21 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes da FIFA 2008 (3)

Com dificuldade, Manchester United confirma favoritismo e é campeão mundial de clubes

0 - 1

Gol: Rooney 73'


O Manchester United sagrou-se na manhã deste domingo o novo campeão mundial de clubes ao bater na final a LDU, do Equador, por 1 x 0, gol de Wayne Rooney. Apesar da esperada vitória, veio com dificuldades e com um jogador a menos, após a tola expulsão do sérvio Nemanja Vidic aos 4 minutos do 2º tempo.

Os Devils dominaram o primeiro tempo de maneira absoluta, mas esbarraram na surpreendente boa atuação do fanfarrão Cevallos, numa delas em cabeçada de Tevez que o goleiro equatoriano foi buscar no canto esquerdo.

O panorama do jogo na segunda etapa teoricamente não iria se alterar, mas aí veio a expulsão de Vidic e a LDU pôde equilibrar mais a partida, mas de ainda domínio inglês. E foi depois da expulsão que o técnico do Manchester, Alex Ferguson, alterou taticamente sua equipe, passando a jogar com Cristiano Ronaldo como único atacante, abrindo Rooney pela esquerda e Park pela direita. E o gol saiu dessa alteração: Carrick lançou Cristiano Ronaldo, que recebeu de costas pra marcação, girou e rolou na esquerda pra Rooney bater de direita, chapado, no canto esquerdo de Cevallos. O gol saiu um minuto depois do meia argentino Manso, da LDU, desperdiçar uma chance incrível de contra-ataque, ao prender demasiadamente a bola. O próprio Manso ainda teve uma chance aos 44 minutos, num remate de fora da área para excepcional defesa de Van der Sar, um dos destaques da partida.

O Manchester United conquistou seu segundo título mundial, após ter vencido pela primeira vez em 1999, diante do Palmeiras. Já a LDU colocou ainda mais o emergente futebol equatoriano no cenário do mundo.

Rooney ganhou os prêmios de melhor jogador da final e do torneio, enquanto o Gamba Osaka bateu o Pachuca por 1 x 0 e ficou na terceira colocação.


Ficha Técnica:

Liga Deportiva Universitária-EQU 0 x 1 Manchester United-ING
Local: Estádio Internacional de Yokohama, Japão
Árbitro: Ravshan Irmatov(Uzbequistão)



LDU: Cevallos; Jairo Campos, Renan Calle(Paul Ambrosi), Norberto Araujo e Diego Calderón; Patricio Urrutia, William Araujo, Neicer Reasco(Pedro Larrea) e Luis Bolaños(Reinaldo Navia); Alejandro Manso; Claudio Bieler.
Téc.: Edgardo Bauza.

Manchester: Van der Sar; Rafael(Gary Neville), Rio Ferdinand, Nemanja Vidic e Patrice Evra; Michael Carrick, Ânderson(Darren Fletcher), Ji-Sung Park e Cristiano Ronaldo; Wayne Rooney e Carlos Tevez(Jonny Evans).
Téc.: Alex Ferguson.

Nenhum comentário: