27 de maio de 2010

Os 10 goleiros que podem brilhar na Copa

Muitas seleções ainda não definiram seus 23 convocados para a Copa do Mundo, mas é difícil alguma que ainda não tenha definido seu goleiro titular - apesar de duas seleções de peso, Alemanha e Inglaterra, estarem em tal dilema.

Com isso em vista, uma lista dos 10 goleiros que podem brilhar na África do Sul, levando-se em conta critérios técnicos e perspectivas de suas respectivas seleções no Mundial:

10 - Lee Woon-Jae (Coreia do Sul / Suwon-KOR)

O experimente goleiro de 37 anos disputará seu quarto mundial, incluindo o de 1994 - feito que apenas Rigobert Song, de Camarões, conseguirá.

Particularmente estou otimista quanto à participação sul-coreana na Copa, acredito numa classificação no Grupo B, à frente de Nigéria e Grécia, mas dependerá das atuações de seu lendário goleiro.

9 - Diego Benaglio (Suíça / Wolfsburg-ALE)

Na temporada passada, quando o Wolfsburg conquistou o primeiro título alemão de sua história, Benaglio foi o grande goleiro da Bundesliga. Porém, na recém-terminada, tal qual todo time dos Lobos, o goleiro não teve o mesmo destaque.

A seleção suíça é conhecida por sua forte defesa, e não será fácil para os adversários - no qual se inclui a Espanha - furar o sistema defensivo que terminou o Mundial de 2006 sem sofrer um gol sequer.

8 - Guillermo Ochoa (México / América-MEX)

Ochoa ganhou nome na América do Sul após boas participações do América na Libertadores - em especial a de 2007 -, mas parece ter estagnado no clube mexicano, e não vive boa fase.

Ainda sim, com apenas 24 anos e ciente de que uma grande Copa pode abrir mercado na Europa, Ochoa tem tudo pra brilhar, pois tecnicamente é excepcional.

7 - Maarten Stekelenburg (Holanda / Ajax-HOL)

A situação de Stekelenburg lembra muito a de Ochoa: muito promissor, mas uma não-transferência para um centro de maior expressão parece ter freado seu desenvolvimento. Tanto que, na atual temporada, chegou a virar reserva de Kenneth Vermeer.

A defesa holandesa não é das mais seguras, e provavelmente o goleiro do Ajax terá bastante trabalho no mês de junho.

6 - Tim Howard (Estados Unidos / Everton-ING)

Poucas vezes viu-se tão clara as chances da seleção norte-americana se classificar para a segunda fase do Mundial como em 2010, num grupo onde tem favoritismo contra Argélia e Eslovênia. Ir além disso dependerá das atuações de Tim Howard, que retomou sua carreira no Everton em 2006, após não deixar saudades no Manchester United.

5 - Mark Schwarzer (Austrália / Fulham-ING)

Sendo bem direto: não fosse por Schwarzer, o Fulham não chegaria até a final da Europa League. A temporada do goleiro australiano foi monstruosa, e não à toa tem seu nome ligado a uma possível transferência para o Arsenal.

Tecnicamente ocuparia melhor posição na lista, mas as perspectivas australianas são complicadas com o pesado grupo formado por Alemanha, Sérvia e Gana.

4 - Hugo Lloris (França / Lyon-FRA)

Não está 100% garantido como titular, ainda disputa posição com Steve Mandanda, mas deve ser a opção de Raymond Domenech para a estreia diante do Uruguai, e ajuda o fato de Lloris ter sido peça-chave na campanha de semifinal do Lyon na Liga dos Campeões.

É outro que tem seu nome frequentemente ligado aos clubes de centros maiores, especialmente ao Manchester United.

3 - Gianluigi Buffon (Itália / Juventus-ITA)

Creio não precisar explicar quem é Buffon. O terceiro posto na lista não tem a ver apenas com critérios técnicos, pois nisso o goleiro italiano, no alto de seus 32 anos, é espetacular. Pesa contra ele o pessimismo geral quanto ao desempenho da Azzurra no Mundial.

Na tétrica temporada que fez a Juventus, foi um dos poucos que conseguiu se salvar.

2 - Iker Casillas (Espanha / Real Madrid-ESP)

Casillas sofre do mal do "8 ou 80": quem gosta, o coloca entre os maiores; quem não gosta, diz que é um goleiro irregular. Nem uma coisa nem outra. Casillas passa segurança e tem liderança dentro da Fúria, e ainda tem a enorme sombra de Pep Reina no banco, que não o permite se acomodar, já que o arqueiro do Liverpool também se encontra em alto nível.

O segundo lugar na lista também tem influência da expectativa que se tem sobre a Espanha no Mundial.

1 - Júlio César (Brasil / Inter de Milão-ITA)

A maturidade de Júlio César é tão grande que é até estranho lembrar que ele fará sua estreia em Copa do Mundo contra a Coreia do Norte. O fato de ter chegado em Curitiba, na concentração da seleção, e ser recebido por aplausos de todos os jogadores demonstra bem o respeito que o goleiro ex-Flamengo tem na seleção.

Em jogos que o Brasil sofreu pressão nas Eliminatórias, em especial na memorável partida diante do Equador, Júlio mostrou que tem tudo pra ser o grande goleiro da Copa do Mundo de 2010.

10 comentários:

Rádio Brasileirão disse...

Bom post, maneiro, dê uma olhada no meu: http://radiodobrasileirao.blogspot.com/

Gremista Fanático disse...

Fala garoto, pois é cara, Julio Cesar acho que é mais unanimidade na seleção que o próprio Kaka, bom pelo menos pra mim é, eu não tenho duvidas que os atacantes adversários da seleção vão tremer a sua frente e vai ser dificil entrar bola no seu gol.

Pois é André, eu tambem lembrei daquele lance do Jonas, mas ainda bem que dessa vez ele acertou, e tambem ele melhorou muito do ano passado pra cá, agora ele tem mais confiança na cara do gol. valeu.

Saudações do Gremista Fanático

Lucho Cláudio disse...

Beleza cumpadi? :-))

André Paulisxxxta, gosto muito dos teus "Top 10", os temas são sempre interessantes e você não deixar nenhum nome passar batido.

Se qualquer brasileiro fizer uma lista de favoritos para melhor da Copa, o Júlio César será sempre líder!

Gosto muito do Stekelenburg (como você já deve saber, jeje!), mas apostaria no Casillas como melhor da Copa. E dentre os goleiros "mortais", eu vejo o Howard com boas possibilidades também.


Saludos!

Claudio Henrique disse...

Júlio César vai representar muito bem o gol no mundial. Quanto a Inglaterra e Alemanha, estas terão que escalar uam forte defesa, já que não tem goleiro. Espanha e Itália estão bem servidas também de goleiros, mas acho que o melhor goleiro do mundial será indiscutívelmente Júlio César.

Abraços cara

Flávio Santos disse...

André,

O Júlio César convenceu até mesmo a bairrista e mala impresa aqui de SP que tanto o criticava!!!
Pelo pouco que vi, eu gosto muito do goleiro americano. Parece completo nos fundamentos e transmitir segurança aos jogadores de linha.

Abrações

Gigante Colorado disse...

Sai que é TUA Júlio César! Grande Júlio César. Foi crescendo, crescendo, e tal ai, sem dúvida um dos melhores do mundo (O Casillas é um filho da p. também, joga demais, queria aqui no INTER) Hahahaha!!!!
Então tu curtiu a pranchetinha do FOSSATI? Pede uma pra ele cara, deve ter aos montes lá no Beira-Rio! Uahu!
To triste, com todas as cirscuntâncias, então, tchau!
Haha! Bjo :*

Guilherme Oliveira disse...

Eu só sei que Vitor Valdes atualmente está muito melhor que Iker Casillas, sem duvida ele e o Julio Cesar são os goleiros mais em forma.. mas veremos..

Rafaela Andrade disse...

Eu nunca fui tão desatualizada na minha vida de Copa... acho que tenho que assistir mais televisão ou ler mais, ou os dois... hehehe

Estes posts são esclarecedores


http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com

Felipe Delfim disse...

Boa lista mesmo, André!

Confesso que não conhecia o glorioso goleiro Sul-Coreano... mas se já vai pra 4ª copa seguida, é porque tem futebol.

Ochoa, Lloris, Stekelenburg e Schwarzer também são arqueiros que me agradam muito. Principalmente o Ochoa, que eu já vi fazer defesas cirúrgicas (especialmente contra o Fla em 2008...).

Mas não tem como. Júlio Cèsar é o melhor e vai ser durante um bom tempo.

Abração!!

Gigante Colorado disse...

Oii! Futebol ao Cubo.
O Gigante Colorado agora está de cara nova. Novo layout, nova página para parceiros, com mais destaque!
Agora nossos parceiros se encontram no link SÓCIOS, no link correspondente ao estilo do seu blog!
Estamos promovendo uma pequena "disputa" entre os parceiros.
Agora, aquele parceiro que sempre comenta, que sempre comparece com o Gigante Colorado, terá um espaço especial!
Aqueles que participarem mais no blog, terão seus banners na página principal, tendo o destaque merecido!
Então vamos lá, parceiro, entre, comente, participe e conquiste espaço especial no Gigante Colorado.
Um abraço GIGANTE pra vc! :D

Estamos com um novo banner, se você divulga nosso banner em seu blog, pedimos que por favor, pegue o link no blog e faça a troca!

Desde já agradecemos!! :D