27 de setembro de 2007

Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007 (4)

Brasil arrasa favoritismo norte-americano e está na final da Copa do Mundo

Um show, um espetáculo, uma partida absolutamente histórica para o futebol feminino brasileiro. Na manhã desta quinta-feira, na cidade de Hangzhou, o Brasil massacrou a seleção dos Estados Unidos por 4 x 0 e se garantiu pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo.

O jogo começou equilibrado, com os Estados Unidos quase abrindo o placar antes do primeiro minuto. Aos 4, Cristiane sofreu pênalti não marcado pela árbitra suíça Nicole Petignat.

Vinte minutos de jogo, Pretinha bate o escanteio e a jogadora Leslie Osborne marca contra o primeiro gol do Brasil.

Apenas sete minutos depois, em jogada pela faixa direita, Marta trouxe para dentro e bateu de perna esquerda. A goleira - reserva até essa partida, numa atitude sem nexo do treinador Greg Ryan ao sacar a até então titular Hope Solo - espalmou fraco, e a bola entrou no cantinho esquerdo. Brasil 2 x 0 EUA.

Aos 45, a fraca árbitra expulsou injustamente a jogadora Shanonn Boxx, pois quem fez a falta foi Cristiane sobre ela, e não o inverso como interpretou a árbitra. E assim acabou o primeiro tempo.

Os Estados Unidos, agora com uma jogadora a menos e precisando empatar, se expôs de vez, e num contra-ataque, Formiga deixou Cristiane cara a cara com o gol. Ela só teve o trabalho de escolher o canto e marcar o terceiro gol brasileiro. E era pouco esses 3 x 0, o Brasil passeava em campo.

O quarto gol é algo assim que não dá pra explicar com meras palavras. Marta merecia no mínimo uma placa no estádio, pra não dizer uma estátua. Marta recebe passe de costas para a zagueira Ellertson, domina com a direita fazendo a bola subir e com a perna esquerda, de calcanhar, joga a bola por um lado e pega do outro, dando um drible da vaca espetacular de costas. Vem a segunda zagueira, Marta corta com a perna esquerda, a zagueira fica tonta, se apóia com a mão no chão para não cair e com a perna direita Marta finaliza com toda certeza o gol mais espetacular de todas as copas. Marta é um gênio, seguramente. Veja aqui o golaço de Marta. (retirado do site globoesporte.com)

O jogo acabou assim, Brasil 4 x 0 Estados Unidos. Essa foi apenas a terceira derrota norte-americana na história das copas e ainda perderam uma invencibilidade de 51 jogos. E ganhar dos Estados Unidos no futebol feminino tem o mesmo sabor que ganhar da Argentina no masculino.

Independente do resultado da final de domingo contra a atual campeã Alemanha (partida disputada às 9h), essa meninas merecem todos os parabéns do mundo, pois o Brasil sequer tem uma liga de futebol e está enfrentando seleções estruturadas internamente há vários e vários anos. Nos EUA os pais motivam as filhas a jogarem futebol, enquanto no Brasil a garota precisa jogar escondida dos pais. Essas meninas orgulham o país há tempos, sempre se virando sozinhas, e eu, infelizmente, não sei se mesmo com um possível título mundial vai mudar muita coisa nesse país ingrato e machista. Espero estar errado.


Ficha Técnica

Copa do Mundo 2007 - Semifinal
Brasil 4 x 0 Estados Unidos
Árbitra: Nicole Petignat(Suíça)

Brasil: 1.Andréia; 4.Tânia, 3.Aline e 5.Renata Costa; 2.Elaine, 20.Estér, 8.Formiga, 7.Daniela Alves e 9.Maycon; 10.Marta e 11.Cristiane.
Téc.: Jorge Barcellos.

Estados Unidos: 1.Scurry; 15.Markgraf(2.Dalmy), 3.Rampone, 4.Whitehill e 14.Stephanie Lopez(11.Lloyd); 7.Boxx, 17.Chalupny, 12.Osborne e 13.Lilly; 9.O'Reilly(8.Ellertson) e 20.Wambach.
Téc.: Greg Ryan.

Nenhum comentário: