23 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 13 (1): Hoje, 1 x 0 foi goleada

No terceiro grupo onde todas as seleções chegaram a última rodada com chances de classificação, Inglaterra e Estados Unidos "golearam" por 1 x 0, garantindo vaga nas oitavas-de-final. Jermain Defoe (23') marcou para os ingleses no duelo contra a Eslovênia, enquanto Landon Donovan, nos acréscimos, marcou o heroico gol na vitória sobre a Argélia - até aquele instante, a vaga era eslovena. Com isso, quem se classificou em primeiro foram os Estados Unidos, fazendo aumentar as chances de um Inglaterra x Alemanha já na próxima fase.

Fabio Capello deu um dos braços a torcer, enfim tirando Emile Heskey do time e escalando Defoe no ataque. Além disso, voltou com James Milner ao time titular, tal qual na estreia, mas tirou Aaron Lennon. Com isso, o 4-4-2 foi mantido, novamente com Steven Gerrard aberto pela esquerda, posição estranha a ele, ainda que, hoje, tenha feito excelente jogo.


A Eslovênia manteve-se no 4-4-2 quase em linha, ou o chamado 'doble pivot', pois Radosavljevic e Koren faziam papel de volantes, dando liberdade a Birsa e Kirm, melhores jogadores eslovenos no Mundial. Porém, na partida de hoje, ambos estiveram apagados.


Não vou apontar motivos para a desclassificação dos eslovenos, a campanha foi excepcional pra um país de 2 milhões de habitantes, que consegue ser competitivo tanto no futebol quanto no basquete.


Ficha da partida:

Eslovênia: Samir Handanovic; Brecko, Suler, Bostjan Cesar e Jokic; Birsa, Radosavljevic, Koren e Kirm(79' Matavz); Ljubijankic(62' Dedic) e Novakovic.
Téc.: Matjaz Kek.

Inglaterra: David James; Glen Johnson, Terry, Upson e Ashley Cole; James Milner, Lampard, Barry e Gerrard; Defoe(86' Heskey) e Rooney(72' Joe Cole).
Téc.: Fabio Capello.

Melhor em campo FIFA: Jermain Defoe


Estados Unidos 1 x 0 Argélia

O jogo com final mais emocionante da Copa do Mundo. Com a derrota da Eslovênia, norte-americanos e argelinos mantinham chances de classificação. A missão era mais simples para os yankees, pois bastava uma vitória simples. 0 0 x 0 foi se arrastando até o fim da partida, quando num contra-ataque puxado pelo próprio Donovan, Altidore bateu cruzado, Dempsey dividiu com o goleiro M'Bolhi e a bola sobrou para Donovan marcar, aos 45 do 2º tempo. Espetacular.

Os Estados Unidos vieram num 4-4-2, com importantes alterações. Na defesa, o criticado Onyewu, que falhou em dois dos três gols sofridos até aqui, perdeu a vaga pra Bornstein, que entrou na lateral esquerda, com Bocanegra saindo dessa posição pra fazer o miolo de zaga. No meio campo, Maurice Edu ganhou a vaga de Francisco Torres, enquanto no ataque, dessa vez por motivo da suspensão de Findley, jogou Herculez Gomez.


No segundo tempo, Bob Bradley fez a mesma opção tática da partida contra a Eslovênia, tirando um atacante (no caso de hoje, Gomez), passando Dempsey pro ataque e colocando Feilhaber na esquerda.

A Argélia é difícil definir o esquema. Teoricamente é uma linha de quatro atrás, mas Belhadj é extremamente ofensivo. Mais à frente, o atacante Matmour, que começou a Copa como meia de ligação, voltava pra compor o meio campo, deixando apenas Djebbour na frente.


O Mundial pros argelinos valeu pelo empate com a Inglaterra.


Ficha da partida:

EUA: Howard; Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein(80' Beasley); Donovan, Michael Bradley, Maurice Edu(64' Buddle) e Dempsey; Herculez Gomez(46' Feilhaber) e Altidore.
Téc.: Bob Bradley.

Argélia: M'Bolhi; Bougherra, Halliche e Yahia; Yebda, Lacen, Kadir e Belhadj; Ziani(69' Guedioura) e Matmour(85' Saifi); Djebbour(65' Ghezzal).
Téc.: Rabah Saadane.

Melhor em campo FIFA: Landon Donovan


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Flávio Santos disse...

Como foi legal a derrota da Eslovênia! Time covarde e sem vontade. Por que deixou que outro jogo decidisse sua vaga?
A vitória doa EUA parecia um roteiro de filme americano. Seguiu um belo script do destino!