12 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 2 (2): Argentina 1 x 0 Nigéria

A tão esperada estreia da Argentina aconteceu neste sábado, com a boa vitória sobre a Nigéria por 1 x 0, gol de Gabriel Heinze, logo aos 6 minutos de partida.

Foi nesse período da partida, os 20 minutos iniciais, que se viu uma Argentina com capacidade de ir muito longe no torneio, com um ataque fluente, veloz, e um grande início de partida de Lionel Messi, que jogou mais centralizado, mas sem nenhuma função de marcação. Era normal ver até Higuaín marcando, voltando pra roubar bolas, mas Messi não.

Não é fácil "batizar" o esquema da Albiceleste, pela intensa movimentação de quase todos. Um 4-2-3-1, talvez. Mas poucas vezes se viu Verón e Mascherano lado a lado, era sempre o primeiro mais avançado, com liberdade pra cair por onde quisesse.

A opção tática mais interessante de Maradona é apostar em Jonás Gutiérrez como ala direito. Quando está com a posse de bola, vê-se claramente uma linha de 3 zagueiros, formada por Demichelis, Samuel e Heinze, com Jonás jogando de ala direito, formando uma espécie de 3-4-3. Mascherano era o volante bem recuado, enquanto Verón ditava o ritmo de toda equipe.


Já a Nigéria veio com uma ofensiva formação no 4-3-3, tal qual fez na Copa Africana de Nações. Sinceramente não compreendi a opção por Odemwingie no banco de reservas, me parece mais jogador que Victor Obinna, tem muito mais habilidade e poder de construir jogadas.

Se não tiver sofrido uma lesão séria, Taiwo deve aparecer mais nas duas próximas partidas na lateral esquerda, pois tem essa característica, mas hoje ficou muito preso, preocupado (com toda razão) com Tevez em seu setor.



Ficha da partida:


Argentina: Romero; Jonás Gutiérrez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón(74' Maxi Rodríguez) e Di María(85' Burdisso); Messi; Tevez e Higuaín(79' Diego Milito).
Téc.: Diego Armando Maradona.

Nigéria: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo(75' Kalu Uche); Haruna, Dickson Etuhu e Kaita; Victor Obinna(52' Martins), Obasi(60' Odemwingie) e Yakubu.
Téc.: Lars Lagerbäck.

Melhor em campo FIFA: Vincent Enyeama


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

Cara, o Messijogou muito, finalmente, mas só não foi melhor que o Eneyama que defendeu demais. A Argentina jogou bem, mas teve também um pouco de sorte pela falta de pontaria da Nigéria.

Abraços

leonardo disse...

Péssima partida do Higuain, achei q o drogadão demorou muito pra colocar o milito....E o Gutiérrez eu achei perdido em campo, não gostei dessa opção. Não do esquema com ala, mas sim da atuação dele. E sobre a opção do técnico pelo Obinna, é simples: Obinna é melhor q Etoo.