como a principal força dentre aquelas equipes nem tão conhecidas, como Milan, Ajax e Valencia. O meio campo é excelente, com os selecionáveis Defour e Witsel, titulares da Bélgica, além do brasileiro Igor de Camargo, que também faz parte da seleção belga. Mas ainda no primeiro tempo, o meia Defour precisou ser substituído, e parece que isso fez o Standard desandar. Claro que o Braga tem seus méritos, há bons jogadores no time, como o colombiano Rentería, o camaronês Meyong e o zagueiro brasileiro André Leone, ex-Goiás, autor do segundo gol.

19/02

Copenhage 2 x 2 Manchester City
Um bom resultado para o City por ter feito dois gols fora de casa, mas o gol de Vingaard, aos 46 do 2º tempo, empatando o jogo para os donos da casa, deixou uma sensação de derrota para os ingleses. Mas devem se classificar jogando em casa.

Lech Poznan 2 x 2 Udinese
Exatamente a mesma história do Man City, com a diferença que a Udinese vencia por dois gols até os 36 da segunda etapa, e em três minutos tomou o empate. Mas também deve se classificar, já que joga por um 0 x 0 ou 1 x 1.

Fiorentina 0 x 1 Ajax
Pior impossível para os donos da casa. E não refiro-me meramente ao resultado, mas sim ao desastroso futebol apresentado pela equipe, onde praticamente ninguém se salvou. Do lado holandês, o resultado pode dar moral a equipe no Campeonato Holandês, onde ocupa apenas a terceira colocação. O gol da vitória foi marcado por Bakircioglü, no segundo tempo.

Olympique de Marseille 0 x 1 Twente
O Ajax é o terceiro colocado do Camp. Holandês, e uma das equipes à sua frente é o Twente, do treinador inglês Steve McLaren. Por ser fora de casa, a vitória soa como zebra, mas o trio de ataque formado por Elia, Arnautovic e N'Kufo é extremamente letal. O gol da vitória foi marcado justamente pelo muito promissor Arnautovic, de apenas 19 anos, autor de 10 gols na Eredivisie.

Shakhtar Donetsk 2 x 0 Tottenham
Com todo respeito ao Tottenham, mas deu a lógica. Só que os gols da equipe ucrano-brasileira demoraram a sair: Seleznov, que entrara um minuto antes, abriu o marcador aos 34 do 2º tempo, e no fim do jogo, o brasileiro Jádson, ex-Atlético Paranaense, fez o segundo gol, após receber passe do ex-corinthiano William.


Todos os jogos de volta acontecerão na próxima quinta-feira, dia 26/02.

Clique aqui para acessar o blog da fase de 16 avos de final da Copa da UEFA e conferir a ficha técnica de cada uma das dezesseis partidas.


Palpites pros confrontos nas oitavas de final:

Milan x St. Etienne / CSKA Moscou x Shakhtar Donetsk / Udinese x Stuttgart / Paris Saint-Germain x Braga

Valencia x Metalist Kharkiv / Man City x Aalborg / Twente x Ajax / Hamburgo x Galatasaray

Nenhum comentário: