20 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 10 (3): Brasil é a segunda seleção classificada

Na abertura do Grupo G, o Brasil fez 3 a 1 na Costa do Marfim, com destaque para Luis Fabiano, autor de dois belos gols, e se classificou para as oitavas-de-final, assim como a Holanda já havia feito ontem. Elano fez o terceiro gol brasileiro, enquanto Didier Drogba descontou para os marfinenses, que agora torcerão pra Coreia do Norte complicar a vida de Portugal, amanhã.

A expulsão de Kaká foi ridícula, Stéphane Lannoy nem viu o lance, se tivesse visto não teria expulsado.

O Brasil repetiu exatamente a mesma escalação e formação tática da estreia, num 4-2-3-1. O grande ponto positivo da partida foi ver a significativa melhora no jogo de Kaká, autor de duas assistências - no terceiro gol, numa de suas típicas arrancadas.

Michel Bastos também apresentou melhora, ainda que esteja longe de inspirar plena confiança. O mesmo vale pra Felipe Melo, que fez boa partida, mas é sempre um perigo.


Fica agora a preocupação com a lesão de Elano, que recebeu entrada criminosa de Tioté.

A Costa do Marfim repetiu o 4-3-3 da estreia, e a única alteração foi a entrada de Drogba no lugar de Gervinho.

Diferente do que se esperava, a seleção africana não se postou no campo defensivo, tal qual fez diante de Portugal. Os 15 primeiros minutos foram dominados pela equipe de Sven-Göran Eriksson, ainda que sem oferecer reais perigos ao gol de Júlio César.


Jogar no 4-3-3 pode ser muito bonito, desde que se tenha ao menos um meia com capacidade de passe, remate de longe e chegada ao ataque, coisa que não dá pra esperar de Eboué, Yaya Touré e Tioté.

Agora, os Elefantes torcerão pra Coreia do Norte complicar a vida de Portugal, ou ao menos perder por pouco, pra na última rodada torcer por uma vitória do Brasil sobre os portugueses e tentar tirar o saldo negativo diante dos norte-coreanos.


Ficha da partida:

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano(67' Daniel Alves), Kaká e Robinho(90+3' Ramires); Luis Fabiano.
Téc.: Dunga.

C.Marfim: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Eboué(72' Romaric), Yaya Touré e Tioté; Dindane(54' Gervinho), Drogba e Kalou(68' Kader Keitá).
Téc.: Sven-Göran Eriksson.

Melhor em campo FIFA: Luis Fabiano


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

6 comentários:

Gabriel Campi disse...

O Brasil desta vez jogou bem e convenceu, com Kaká chamando a responsabilidade. A expulsão foi totalmente injusta. Acabo de postar sobre esta partida.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Flávio Santos disse...

Que arbitragem patética, hein?
Quase complicou um jogo que estava ganho para o Brasil. Gostei muito da atuação do Kaká, pois ele soube dosar muito bem os momentos corretos de se desdobrar fisicamente. E Luís Fabiano realmente é um artilheiro de altíssimo nível!

Claudio Henrique disse...

Nos demos bem no grupo mais difícil teoricamente da Copa. O futebol apresentado (embora não fosse excelente) me surpreendeu. Agora é esperar por Suíça, Chile ou Espanha no grupo H.

Abraços

Stéfano Bozza disse...

Fala André!
O Brasil fez boa partida, nos moldes "futebol-resultado", que eu não gosto, mas que o povo tanto quer - pois se joga bem e perde, vai reclamar...
Agora, a seleção africana foi mto ingênua. Não podia sair tanto pra cima do Brasil. Deu o contra-ataque. Aí complica... O Brasil é mortal nisso, e mostrou na prática.
abs!

Gigante Colorado disse...

Cara, esse jogo é um cardápio de opções para falarmos por horas, mas um deles me deixou absurdamente curiosa: QUEM CONVIDOU LANNOY PRA COPA? hahahaha. Acho que ele entrou de penetra, viu uma roupa sobrando, foi vestindo e pronto, quando viu, tava no meio do jogo BRASIL x COSTA DO MARFIM.
Extremamente BIZONHA a arbitragem do Frances, em vários aspectos. E ironizando o Luís F. pelo domínio de MÃO? Ele teve a CARA DE PAU (pior que a do Fabuloso) de praticamente ASSUMIR para todo o MUNDO, AO VIVO, que tinha feito uma cagada gigante.
UHAUHAHUA
Que horroooooooor!

Nota - 15 pro árbitro.

BRASIL SIL SIL
(Vuvuzelando...)

Saudações Coloradas!
(Lia)

Manuel Oliveira disse...

Cheguei aqui via Gigante Colorado.
Foi um bom jogo do Brasil enquanto os africanos não começaram a dar pau!
Passei a seguir este blog. Se puder retribuir ficarei grato.
O meu é o blog do Manuel, cujo link se encontra no GC.
Abraço.