29 de agosto de 2007

Mundial sub-17

Brasil eliminado do Mundial sub-17

Nem 2 meses depois de dar vexame no Mundial Sub-20, o Brasil protagonizou novo vexame nessa manhã de quarta-feira, dessa vez no Mundial Sub-17, disputado na Coréia do Sul. A seleção brasileira, arrogante, prepotente, irritante, perdeu por 1 x 0 para a boa seleção de Gana, gol de Donkor, numa falha bizonha do goleiro Marcelo, do Flamengo. O gol aconteceu no comecinho do 2° tempo, quando Gana tinha um jogador a menos. Como na Sub-20, eliminado nas oitavas de final.

A eliminação em si não é o maior problema, o Brasil não tem obrigação de ganhar tudo o que disputa, como se imagina, perder é aceitável, mas perder como tem se perdido jamais. A começar pela Copa do Mundo de 2006, mas vou me atentar apenas as divisões de base.

O que acontece é que o jogador nem sequer concluiu o processo de aprimoração de fundamentos básicos como passe, chute, marcação, posicionamento tático, e ele já sobe para o time principal de seus respectivos clubes, pois nosso futebol é falido, miserável, necessita lançar jogador pro cara fazer 3 jogos bons, a mídia já noticiá-lo como craque e o Shakhtar Donetsk comprá-lo ou vai jogar num time pequeno em Portugal. Ai o que acontece? Passam 6 meses e ele retorna por empréstimo a um clube brasileiro, pois, obviamente, não se firmou na Europa. Não adianta, com essa idade o jogador sequer saiu da adolescência, como ele vai se adaptar a um outro país, outra língua, outra cultura, outro futebol? Isso é lamentável. Alguém lembra do Celsinho, ex-Portuguesa? Foi vendido novo pra Rússia, e simplesmente sumiu por lá. Alguém acha que ele aprimorou algum fundamento por lá? E recentemente saiu notícia que o Corinthians tava interessado nele, ou seja, já ia fazer o caminho de volta para o Brasil. Só que o problema tá ai, pois a Portuguesa, ainda mais agora na 2ª divisão, não tem caixa pra segurar um futuro craque, seja a quantia que lhe for oferecida, fruto desse futebol pobre e falido. É nojento imaginar que países como Rússia, Ucrânia, México, Grécia têm uma liga mais forte que a liga do "país do futebol".

Carlos Eduardo, revelação do Grêmio, vai jogar no penúltimo colocado da 2ª divisão da Alemanha. Caramba, o que isso vai acrescentar na carreira dele???
Alexandre Pato, revelação do Inter, vai ficar 6 meses sem atuar porque a liga italiana não permite jogador menor de idade atuando, ou seja, 6 meses sem evolução alguma. O Pato saiu do Inter sem sequer jogar um Grenal, não ficou nem 8 meses no futebol brasileiro.
William, excelente meia revelado pelo Corinthians, vendido para a Ucrânia.
Kléber, revelação do São Paulo, saiu cedo do clube e foi para o Dínamo de Kiev.
O mais absurdo de todos: os gêmeos Rafael e Fábio, laterais direito e esquerdo da seleção sub-17, respectivamente, com 17 anos e ambos já têm um pré-contrato com o Manchester United. Assim não dá.

E claro, a seleção é reflexo dos clubes. E pra começar, uma grande dúvida: não seria mais óbvio as categorias de base serem comandadas por técnicos top ao invés de técnicos desconhecidos, sem história, como o glorioso Nélson Rodrigues, técnico da sub-20? É nessa idade que o jogador precisa aprimorar seus fundamentos, pra ele chegar pronto na seleção principal, que qualquer pé-rapado sem história nenhuma como técnico (Dunga) pode dirigir, caso o jogador venha pronto da base já. Claro, não são todos os técnicos que aceitariam treinar seleção de base, mas será que Zico, Júnior, Careca, Raí, Cerezo, pagando um bom salário, não aceitariam trabalhar e ajudar o Brasil nessa fase de declínio absoluto que poucos parecem ver? São ex-jogadores de experiência nacional e internacional que com certeza teriam muito o que ensinar a essa garotada, a começar pela humildade. É IMPRESSIONANTE como qualquer seleção brasileira atual, seja a principal ou de base, é arrogante. Pois ai entra o problema do jogador sair cedo do Brasil. Por exemplo: que motivação teria o lateral-esquerdo Marcelo, da sub-20, se com 19 anos ele já é jogador do Real Madrid e já teve convocação pra seleção principal? Que motivação Alexandre Pato vai ter de jogar pela sub-20 se hoje ele joga no Milan? Que motivação vai ter Lucas de jogar pela sub-20 se hoje ele joga no Milan? Que motivação vão ter os gêmeos Rafael e Fábio de jogarem pela sub-17 se eles já têm pré-contrato com o Manchester United?

O Brasil está se afundando de maneira absurda, isso está virando uma bola de neve, jogador sai daqui cada vez mais novo, devido as dificuldades financeiras de quase todos os clubes brasileiros. O Brasil, 500 anos depois, continua sendo uma colônia de exploração, daqui só se tira a matéria-prima a preço de banana. E o mais irritante é não ver nada ser feito pra mudar isso, a não ser o nosso amado Ricardo Teixeira vir a público um ano depois do fracasso na Alemanha e dizer que a seleção estava uma bagunça durante a Copa. Ele tem razão, a CBF é uma bagunça, só que ele esqueceu de criticar o presidente da CBF, que não está nem ai pro futebol brasileiro dentro do Brasil, a ele só importa os lucros da seleção principal, só que ele não enxerga que esses lucros vão cair muito em breve, pois o Brasil vai virar uma seleção comum nos próximos anos, não tenho dúvida disso.

Nenhum comentário: